Os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Química Aplicada são direcionados a profissionais que possuem graduação e/ou mestrado em Química ou áreas afins (Engenheiros Químicos, Engenheiros de Alimentos, Engenheiros Sanitaristas, Farmacêuticos, Bioquímicos, etc.). Estudante formando também poderá inscrever-se no processo seletivo para o mestrado, desde que a instituição onde estuda declare que o mesmo finalizou seus estudos no semestre anterior. O referido critério também aplica-se aos mestrandos que estejam prestes a defender sua dissertação de mestrado e queiram ingressar no doutorado.
Para selecionar seus novos alunos, o PPGQ realiza dois processos seletivos por ano. O processo é regido por um Edital que determina os prazos específicos do seletivo, a documentação a ser apresentada e os demais procedimentos que deverão ser observados pelo candidato a uma vaga como aluno regular do programa. A publicação dos editais costuma ocorrer nos meses de maio e novembro, ficando seu conteúdo acessível nesta página – no item Processo Seletivo – e na página da Secretaria de Ensino de Pós-graduação do CCT (http://www.udesc.br/cct/secretariapos), no item Editais.
A inscrição para o seletivo é feita exclusivamente pela internet através do preenchimento de um formulário on-line e da anexação de determinados documentos ao mesmo, o qual também estará disponível na página e no link citados acima. Além dos dados de praxe, o candidato deverá informar no formulário de inscrição quais são seus orientadores de interesse, cujos currículos estão disponíveis em http://www.udesc.br/cct/ppgq/docente. No item Linhas de Pesquisa, o candidato poderá conhecer detalhes das três linhas de pesquisa do PPGQ e saber quais docentes atuam nelas. Já no item Grupos de Pesquisa, o candidato terá acesso a informações a respeito dos grupos de pesquisa em atividade no programa. Sobre o formulário on-line, vale observar que estará disponível na página da Secretaria de Ensino de Pós-graduação (http://www.udesc.br/cct/secretariapos) e somente durante o período de inscrição, que é estabelecido no Edital do Processo Seletivo.
Em relação à seleção dos alunos, cabe destacar que ocorre em três etapas. 1ª etapa: prova escrita (classificatória e eliminatória); 2ª etapa: arguição do candidato por uma banca de docentes do PPGQ (eliminatória); 3ª etapa: avaliação do currículo Lattes (classificatória). Os primeiros colocados no processo seletivo podem ser contemplados com bolsa de estudo se houver disponibilidade de bolsas no programa e se o candidato atender aos critérios definidos nas resoluções e portarias que regem a oferta e distribuição de bolsas na pós-graduação. Para saber mais, acesse o item “Legislação”, no menu ao lado, e procure por “Resoluções e Portarias sobre Programas de Bolsas” e “Resoluções do Colegiado do Programa”.
Após aprovado no processo seletivo, o discente (mestrando ou doutorando) e o seu orientador decidirão, em comum acordo, quais disciplinas serão cursadas, visto que as mesmas deverão atender ao projeto de pesquisa que será executado no decorrer do curso. Vale destacar aqui que não há necessidade de apresentação de um pré-projeto de pesquisa ao ingressar no programa. Definidas as disciplinas que serão cursadas pelo discente, o mesmo efetuará sua matrícula junto à Secretaria de Ensino de Pós-graduação do câmpus, devendo fazê-la dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico (acesso ao calendário no menu ao lado).
A respeito das disciplinas, observa-se que são cursadas ao longo dos primeiros semestres letivos, dependendo da disponibilidade do discente e da oferta de disciplinas de interesse. As aulas do mestrado e do doutorado são oferecidas nos períodos matutino e/ou vespertino, não havendo aulas durante a noite (exceto em casos de oferecimento de disciplina condensada, a qual poderá ser lecionada no período noturno, em uma ou duas semanas). O curso de Mestrado em Química Aplicada tem duração de 24 meses, enquanto o Doutorado em Química Aplicada ocorre em 48 meses.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.