Ações articuladas em todo o mês de novembro voltadas ao dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra.
Mais uma edição do Malembe Malembe, atividade do Programa de Extensão Diálogos Recíprocos. Nesta edição, será exibido e discutido o longa-metragem Sambizanga Angola, França, 1972, 96’ Sarah Maldoror. Sarah Maldoror mostra a libertação de Angola pelos olhos de uma mulher. O roteiro do filme se inspira no romance A vida verdadeira de Domingos Xavier, do escritor luso-angolano José Luandino Vieira. Domingos Xavier é um revolucionário preso por militares portugueses e levado para uma prisão em Sambizanga. A esposa, Maria, procura-o, temendo que possa estar sendo torturado ou mesmo que tenha sido morto.
Para mais informações acesse aqui.
Mais uma quinta-feira com a presença da Feira Amarzém Coletivo Elza, desta vez dentro da programação do NOVEMBRO NEGRO.
Em conjunto aconteceu, às 17hs, a apresentação musical SAMBAS DE MACUMBA com Juliana de Passos e banda.
Local: Estacionamento do CEART/UDESC - Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi.
Para mais informações acesse aqui.
Sarah Motta formou-se em Artes Cênicas no Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina, atualmente é artista, preparadora de elenco e integrante do Coletivo NEGA. Sarah vai estar somando no Novembro Negro com sua oficina de teatro chamada "ARA OFE (Corpo Livre), às 19h.
Para mais informações acesse aqui.
Durante os dias 16 e 17 de novembro, as 14h, acontece o Cinedebate “Circo dos Pretos” com a exibição dos filmes “Minha avó era palhaço “ (dia 16) e “circo guarany: histórias do circo dos pretos” (dia 16), e com a presença da cineasta e palhaça Mariana Gabriel, diretora dos filmes e Janayna Passos do Circo Teatro Biriba. Mediação: Drica Santos. Esta ação está dentro da programação do NOVEMBRO NEGRO.
Para mais informações acesse aqui.
Há mais de duas décadas, o Coletivo Africatarina tem sido uma força vibrante na promoção e preservação das culturas negras e afro-brasileiras. Fundado em 2001 por um grupo de artistas e arte-educadores o grupo tem sua essência na percussão, envolvendo-se ativamente em eventos e movimentos sociais. Venha prestigiar a apresentação na Tenda do Estacionamento do CEART em 20/11, às 12:30. Uma experiência cultural imperdível te espera!
Para mais informações acesse aqui.
A musicalidade sacra do Candomblé. As palestras “A ARTE DO OGÔ e “O uso de agdavi em atabaques do Candomblé” que estão intimamente ligados, sendo partes de uma mesma perspectiva teórica, de especificidade músico-pedagógica. O Professor e Mestre de artes africanas Leandro M. Perez é especialista na cultura musical africana, mas particularmente na música que utiliza agdavis - baquetas específicas para toques singulares da espiritualidade que se encontra no Candomblé. Acontece nos dias 20 e 21 de novembro, 17h30 às 19h30 no Centro de Artes (CEART) na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).
Para mais informações acesse aqui.
A banda guiada pelo professor Pedro na Escola Aldo Câmara da Silva, e que segue os parâmetros musicais do Projeto Reciclave, fará sua reestreia durante o evento Novembro Negro convidado pelo Ceart Aberto e Ecomoda Udesc, levando muita interação, energia e música percussiva feita em materiais recicláveis, e as roupas dos integrantes feitas pelas alunas do curso de costura da Escola Olodum Sul, com reutilização de tecidos.
Para que a apropriação e vivências referente ao conceito Lixo Zero fosse muito mais profundas, o Projeto Reciclave, através do professor Pedro Sena, EcoFashion - Floripa, Ecomod - Udesc, as Escolas E.E.B Aldo Câmara da Silva e Olodum Sul juntaram forças para criar a primeira banda percussiva da primeira Escola Lixo Zero do Brasil.
Para mais informações acesse aqui.
Happy Ayres e Programa de Extensão Diálogos Recíprocos convidam para roda de conversa “Violência Policial e Política Contra Pessoas Negras e Arte de Rua”, com o deputado estadual Renato Freitas (PT - Paraná) e a deputada estadual Vanessa da Rosa (PT - Santa Catarina).
Além da roda de conversa, também teremos DJ Asha, Slam Nosso Olhar, da Cia Nosso Olhar e apresentação de MC’s locais.
Para mais informações acesse aqui.
A Universidade do Estado de Santa Catarina realizará a palestra *“A Democracia Ameaçada: como enfrentar o racismo e as fakenews na política e na vida?”*, no auditório Maria Cristina Pessi, no Bloco Amarelo da Udesc Ceart.
O evento faz parte do ciclo de debates “Ceart Antifa: Antifascista e Anti Fake News” inaugurado com a palestra “Fascismo e Fake News: o que a educação tem a ver com isso?” no dia 3 de agosto, ministrada pela professora Márcia Tiburi.
Para mais informações acesse aqui.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.