DEBATE - QUESTIONAMENTOS
Na última segunda-feira, 18/04, ocorreram duas sessões de debate entre as candidatas à Direção Geral do CEFID. Por conta do tempo limitado, algumas perguntas elaboradas pelos presentes não foram respondidas. Reúnimos abaixo os principais temas abordados nessas perguntas, seguidos das nossas respostas/considerações.
Propostas para evitar o sucateamento da nossa Universidade
É nosso dever não medir esforços em defesa de uma UDESC pública, gratuita e de qualidade. Muitos dos ataques sofridos pela Universidade pública podem ser atribuídos à incapacidade ou dificuldade que temos, em muitos casos, de comunicar à sociedade aquilo que fazemos e explicitar o impacto das nossas ações para o desenvolvimento social e econômico das regiões onde estamos inseridos. Nesse contexto, intensificar e qualificar a comunicação interna e externa ao CEFID é fundamental, utilizando formas e canais assertivos, eficientes e contínuos. Somado a isso, garantir a interlocução com a comunidade externa e a representatividade em órgãos deliberativos/consultivos internos à UDESC e externos a ela (ex.: Associações e Conselhos Comunitários, Conselhos Profissionais, etc.) são ações necessárias para que possamos explanar e defender os interesses da comunidade do CEFID, além de ouvir os interesses e expectativas da sociedade como um todo.
Ainda, a busca pelo aumento do repasse de recursos do Estado à UDESC, especialmente num contexto em que Santa Catarina bate recordes de arrecadação e em que teremos a implantação de um novo Campus em Caçador, é uma das ações fundamentais para que sigamos oferecendo serviços com excelência. Embora essa seja uma ação coordenada pela gestão central da Universidade, entendemos nosso papel como parte do processo. Não só o aumento do repasse, mas também a utilização racional e eficiente dos recursos é algo imprescindível. Nesse contexto, entendemos ser fundamental a participação de todos os segmentos da comunidade cefidiana nos espaços destinados à discussão e deliberação sobre o uso dos recursos. Pretendemos ampliar a atuação da Comissão de Administração e Planejamento, instituída na atual gestão como instrumento para a execução de um orçamento participativo. Também buscaremos e otimizar os fluxos administrativos e orientar todos os envolvidos nos processos (solicitante e setores responsáveis pela tramitação) para que as demandas sejam solucionadas de forma colaborativa e no menor tempo possível. Ainda, consideramos absolutamente necessário conferir transparência às ações da gestão e estimular a realização de momentos de avaliação que envolvam toda a comunidade cefidiana.
É natural associarmos o termo “sucateamento” a aspectos relacionados à infraestrutura. Porém, não podemos esquecer das pessoas. É necessário valorizar os estudantes, técnicos e professores, visando diminuir a evasão e ampliar as oportunidades para ingresso e permanência. Embora muitas questões não possam ser resolvidas internamente no nosso Centro, e dependem de ações da gestão central da UDESC, é nosso dever e compromisso representar o CEFID e lutar (i) pelo aumento do quantitativo e pelo reajuste das bolsas concedidas aos estudantes; (ii) pela ampliação dos programas já existentes e pela criação de novas formas de apoio à permanência estudantil; (iii) pela contratação de novos servidores; e (iv) pela reposição salarial dos servidores.
Problemas de estrutura nas salas de aula (carteiras, ar-condicionado), que ocorrem no dia-a-dia do CEFID
Pontualmente sobre os equipamentos de ar-condicionado, o CEFID tem contrato vigente com uma empresa de manutenção. 100% dos equipamentos são vistoriados mensalmente. Todos estavam funcionando e foram revisados antes do retorno das aulas. Podem ocorrer problemas específicos em algum dos mais de 70 que temos espalhados pelo CEFID. Quando o problema demanda a troca de alguma peça, a mesma é encomendada pela empresa terceirizada que leva, em média, 15 dias para realizar a substituição. Quando não é mais possível o conserto, emite-se um laudo e são iniciados os procedimentos para a compra de novos aparelhos. Sobre as carteiras, foram adquiridas mais de 80 unidades novas em 2020, e em 2021 ocorreu a substituição das cadeiras de braço (das salas 3 e 6). Sabemos que são materiais com muito uso diário e tendem a serem danificados com o tempo. Por isso, uma das ações pretendidas é a abertura de uma licitação de manutenção de mobiliário. Ainda, consideramos necessário melhorar a eficiência da comunicação dos problemas aos setores responsáveis. Está em fase final de testes um sistema de chamados por QRcode, elaborado pelo setor de TI em parceria com a Coordenação de Serviços Gerais. Cada sala do CEFID terá um cartaz com diversos QRcodes (cada um relacionado a um determinado problema: iluminação, datashow, tomadas, ar-condicionado, etc.), que poderão ser utilizados a qualquer tempo e por qualquer membro da comunidade cefidiana para informar diretamente o problema ao setor responsável pelo encaminhamento da manutenção.
