A vice-reitora da Udesc e a professora Sandra Ramalho participaram
do encontro ao lado de gestores e profissionais de todo o país.
Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira, 7 de novembro, a
Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) sediou, em Recife, o terceiro encontro do ciclo nacional de seminários sobre autonomia universitária. O evento deu continuidade ao debate da região Sul, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em junho, e da região Sudeste, organizado pela Universidade de São Paulo (Usp), em agosto.
A vice-reitora, Clerilei Bier, e a professora e pesquisadora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Sandra Ramalho, representaram a Udesc no evento. Durante a tarde, Clerilei Bier participou da mesa-redonda com o relato dos seminários anteriores. Já Sandra Ramalho realizou o lançamento do livro
Autonomia Universitária: Fundamentos e realidade, que narra a trajetória da Udesc em relação à pauta e aborda o assunto sob diferentes perspectivas.
As docentes também acompanharam, ao lado de gestores de instituições públicas de ensino superior brasileiras, pesquisadores, lideranças políticas e membros do setor público, privado e sociedade civil, reflexões sobre ações que podem ser desenvolvidas para assegurar a autonomia das universidades no país.
Um dos destaques do seminário foi a discussão referente à autonomia das universidades federais. Até então, as duas reuniões do ciclo, realizadas pela Udesc e Usp, haviam aprofundado aspectos referentes às instituições estaduais. “O escopo do debate tem aumentado, buscando pautar coletivamente a questão da autonomia plena para as universidades, unindo forças entre as instituições”, comenta a vice-reitora da Udesc.
“Cada um dos seminários tem agregado novas questões, desafios e conquistas diferentes sobre a autonomia universitária. É unânime entre os participantes que ela é indispensável para o cumprimento das responsabilidades da s universidade s para o desenvolvimento social, tecnológico, científico e humano do país”, completa Sandra Ramalho.
Segundo Clerilei Bier, a inclusão das universidades federais nas reflexões é fundamental, mas é preciso também considerar as especificidades das instituições estaduais, que necessitam avançar localmente nas tratativas sobre o assunto. “As universidades estaduais têm especificidades próprias, justamente de não terem um ordenamento jurídico estadual que as respaldem”, avalia.
“A concretização da autonomia, em todas as suas dimensões, vai permitir a governança da universidade, o planejamento das ações a médio e longo prazo das atividades, tanto do ensino como da pesquisa e extensão. E isso é o que nós mais necessitamos, porque muitas vezes temos os recursos, mas não temos a capacidade de gerenciar, de planejar como será feito o uso desses recursos”, finaliza a vice-reitora.
Os próximos encontros do ciclo nacional sobre autonomia universitária serão promovidos nas regiões Norte, na Universidade Federal do Pará (UFPA), e Centro-Oeste, com a Universidade Federal de Goiás (UFG), em datas a serem confirmadas.
A gravação completa do evento em Recife está disponível no YouTube. Confira:
Seminário da região Sul
A Udesc foi responsável por organizar o primeiro seminário sobre autonomia universitária no dia 12 de junho, na capital catarinense. A programação da manhã abrangeu uma mesa de abertura e cinco painéis que abordaram a autonomia universitária a partir de diferentes perspectivas. As falas deram origem a relatos, que serviram de base para a construção de um documento com propostas sobre o tema.
À tarde, o seminário contou com a fala dos relatores, mesa-redonda, lançamento de livro e apresentação do documento final produzido a partir dos relatos. O vídeo completo com a transmissão do evento está disponível no YouTube da Alesc:
Mais informações podem ser obtidas na página
udesc.br/autonomia
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934