A vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, apresentou relato do primeiro
evento do ciclo. Foto: Sandra Ramalho
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) esteve presente nesta quarta-feira, 28, em um novo debate sobre a autonomia das universidades públicas brasileiras. O segundo seminário do ciclo nacional relativo ao tema ocorreu no
Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (Usp), na capital paulista, e deu continuidade às discussões iniciadas pela Udesc em junho, na reunião organizada em Florianópolis.
O evento contou com a participação da vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, e da professora e pesquisadora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Sandra Ramalho, que se uniram a representantes de instituições públicas de ensino superior brasileiras, pesquisadores, lideranças políticas e membros do setor público, privado e sociedade civil para pensar ações relacionadas à autonomia universitária no país.
Durante o encontro, a vice-reitora apresentou o relato do primeiro seminário, enquanto Sandra Ramalho realizou o lançamento do livro
Autonomia Universitária: Fundamentos e realidade, que narra a trajetória da Udesc em relação à pauta e aborda o assunto sob diferentes perspectivas. A agenda incluiu ainda falas de reitores, ex-ministros e secretários de Estado sobre o contexto da autonomia das universidades paulistas.
Para a vice-reitora Clerilei, o segundo evento do ciclo foi um novo passo para ampliação das discussões da pauta. “Este diálogo é superimportante para evidenciar aos membros dos poderes Executivo e Legislativo a relevância do pleno exercício da autonomia pelas universidades públicas brasileiras” , salienta.
Sandra Ramalho complementa destacando que o evento na Usp foi “fantástico, histórico”. “Há igualmente inúmeras ideias e posturas que podemos seguir, não a gestão atual apenas, mas todos, docentes e discentes também, a partir da consciência da dimensão do que é fazer parte de uma universidade pública, em qualquer de suas funções”, finaliza.
Confira o evento na íntegra no canal do IEA no
YouTube.
Seminário da região Sul
A Udesc foi responsável por organizar o primeiro seminário sobre autonomia universitária no dia 12 de junho, na capital catarinense. A programação da manhã abrangeu uma mesa de abertura e cinco painéis que abordaram a autonomia universitária a partir de diferentes perspectivas. As falas deram origem a relatos, que serviram de base para a construção de um documento com propostas sobre o tema.
À tarde, o seminário contou com a fala dos relatores, mesa-redonda, lançamento de livro e apresentação do documento final produzido a partir dos relatos. O vídeo completo com a transmissão do evento está disponível no YouTube da Alesc:
Novos encontros
Os próximos seminários do ciclo serão promovidos no Nordeste, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em novembro; e nas regiões Centro-Oeste, na Universidade Federal de Goiás (UFG), e Norte, com a Universidade Federal do Pará (UFPA), em datas a serem confirmadas.
Conforme o chefe de gabinete da reitoria da Usp e idealizador dos encontros, Arlindo Philippi Júnior, a proposta do ciclo é estimular o debate sobre o assunto. “O objetivo é levar essa temática, com suas dimensões e vertentes para as várias regiões do país, de forma a fomentar reflexões, discussões e proposições, como subsídios imprescindíveis para o contínuo aperfeiçoamento e futuro do ensino superior brasileiro”, explica.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934