Possibilidade de executar alterações de espaço físico no CEFID
Espaço físico no CEFID sempre foi um problema há anos. No nosso Centro não podemos construir mais nem um metro quadrado em função das restrições do plano diretor de Florianópolis. Entretanto, seguimos em crescimento constante. A gestão precisa estar sempre atenta e aberta às novas demandas, discutindo com os pares para identificar possíveis soluções. Exemplos de soluções dessa natureza, realizadas na gestão atual, são: (i) adaptação de novo espaço de Laboratório de ensino parao curso de Fisioterapia, em sala anexa ao Ginásio 1; (ii) criação da Sala de Treinamento Neuromuscular, em espaço anexo ao Ginásio 2; (iii) implantação, em fase de finalização, do Espaço de Inovação no Ensino (Espine) no antigo andar da Direção Geral, com a mudança dos setores administrativos para uma casa recentemente alugada; e (iv) ampliação do almoxarifado. Sabemos das limitações de espaço físico, e continuaremos buscando alternativas. Paralelamente a isso temos as demandas de reformas já encaminhadas ao setor de Obras da Reitoria/UDESC muito antes da criação da IN 04/2020, citada pela candidata da chapa 01 no debate, como a Reforma da Platibanda do prédio da recepção, a pintura externa do CEFID, o conserto dos vazamentos do Ginásio 3 e da Clínica de Fisioterapia, entre outras necessidades atuais.
Investimentos realizados na última gestão e devolução de recursos
O CEFID aplicou cerca de 90% dos recursos recebidos, tanto de custeio (R$ 3,13 milhões) quanto de investimento (R$ 2,4 milhões). Devolvemos somente 10% do total recebido, o que considerando os entraves do processo de compra por licitação para órgãos públicos, que inevitavelmente incorremos em itens desertos e empresas que não entregam o material, é um excelente resultado. A definição dos investimentos, critérios e priorização é um trabalho conjunto e democrático instituído pela gestão atual. Tudo foi definido e aprovado pela Comissão de Administração e Planejamento, que contou inclusive com a participação da candidata da chapa 1 como Chefe de Departamento em 2021. As demandas são muitas no Centro e busca-se sempre ouvir todos os segmentos e equilibrar ensino, pesquisa e extensão com investimentos que atendam o maior número de pessoas. Clique aqui para acessar a notícia informando onde foram aplicados os investimentos. Esses investimentos recebidos não contemplam as obras que tanto precisamos e que são demandas antigas, algumas desde 2019. A realização das obras depende de projeto junto ao setor de obras da Reitoria/UDESC e dotação orçamentária própria. Como as realizadas para a instalação do elevador para pessoas com deficiência, a reforma da pista atlética e a reforma da Clínica de Fisioterapia, realizadas ao longo da gestão atual.
Situação da cantina e possibilidade de subsídio para alimentação
Nossa cantina manteve suas atividades presenciais plenamente até o início da pandemia. No final de 2020, quando do encerramento do contrato e do prazo legal de 5 anos, foi encaminhada pela gestão atual a demanda para a licitação de uma nova cantina. Na época, o setor de Licitações da Reitoria solicitou que, como não havia previsão de retorno presencial, a nossa licitação fosse adiada para ser realizada junto com os demais centros do Campus 1, atraindo assim um maior número de interessados para o certame. E assim foi feito.
Em novembro de 2021, quando se veiculou a possiblidade de retorno presencial para o mês de abril de 2022, todos os centros do Campus 1 se reuniram e começaram a trabalhar para licitar as suas cantinas. Alguns entraves burocráticos foram enfrentados ao longo do processo. Desde especificação do edital até contratação de avaliador para definição do preço do aluguel. Mas o principal foram os orçamentos dos lanches e alimentação. A média de preços estava ficando muito alta. Para se ter ideia, o valor do kg beirava os R$ 55,00, o que inviabilizaria o serviço para os estudantes. Houve muita dificuldade em conseguir empresa interessadas e com preço acessível. A maioria das empresas normalmente interessadas faliu na pandemia, inclusive as que tinham contrato com a UDESC. Dessa forma, foi realizado um trabalho junto a fornecedores visando deixar o certame mais atrativo e com menores custos. Alterou-se a especificação do cardápio para tentar reduzir o preço médio dos alimentos e a modalidade de licitação, não mais por maior aluguel e sim por menor preço do kg.
