No ano de 2020 o município de Florianópolis saiu na vanguarda em defesa do Direito Humano de Migrar. Com a aprovação da Lei 10.735/2020, Florianópolis tornou-se a segunda cidade do país a possuir uma política municipal, pautada pela promoção e proteção de Direitos Humanos da população migrante.
A lei de migração foi sancionada em 2017, substituindo o Estatuto do Etrangeiro, a lei instituiu uma perspectiva da migração pautada nos direitos humanos com o repúdio à xenofobia, ao racismo e a quaisquer formas de discriminação como um de seus princípios.
O processo de formulação e regulamentação foi acompanhado de perto por organizações da sociedade civil, entre elas a Conectas, que atuou em conjunto com instituições que trabalham com migrantes para que o projeto de lei contemplasse suas necessidades e seus direitos.
LEI Nº 18.018, DE 9 DE OUTUBRO DE 2020. Fonte: ALESC/GCAN. Institui a Política Estadual para a População Migrante, dispõe sobre seus objetivos, princípios, diretrizes e ações prioritárias no Estado de Santa Catarina.
1ª Conferência Estadual de Migrantes e Refugiados (1ª COMIGRAR) - ETAPA ESTADUAL - No dia 18 de Maio de 2024, foi realizada a 1ª Conferência Estadual de Migrantes e Refugiados do Estado de Santa Catarina -1ª COMIGRAR/SC, no formato híbrido com o tema: "Cidadania em Movimento". O evento foi realizado no Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED da Universidadede do Estado de Santa Catarina - UDESC.
2ª Conferência Nacional de Migrantes e Refugiados (2ª COMIGRAR) - ETAPA NACIONAL - A 2ª Conferência Nacional de Migrantes e Refugiados (2ª COMIGRAR), aconteceu na Universidade de Brasília (UnB), nos dias 08, 09 e 10 de Novembro de 2024. O evento contou com a participação de líderes Migrantes, representantes de ministérios, estados, municípios, organizações intrnacionais e da sociedade civil.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.