Teremos a palestra “Poéticas e políticas trans nas Artes” com Ian Habib. A palestra “Poéticas e políticas trans nas Artes” instaura a natureza transitória, explosiva, tentacular, quimérica e curinga do prefixo Trans, para abordar a fabulação de novos corpos, gêneros e mundos nas Artes. Partindo da transformação corporal e das alterações em estados da matéria, serão apresentadas e experimentadas inúmeras poéticas de criação que envolvem a transformação dos corpos, discutindo as suas implicações políticas. Como ferramenta metodológica, teremos a Transquimerografia, um modo de grafar operações da transformação corporal, como implantes, transplantes, criação de novas partes, transmutação, desmembramentos, agrupamentos, quimerizações, decomposições, mudanças químico-físicas, alterações de estruturas, desintegrações, perfurações, dentre outros.
Ian Habib é artista da performance, dança, audiovisual, escrita, curadoria e pesquisa. Autor dos livros Corpos Transformacionais (Ed. Hucitec), Performance e Teatro (Ed. SEAD/UFBA) e TRANSESPÉCIE/TRANSJARDINAGEM (Ed. O sexo da palavra). Bacharel em Teatro (UFMG/UFRGS), com o projeto Corpo-Catástrofe. Mestre em Dança (CAPES/UFBA), com o projeto Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. Doutorando em Artes Cênicas (CAPES/UFBA), sob orientação da Dra. Joice Aglae Brondani.
Dia: 11/06, terça-feira
Horário: às 14h
Local: Auditório Maria Cristina Pessi (Bloco Amarelo) no CEART - UDESC - Av. Me. Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis - SC
REFERÊNCIAS:
Os campos que inspiram esta abordagem são os Estudos Trans, os Estudos da Performance e os Estudos Pós-Humanos.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.