Notem que ao contrário do que foi falado no debate pela candidata da chapa 1, o processo e as negociações - que envolveram todos os centros do Campus 1 - iniciaram ainda em novembro de 2021. O fato de o processo eletrônico ter sido autuado somente em março de 2022, conforme informado pela candidata da chapa 1, não representa a realidade de todo o andamento do processo. Para autuar o processo temos que ter os documentos finalizados: termo de referência, especificação e orçamentos corretos, que foram construídos a partir de inúmeras reuniões ao longo dos meses.
O pregão já está publicado no portal de compras do Estado e será realizado dia 09/05. Esperamos que nesta data tenhamos uma empresa vencedora para oferta dos serviços da cantina do CEFID. É importante ressaltar que, infelizmente, a situação é a mesma em todos os centros do Campus 1, inclusive no Restaurante Universitário. Para minimizar os efeitos enquanto não se tenha uma cantina licitada, a UDESC fez uma parceria com a CDL para disponibilizar food trucks de modo temporário (clique aqui para acessar mais informações sobre essa iniciativa).
O que nos comprometemos, a partir das demandas que ouvimos em nossas conversas nas salas de aula, é articular com outros Centros e Reitoria para que todas as cantinas tenham subsídio da UDESC para reduzir o preço final do almoço e não somente o RU, garantindo assim o respeito à isonomia para todos os estudantes e servidores.
Novo CEFID
Como parte do acordo e da lei de doação do terreno, a UDESC precisa reconstruir a antiga Escola Estadual Dayse Werner Salles (EEDWS) para então consolidar a posse do terreno e poder construir o Novo CEFID. Passa por esse processo também o reparo do muro de arrimo que está com sua estrutura comprometida. Essa foi a concentração dos esforços da gestão atual. De nada adianta projetar o Novo CEFID se não fizermos primeiro a EEDWS.
Atualmente o processo do novo CEFID está com o plano de necessidades finalizado e se encontra na Reitoria, para disponibilização do recurso para a contratação do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). O IAB irá organizar e conduzir o concurso público que escolherá o melhor projeto arquitetônico do Novo CEFID a ser apresentado pelos melhores escritórios do Brasil.
Temos um longo chão pela frente para percorrer, prometer o CEFID pronto para amanhã seria uma grande irresponsabilidade. Somos realistas em nossas propostas, e vamos continuar atuando de forma democrática para que o novo CEFID represente os anseios de todos. Pretendemos, ao longo dos próximos 4 anos, entregar o projeto arquitetônico e executivo e, se tudo correr dentro do cronograma, iniciar as obras do Novo CEFID até o final da gestão.
Toda a linha do tempo e os próximos passos podem ser consultados no site do Novo CEFID.
Evasão e ações para reposição/revisão de conteúdos prejudicados ao longo da pandemia
A evasão, fenômeno que vem sendo observado ao longo de anos e foi agravado pela pandemia, pode ser decorrente de causas relacionadas à instituição e ao curso em si, e também de causas externas como instabilidades familiares, crise econômica, etc. Nesse sentido, nossa chapa está comprometida em ensejar esforços para melhorar questões inerentes aos cursos (apoio às reformas e modernização dos currículos, às demandas relacionadas aos estágios e de capacitação do corpo docente) e à orientação e acompanhamento dos estudantes (estimular e orientar quanto aos serviços ofertados pela Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades da UDESC, criar o Serviço de Orientação ao Estudante no CEFID e viabilizar a consolidação do Núcleo de Acessibilidade Estudantil). Ainda, buscaremos participar ativamente nas instâncias superiores da UDESC responsáveis pela criação e atualização de políticas institucionais relacionadas à permanência estudantil (PRAFE, bolsas, apoios e auxílios).
Quanto à reposição/revisão de conteúdos que tenham sido prejudicados ao longo da pandemia, há duas ações previstas (já iniciadas pela gestão atual): (i) lançamento de um projeto de ensino (PRAPEG) destinado especificamente à reposição das aulas práticas; (ii) organização da Semana de Integração Acadêmica com atividades de cunho predominantemente prático. Além disso, estaremos abertos para a discussão e construção conjunta de outras alterantivas que tenham por objetivo diminuir as perdas decorrentes do ensino remoto.
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