O campo de atuação do biólogo é amplo, o que aumenta as possibilidades de emprego. Uma das áreas com maior demanda é a ambiental. A preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado, e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para elaborar relatórios de impacto ambiental.
Prefeituras, secretarias e órgãos federais contratam o biólogo, por meio de concurso público. Mas a indústria e outras empresas que lidam com a questão ambiental também precisam do profissional. Outro bom mercado é o da área de genética e biologia molecular.
Também merecem destaque dois novos setores, o da biorremediação, em que o graduado recorre a microrganismos para a limpeza ou descontaminação de ambientes poluídos, e o da biologia forense, em que ele aplica os conhecimentos aprendidos na graduação para auxiliar a investigação de crimes.
A carência de professores de ciências nos ensinos Médio e Fundamental aquece a procura por licenciados (A UDESC possui um curso de graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura – EAD). Geralmente os bacharéis, depois de formados, cursam também a licenciatura, ampliando as chances de conseguir um emprego. No Norte e Nordeste, a demanda por docentes é maior.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.