Nação e região: políticas para a escrita e o ensino de História nas décadas de 1930 a 1940. CNPq/Edital Ciências Humanas Processo 406185/2012-3
Coordenadora: Cristiani Bereta da Silva
Descrição: A proposta desse projeto é analisar as relações entre ensino de História, cultura política e cultura histórica, no sentido de compreender como o ensino de História participou, nas décadas de 1930 a 1940, de projeções simbólicas sobre o futuro do Brasil, e de Santa Catarina, em particular, a partir de leituras compartilhadas do passado. Parte-se da premissa que, no período entre o final do século XIX até a década de 1940, a escrita de uma História Pátria ocupou papel central nas preocupações de políticos e intelectuais, o que põe em perspectiva a própria construção de uma história regional e os usos da História como forma pública de conhecimento. Nesta pesquisa o recorte proposto é de 20 anos, cobrindo as décadas de 1930 e 1940. Dentro desse período analisar-se-ão documentos como jornais, revistas, programas de ensino, leis, relatórios de Estado, livros didáticos, relatos e memórias; artigos de intelectuais e/ou políticos do período buscando construir uma série histórica documental representativa das estratégias de construção e delimitação de um projeto de futuro do país a partir da reescrita da sua história. Espera-se também dar continuidade a pesquisa anterior desenvolvida nos Programas de Pós-graduação em História e em Educação da UDESC (A organização do ensino de História e a construção do saber histórico escolar em Santa Catarina (1889 a 1940) no sentido de reiterar a preocupação em identificar e discutir as relações estabelecidas - em suas aproximações e distanciamentos - entre a produção historiográfica e a produção de uma história de (e para) Santa Catarina para o uso escolar, neste período. Pretende-se ainda problematizar as relações entre história nacional e história regional por meio da análise da produção sobre a História do Brasil e Santa Catarina pelos Institutos Histórico e Geográfico Brasileiro (Rio de Janeiro) e Catarinense (Florianópolis).
www.história.com: uma investigação sobre marcos históricos brasileiros tematizados em sítios eletrônicos
Coordenadora: Nucia Alexandra Silva de Oliveira
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como propósito realizar uma investigação de textos sobre marcos históricos brasileiros publicados em sítios eletrônicos. Buscar-se-á problematizar como este tipo de veículo tem tematizado temas fundantes de nossa história como Descobrimento do Brasil, Independência, Proclamação da República, entre outros ou seja, aquilo que chamamos de marcos históricos. A opção por este tipo de fonte se dá por algumas razões: pela centralidade da internet como fonte de informações de crianças e adolescentes e pela relevância que a textualidade eletrônica tem representado como novidade para o campo historiográfico. Ambos os aspectos precisam ser identificados, problematizados e tratados como questões históricas. Os dados coletados serão analisados a partir de referenciais teóricos e metodológicos que se relacionam às discussões sobre Ensino de História, à História da Leitura e da Escrita e à História do Tempo Presente. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para a ampliação do entendimento da internet como fonte de pesquisa e problematização para a historiografia e para a área de Ensino de História. Especialmente para o ensino de História esta pesquisa pode fornecer subsídios para que professores de História possam ter conhecimento de importantes referenciais de formação da consciência histórica de seus alunos elemento fundamental para a elaboração do pensamento histórico dos mesmos.
Revistas semanais e aprendizagem histórica: leituras do passado e projetos educacionais (1981-1990)
Coordenadora: Luciana Rossato
Descrição: Este projeto de pesquisa visa identificar de que forma o passado foi acionado nas notícias veiculadas sobre a educação no Brasil e seu emprego nas disputas pelas memórias, bem como os discursos sobre as demandas educacionais, os embates e os projetos políticos e de futuro que tiveram como foco a educação pública. Nossa pesquisa terá como suporte documental as revistas semanais de circulação nacional Veja, Visão e Isto É. Nossa problemática central é entender como aspectos do passado brasileiro eram utilizados a fim de construir uma memória coletiva a fim de contribuir para o fortalecimento da democracia que estava se constituindo, bem como problematizar as representações e as memórias em disputa sobre a sociedade brasileira durante a década de 1980. O recorte cronológico desta pesquisa é entre os anos de 1981 a 1990. Esta pesquisa vincula-se ao projeto Um país impresso: entre culturas políticas e sociabilidades revistas semanais, projetos sociais e memória histórica no Brasil (1964-1990) aprovado no edital UNIVERSAL CNPq N º 14/2011.
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