Primeiro seminário sobre autonomia universitária foi realizada
pela Udesc em junho, na Alesc. Foto: Heloíse Guesser/Secom Udesc
No dia 28 de agosto, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) irá participar do segundo seminário nacional sobre autonomia universitária. O evento será realizado na Universidade de São Paulo (
USP), na capital paulista, e integra o ciclo de cinco encontros sobre o tema, que teve início em junho, em Florianópolis, na reunião organizada pela Udesc.
Com um seminário por região do país, o ciclo reúne membros de instituições públicas de ensino superior brasileiras, pesquisadores, lideranças políticas e representantes do setor público, privado e sociedade civil com o objetivo de impulsionar ações em torno da temática. “Trata-se de um movimento nacional para discussão da autonomia universitária, principalmente neste momento em que a reforma tributária se encontra na ordem do dia”, explica a professora e pesquisadora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da universidade, Sandra Ramalho, que compôs a equipe organizadora do encontro em Santa Catarina.
A Udesc será representada em São Paulo pela vice-reitora Clerilei Bier, que fará um relato do primeiro encontro, e pela professora Sandra Ramalho. “Foi um orgulho para a Udesc que, com o apoio da Usp, hospedou o primeiro evento, iniciando assim este movimento”, afirma Sandra. O professor Arlindo Philippi Júnior, chefe de gabinete da reitoria da Usp e idealizador do ciclo nacional, também destaca a relevância da universidade nos debates sobre o tema. "Cabe mencionar a importância das iniciativas da Udesc, cuja autonomia comemora 30 anos, de produzir um livro sobre autonomia universitária, assim como a realização do primeiro seminário em Santa Catarina", pontua.
A programação da reunião na Usp abrange painéis e palestras referentes ao cenário da autonomia universitária nas instituições do Sudeste. "A autonomia das universidades públicas é uma condição inerente às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na Usp, na Unesp e na Unicamp, a autonomia didática, administrativa e financeira, conquistada em 1989, resultou na pujança acadêmica dessas instituições. Hoje, as três universidades juntas são responsáveis por 35% da produção científica realizada no Brasil e são reconhecidas pela sua excelência em rankings nacionais e internacionais", comenta Philippi Júnior.
O encontro tem entre os convidados os reitores da
USP,
Unicamp e
Unesp, além do ex-reitor da UnB e ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, que esteve no seminário organizado pela Udesc. O cronograma completo das atividades pode ser conferido no
site do Instituto de Estudos Avançados da Usp.
O terceiro seminário de autonomia universitária será promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (
UFPE), em novembro de 2024. O ciclo encerra com os debates da região Centro-Oeste, na Universidade Federal de Goiás (
UFG), e no Norte, com a Universidade Federal do Pará (
UFPA), em datas a serem confirmadas.
Seminário da região Sul
A Udesc foi responsável por organizar o primeiro seminário sobre autonomia universitária no dia 12 de junho, na capital catarinense. A programação da manhã contou com mesa de abertura e cinco painéis que abordaram a autonomia universitária a partir de diferentes perspectivas. As falas deram origem a relatos, que serviram de base para a construção de um documento com propostas sobre o tema.
À tarde, o seminário contou com a fala dos relatores, mesa-redonda, lançamento de livro e apresentação do documento final produzido a partir dos relatos. O vídeo completo com a transmissão do evento está disponível no YouTube da Alesc:
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934