Nascido na Cidade do México, Bellatin é autor de mais de 30 obras, entre elas “Salão de Beleza” (1994) - traduzida para 18 idiomas e eleita, em 2007, como uma das 100 melhores obras escritas em espanhol durante os últimos 25 anos. Filho de pais peruanos, aos quatro anos Bellatin retornou com a família ao Perú, onde estudou Teologia durante dois anos e depois graduou-se em Ciências da Comunicação na Universidade de Lima. Alí, em 1986, publicou seu primeiro livro, "Mujeres de sal". No ano seguinte viajou a Cuba para estudar Roteiro Cinematográfico na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de lós Baños. De volta ao Perú, publicou diversos livros até 1995, quando regressou ao México onde reside até hoje. Bellatin foi diretor da Área de Literatura e Humanidades da Universidade do Claustro de Sor Juana y e membro do Sistema Nacional de Criadores do México de 1999 a 2005.
Recebeu diversos prêmios, entre eles destacam-se ter sido finalista do premio Médicis em 2000, por melhor novela estrangeira publicada na França; o premio Xavier Villaurrutia, em 2000 por sua novela "Flores"; a prestigiada Bolsa Guggenheim em 2002; e o premio Mazatlán de Literatura de 2008 por sua novela "El gran vidrio". Foi diretor da Escola Dinâmica de Escritores da Cidade do México, que, criada em 2001, propôs um método de preparação literária alternativo aos espaços acadêmicos e aos ateliês tradicionais.
Sua obra, de grande difusão, tem sido traduzida em diversas línguas. Mario Bellatin é considerado um dos escritores contemporâneos latino-americanos experimentais em cujas novelas se postula um jogo lúdico entre realidade e ficção, da qual fazem parte escritos apócrifos, crônicas, biografias ou documentos científicos, provocando situações inverossímeis. Bellatin acredita que a escrita deve sustentar-se por si mesma, e que a literatura se desenvolve da melhor maneira com a menor intervenção possível do autor dentro da lógica intrínseca do texto.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.