É um sistema hidrodinâmico de medição indireta de força em superfícies que se movem através da água. O sistema pode ser utilizado para coletar dados de força de membros superiores e inferiores de seres humanos, bem como de partes móveis de equipamentos. Os dados são expostos em forma de gráficos e em tabela de variáveis como média de força por ciclo, pico de força e impulso.
É composto por um sistema de aquisição, ligado via USB a um computador, um software para análise e exportação dos dados, além de três kits de dois sensores. A coleta de dados pode ser feita numa freqüência máxima de 100 Hz por até dois minutos e meio sem interrupções, na freqüência máxima. O erro máximo é de 0,2%, amplitude máxima do sinal de 453Kg e mínima de 43Kg negativos. Os cabos dos sensores têm 15 metros de comprimento.
O sistema conta com um equipamento acessório para coleta de imagens sincronizadas aos dados de força, com a limitação de que não é possível controlar a frequência de aquisição.
Idealizado como um equipamento de avaliação de nadadores, provendo feedback instantâneo para os atletas sobre a característica de nado, o sistema pode ser utilizado na área da pesquisa para análise de força da braçada ou pernada, além de atividades aquáticas, como hidrocinesioterapia, hidroginástica, marcha subaquática, surfe, caiaque e remo, entre outros.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.