2019
CUBAS, Caroline Jaques; RECHIA, Karen Christine. . Una skholé para profesores: el estudio como dimensión constitutiva del oficio de profesor. Teoría de la Educación, v. 31, p. 109-130, 2019.
Disponível em:
BECHLER, R. S. R. ; SILVA, Cristiani Bereta da. Livros Didáticos como textos de memória: notas sobre narrativas da imigração alemã em livros didáticos de história regionais. História da Educação, v. 23, p. 1-32, 2019.
Disponível em: http://https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/81563
SILVA, Cristiani Bereta da. Digital narratives on entrance exams for the Brazilian secondary school: ego-documents and written culture
in history of the present time. Tempo e Argumento, v. 11, p. 641-675, 2019.
Disponível em: //revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/15088/9971;
Publicação de tradução de artigo publicado originalmente na mesma revista, v. 7, n. 15 (2015), no Dossiê Narrativas e escritas de si. DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2175180307152015005
SILVA, Cristiani Bereta da; JOAO, D. S. . Seleção e usos dos livros didáticos de Historia para os anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas questões a partir do olhar de duas professoras. História & Ensino, v. 25, p. 509-528, 2019.
Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/28709
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p509
2018
SILVA, Cristiani Bereta da. História do Brasil como saber escolar nos livros didáticos dos exames de admissão ao Ginásio (1931-1971)/History of Brazil as school knowledge in the textbooks of middle school entrance exams (1931-1971). Revista de História e Historiografia da Educação, v. 2, p. 114-141, 2018.
Disponível em: http://https://revistas.ufpr.br/rhhe/article/view/57643/35738
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v2i5.57643
SILVA, Cristiani Bereta da. Era uma vez... uma editora, um livro: Admissão ao ginásio, Editora do Brasil (Décadas de 1940-1960). Revista Brasileira de Historia da Educação, v. 18, p. 1-25, 2018.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbhe/v18/2238-0094-rbhe-18-e032.pdf; ISSN/ISBN: 22380094
DOI: 10.4025/rbhe.v18.2018.e032.
ROSSATO, LUCIANA; HERMANN, NATHÁLIA JONAINE . Expectativa de futuro e juventudes: a escolha profissional dos jovens nas reportagens da imprensa (Brasil, 1980-2000). HISTÓRIA UNICAP, v. 5, p. 134-145, 2018.
Disponível em:
2017
PIRES, E. P. ; SILVA, Cristiani Bereta da . Ditadura militar e relações de gênero: problematizando o ensino de História por meio das ideias históricas de estudantes do Ensino Médio. Fronteiras: Revista Catarinense de História, v. 29, p. 8-27, 2017.
Disponível em: http://www.anpuhsc.org.br/rev%20front%2029%20vers%20fin/f29-artdoss1-01-elaine-cristiani.pdf; ISSN/ISBN: 22389717
OLIVEIRA, N. A. S.. Ensino de história e questões de gênero: observações a partir do Projeto 'Os jovens e a História'. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 6, p. 231-249, 2017.
Disponível em:
PEREIRA, J. L. S. ; OLIVEIRA, N. A. S. . Como estudantes da Educação Básica aprendem História? Uma investigação para a preparação de aulas no Estagio Curricular Supervisionado. Sobre Tudo, v. 8, p. 43-70, 2017.
Disponível em:
ROSSATO, LUCIANA; CUNHA, MARIA TERESA SANTOS . Vetores para uma escolha: História do Tempo Presente e as pesquisas discentes no PPGH/UDESC. TEMPO E ARGUMENTO, v. 09, p. 162-185, 2017.
Disponivel em:
2016
SILVA, Cristiani Bereta da. Autores, textos e leitores: diferentes formas de narrar o "tempo dos exames de admissão ao ginásio" (1950-1970). História Oral, v. 19, p. 81-114, 2016.
Disponível em:
CUBAS, Caroline Jaques; ROSSATO, Luciana . Imperativos de um tempo presente: ensino de história e gênero na atuação de bolsistas do PIBID. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 5, p. 211-230, 2016.
Disponível em:
2015
FERBER, L.P. ; SILVA, Cristiani Bereta da . Educar para o 'são patriotismo': o ensino de História e a educação primária catarinense nas décadas de 1910-1930. Fronteiras: Revista Catarinense de História, v. 25, p. 103-117, 2015.
Disponível em: http://www.anpuhsc.org.br/rev%20front%2025%20vers%20fin/f25-artdoss6-luiza_ferber-cristiani_silva.pdf
BECHLER, R. S. R. ; SILVA, Cristiani Bereta da. Formação do professor de História nos contextos alemão e brasileiro: algumas
questões sobre a relação entre teoria e prática. Revista História Hoje, v. 4, p. 75, 2015.
