29/10/2024 à 01/11/2024 - VI Mostra Rosa Teatral
Atividades artísticas e culturais com foco na saúde e na celebração da vida das mulheres: espetáculos, exposições, oficinas, vivências e palestras. A ênfase é nas "herstorias" (MIRANDA, 2017) de mulheres – quando as mulheres são a maioria e responsáveis pela produção, pelo conteúdo, e são o público alvo.
A VI Mostra Rosa Teatral também será palco das atividades artísticas e culturais selecionadas pelo edital Prêmios Nudha Ceart de Diversidades Afro-indígenas 2024!
07/11/2024 - Rosângela Silvestre: vida em dança
A técnica Silvestre é um sistema desenvolvido pela artista Rosangela Silvestre, que há 27 anos compilou seus conhecimentos em práticas de dança em conexão com elementos da natureza. A prática proporciona possibilidades de movimento que conectam descoberta e treino corporal. Participantes irão experimentar o que a dançarina e coreógrafa designa como Universo Corporal, simbolizado por forças triangulares que modulam o corpo entre intuição, expressão e equilíbrio, ligados aos elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.
Nesta aula participantes poderão experimentar o fabuloso Universo de Silvestre e aberturas para um condicionamento físico e revelações expressivas entre corpo e natureza ancestral.
Local Oficina: Sala Espaço 1 (DAC) - CEART/UDESC, Av. Me. Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis - SC
Local Palestra: Sala Dança 1 (DAC) - CEART/UDESC, Av. Me. Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis - SC
07/11/2024 à 09/11/2024 - Jura/Feira do MST
A JURA, em parceria com universidades, professores, organizações sociais e movimentos populares da Via Campesina, promove educação e inciativas para fortalecer a organização social e lutas coletivas em defesa dos direitos dos trabalhadores do campo e das cidades. Com o tema "MST: 40 anos de Luta e Construção", a Jornada destaca a importância histórica do Movimento Sem Terra na América Latina.
O NUDHA apresentará a palestra de Juliana Adriano, graduada em Ciências Sociais, educadora popular e fotógrafa no MST, abordando agroecologia, natureza, fotografia, memória e educação do campo.
09/11/2024 - CEART Aberto à Comunidade
O CEART Aberto oferece à comunidade catarinense ações de formação e difusão artística e cultural por meio de atividades desenvolvidas pelos departamentos do centro de ensino (CEART), nas áreas do ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão. Recebe também feiras, oferta espaços de convivência, disponibiliza salas para estudos e promove atividades convidadas.
Na edição do mês de novembro ele também será palco das atividades artísticas e culturais selecionadas pelo edital Prêmios Nudha Ceart de Diversidades Afro-indígenas 2024!
14/11/2024 - Feira Armazém Coletivo Elza
Mais uma quinta-feira com a presença da Feira Amarzém Coletivo Elza, novamente dentro da programação do NOVEMBRO NEGRO!
Local: Hall do Bloco Amarelo - CEART/UDESC, Av. Me. Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis - SC
18/11/2024 - Roda de Conversa Micro Violências de Gênero nas Relações Laborais
“Micro violências de gênero nas relações laborais” na atividade de formação, ministrada por Jutyara Mendes da Rosa e Virginia Vianna. Será ofertada para professores, técnicos e terceirizados da universidade.
Com o objetivo de proporcionar uma formação de caráter reflexivo, sobre micro violências que podem ser cometidas no ambiente de trabalho, e buscando ampliar a visibilidade e as reflexões sobre esta temática.
Local: Sala Espine - CEART/UDESC, Av. Me. Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis - SC
25/11/2024 à 26/11/2024 - Encontro com Cibele Mateus
“Vivências, Confluências e Reflexões Afrodiaspóricas’, integra a nossa programação do mês da consciência negra no CEART, entre os dias 25 e 26 de novembro de 2024, ofertada para estudantes da UDESC e demais interessados na temática.
Este encontro propõe uma reflexão sobre o legado afrodiaspórico do país e a importância da consciência negra, por meio da experiência artística de Cibele Mateus. Com mais de 15 anos atuando no teatro de rua, a artista compartilhará seu processo de formação e pesquisa com tradições populares, convidando os participantes a explorar os imaginários afro diaspóricos e indígenas presentes nas tradições brasileiras. Uma oportunidade de entender as raízes culturais e ancestrais que inspiram o fazer artístico contemporâneo.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.