9h | Visita Técnica para calouras e calouros do curso de Design Gráfico
Local: Studio 566 Design e Estúdio Brandão Fotografias.
A visita ao Studio 566 Design e Estúdio Brandão Fotografias tem como objetivo promover a conversa com profissionais da área do Design. O estúdio possui mais de 35 anos de experiência, mais de 400 projetos. Trata-se de estúdio fotográfico e locadora de equipamentos, sendo um local para pensar e discutir a produção de imagens e o papel social da fotografia. A atividade conta com o Prof. David Omar Nunez Diban e Profa. Priscyla Falkenburger Melleu.
10h | Mesa temática: "Quem tem medo do feminismo nas artes?", com o Grupo de Pesquisa Imagens Políticas (CNPq/Udesc)
Local: Auditório Profa. Maria Cristina Pessi - no Bloco Central
A mesa composta por pesquisadoras da ColetivA Feminista do CEART se propõe a dar um breve histórico e refletir sobre os avanços das teorias feministas, de gênero e queer nas áreas de artes no Brasil. Cada pesquisadora apontará o surgimento do campo de estudos no CEART e também as resistências históricas aos entrelaçamentos entre ativismos e teorias feministas e os campos de estudos das artes visuais, das artes cênicas, da música e da moda e do design.
Na mesa, teremos as professoras: Dra. Daiane Dordete (diretora-geral da Udesc Ceart); Dra. Drica Santos (Departamento de Artes Cênicas); Dra. Monique Vandressen (Departamento de Moda); Dra. Vânia Müller (Departamento de Música); Ms. Lorena Galeri (egressa do PPGAV); Dra. Brígida Miranda (Departamento de Artes Cênicas); e Dra. Anelise Zimmermann (docente do DDE e diretora de Ensino de Graduação da Udesc Ceart)
11h | Montagem da Exposição Lambe-Lambe Faísca Latina
Local: Parede do Departamento de Música (DMU), próximo à Arena
O projeto “Lambe-Lambe Faísca Latina” surge do desejo de reunir a produção artística contemporânea que se debruça sobre os problemas de gênero enfrentados em alguns países de Abya Ayala (América Latina) através de lambes de Artistas Visuais Mulheres, Cis, Travestis, Trans, LGBTQIAP+. Instituto Armazém Coletivo Elza, Instituro Artistas Latinas, La Revueta (Guatemala), Coletivo de Mulheres de Honduras e UDESC/CEART. Organização e curadora: Francela Carrera, Juliana Crispe, Silvana Macêdo, Lorena Galeri e Sandra Favero.
11h30 | Apresentação e roda de conversa com a cantora e compositora Natacha Kamila: show autoral + compartilhamento do processo de criação do álbum MANGA
Local: Auditório DMU
Natacha Kamila é violinista, cantora e compositora, formada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e se apresenta acompanhada de Trovão Rocha no baixo, Jeff Nefferkturu na guitarra, Anélita Nuñez no teclado e voz, Neno Moura na bateria e Ricardo Lagartixa na percussão. Apresenta o show autoral "MANGA", feito para aproveitar o retorno da vida e da cultura na rua.
Como contrapartida social, ao final do ensaio aberto, a banda, equipe, convidados e compositora propõem uma roda de conversa ao público acadêmico e comunidade visando compartilhar o processo de criação do álbum “MANGA”, que perpassa inquietações sobre os atravessamentos decoloniais de uma artista não branca, compositora, brasileira em busca de profissionalização no mercado cultural local. O disco recebe esse nome devido a fruta tropical, traçando um paralelo com suas cores e a questão do colorismo e fazendo menção ao tropicalismo, dada a mescla de influências, valorização de temas brasileiros e antropofagia na experimentação artística.
13h | Mostra de alunos do COMOSG (Conselho dos Moradores do Saco Grande) + Bateria Balbúrdia
Local: Arena ou Tenda (se chover)
A mostra será uma apresentação de estudantes de percussão do professor Diih Neques em conjunto com a Bateria Balbúrdia (CAMU). Depois, será feito um cortejo com a Bateria em conjunto com as atividades do 8M, se estendendo até as atividades no centro da cidade. A atividade é coordenada pelo professor Jordi Neques e conta com a produção de Eduardo Trojan.
13h | Oficinas de máscaras, cartazes e percussão e roda de conversa 8M: Mulheres protagonistas no movimento estudantil da Udesc
Local: Tenda
A ColetivA Feminista da Udesc realizará oficina de cartazes, oficina de máscaras, oficina de percussão no Dia Internacional de Lutas das Mulheres, mobilizando as discussões e ações artísticas preparatórias para a Marcha 8M “Transformando luto em Lutas”, que ocorrerá no mesmo dia, às 18h, no centro de Florianópolis.
15h | Cortejo da ColetivaA FeministA da Udesc
Local: saída da Tenda
16h e 17h | Saídas de van do Ceart para o Centro para participação na Marcha 8M
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.