Disponível em: http://rhhj.anpuh.org/ojs/index.php/RHHJ/article/view/175/126
SILVA, Cristiani Bereta da; CUNHA, M. T. S. . Historiografia catarinense e a escrita da História escolar de Lucas Alexandre Boiteux no início do século XX. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 551-568, 2015. Disponível: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32524/17509
2014
SILVA, Cristiani Bereta da. Nação, região e a unidade nacional uma leitura baseada em dois livros didáticos de história publicados na Primeira República. Revista Brasileira de Educação, v. 19, p. 349-374, 2014
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n57/v19n57a05.pdf
PEREIRA, L.R. ; SILVA, Cristiani Bereta da . Como utilizar o cinema em sala de aula? Notas a respeito das prescrições para o ensino de História. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, p. 318-335, 2014
Disponível em: http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4304/2830
OLIVEIRA, Nucia A. S.. História e Internet: conexões possíveis. Tempo e Argumento, v. 06, p. 23-53, 2014.
Disponivel em:
PAIM, Elison ; OLIVEIRA, Nucia A. S... La Historia a enseñar: perspectivas expresadas en la Propuesta Curricular del Estado de Santa Catarina Brasil (1988-2012) . Clio & Asociados. La Historia Enseñada, v. 18, p. 125-146, 2014.
Disponivel em:
2013
SILVA, Cristiani Bereta da. Cultura escolar e cultura política: projeto de nacionalização e o jornal escolar A Criança Brasileira (Santa
Catarina, 1942-1945). História da Educação, v. 17, p. 175-195, 2013.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v17n40/v17n40a09.pdf
SILVA, Cristiani Bereta da; ZAMBONI, Ernesta. Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX. Revista Brasileira de História (Online), v. 33, p. 135-159, 2013
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v33n65/06.pdf
SILVA, Cristiani Bereta da; ROSSATO, L. . A didática da História e o desafio de ensinar e aprender na formação docente inicial. Revista História Hoje, v. 1, p. 65-85, 2013
Disponível: http://rhhj.anpuh.org/ojs/index.php/RHHJ/issue/view/RHHJ%2C%20v.%202%2C%20n.%203/showToc
ROSSATO, Luciana; SOUZA, Milene Chagas de. Passado e identidade veiculado na imprensa: Os construtores de SC e o ensino de História (fevereiro de 1987). Em tempo de História (digital), v. 23, p. 78-93, 2013.
OLIVEIRA, Nucia A. S.. Isabel Barca: caminhos trilhados pela Educação Histórica. Antíteses (Londrina), v. 5, p. 865, 2013.
Disponivel em:
SILVA, C. B. ; ROSSATO, L. ; OLIVEIRA, N. A. S. . A formação docente em história: igualdade de gênero e diversidade. RETRATOS DA ESCOLA, v. 7, p. 453-465, 2013.
Disponivel em:
2012
ROSSATO, Luciana . Currículo e saber histórico escolar: o ensino da história pátria nos programas do estado de Santa Catarina no início do século XX. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 273-286, 2012.
Disponivel em:
OLIVEIRA, Nucia A. S.. As novas e diferentes linguagens e o ensino de história: construindo significados para a formação de professores. EntreVer - Revista das Licenciaturas, v. 2, p. 262-277, 2012.
Disponivel em:
SILVA, Cristiani Bereta da . O ensino de história - algumas reflexões do Reino Unido: entrevista com Peter J. Lee. Tempo e Argumento, v. 04, p. 216-250, 2012.
Disponivel em:
2010
OLIVEIRA, Nucia A. S.. O estudo da Idade Média em livros didáticos e suas implicações no Ensino de História. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 23, p. 101-123, 2010.
Disponível em:
SILVA, Cristiani Bereta da . Atualizando a Hidra? O estágio supervisionado e a formação docente inicial em História. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 26, p. 131-156, 2010.
Disponivel em:
SILVA, Cristiani Bereta da ; GASPARINI, H. G. M. . Livro didático e memória: a construção do saber escolar sobre a História de Santa Catarina, nas primeiras décadas do século XX. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 23, p. 35-62, 2010.
Disponivel em:
SILVA, Cristiani Bereta da . Jogos digitais e outras metanarrativas históricas na elaboração do conhecimento histórico por adolescentes. Antíteses (Londrina), v. 3, p. 925-946, 2010.
Disponivel em:
2009
ROSSATO, Luciana. Memória Coletiva e Saber Histórico Escolar: o ensino de História de Santa Catarina nas Propostas Curriculares após o final da Ditadura Militar(década de 1990). Revista Solta a Voz, v. 20, p. 161-175, 2009.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.