Os acelerômetros são sensores ou transdutores que medem acelerações. A aceleração é uma medida de quão rapidamente a velocidade varia e pode ser obtida em uma, duas ou três direções, utilizando acelerômetros uni, bi ou triaxiais, respectivamente.
Num acelerômetro, a aceleração é geralmente medida em um ponto específico, ao longo de um eixo sensível. A magnitude da aceleração aplicada é vista, por instrumentos ou circuitos, como um impulso elétrico. O impulso elétrico é depois processado por circuitos externos. Podem ser usados para medir não só acelerações como também inclinação, rotação, vibração, colisão e gravidade.
O Laboratório de Biomecênica Aquática conta com dois modelos de acelerômetro:
ASW-10A
Acelerômetro uniaxial à prova d’água que suporta pressões de até 490kPa (5kgf/cm²). Que pode ser usado para medição da aceleração em abiente aquático. É resistente à corrosão, possui capacidade para até ±98.07m/s² (±10G), frequência de resposta de 150Hz, ±5%, frequência de ressonância de 320Hz e pode operar sob temperaturas de -15° a 65°C. conta com cabo blindado de quatro condutores com 5 m de comprimento.
AS-20TG
Acelerômetro triaxial com interferência mínima entre eixos de medição e sistema de segurança contra sobrecarga. Possui capacidade de ±196.1m/s² (±20G), frequência de resposta de 250Hz, ±5%, frequência de ressonância de 500Hz e pode operar sob temperaturas de -10° to 60°C. Conta com 3 cabos blindados de quatro condutores com 5 m de comprimento.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.