EIXOS DE GESTÃO
Comunicação e diálogo
Uma comunicação clara e objetiva entre os setores e segmentos (estudantes, professores, técnicos universitários e comunidade externa) é essencial para que todos tenhamos melhores condições de realizar nossas atividades com excelência, e para compreendermos a dimensão daquilo que somos. A construção coletiva do que somos e do que queremos ser pressupõe o exercício constante do diálogo, orientado por princípios de liberdade de expressão e respeito à pluralidade de ideias. Compartilhar conhecimentos e experiências é necessário para identificar e organizar as demandas e para desenvolver soluções colaborativas, inovadoras e sustentáveis.
Este eixo é guiado pelas seguintes metas:
Intensificar a divulgação das ações do CEFID para o público externo e para a comunidade cefidiana por meio dos diferentes canais de comunicação;
Reeditar o “Comunica CEFID” e adotar outras estratégias para melhorar (i) a comunicação entre as direções, setores administrativos e segmentos da comunidade cefidiana (estudantes, professores e técnicos) e (ii) a difusão de determinações e orientações da administração central da UDESC;
Criar o “Fale com a Diretora”, um canal de comunicação direta para acolher dúvidas, críticas e/ou sugestões da comunidade cefidiana;
Promover espaços de participação, discussão e debate para estudantes, professores e técnicos, e estimular a representatividade dos diferentes segmentos nos órgãos colegiados do CEFID e da UDESC;
Ampliar a articulação e o diálogo entre as direções e os órgãos colegiados do CEFID (colegiados de graduação e pós-graduação, núcleos docentes estruturantes dos cursos de graduação, comissão de ensino, comissão de pesquisa e comissão de extensão).
Engajamento e transparência
Estudantes, professores, técnicos universitários e membros da comunidade externa certamente desejam que o CEFID seja cada vez melhor. Oportunizar a participação e colaboração de todos na gestão é fundamental para que cada um, além de ter esse propósito comum, sinta-se protagonista e atue como tal para conquistá-lo. Nesse sentido, é fundamental garantir transparência às decisões e ações da Direção, que além de se constituir um dos princípios da administração pública, fortalece a confiança e o engajamento de toda a comunidade do CEFID.
Este eixo é guiado pelas seguintes metas:
Promover a participação da comunidade cefidiana na construção do orçamento do Centro e na estruturação e atualização do Planejamento Estratégico do CEFID;
Aprimorar a política de descentralização de recursos para as aquisições de equipamentos e investimentos, com critérios de priorização claros e definidos em conjunto com a Comissão de Administração e Planejamento do CEFID;
Avaliar periodicamente as ações da gestão, com momentos específicos destinados à participação da comunidade cefidiana;
Garantir publicidade e transparência às ações e decisões da Direção e órgãos deliberativos do CEFID;
Mapear, otimizar e difundir os fluxos e processos administrativos, criados e/ou aperfeiçoados a partir de diálogo e cooperação entre os setores responsáveis, buscando aumentar a agilidade e diminuir a burocracia.
Respeito e valorização das pessoas
O que move o CEFID são as pessoas que o constituem: cerca de mil alunos de graduação e pós-graduação, 60 técnicos universitários, 120 professores e 30 funcionários terceirizados, além da comunidade externa atendida. Respeitar, acolher e valorizar cada pessoa, não só neste momento de recomeço e ressignificação, mas durante toda a nossa gestão, é condição indispensável para que tenhamos um ambiente de estudo, trabalho e convivência sadio.
Este eixo é guiado pelas seguintes metas:
Apoiar os programas e políticas institucionais de assistência e permanência estudantil, e de ações afirmativas;
Promover a inclusão de pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas, ensejando esforços para melhorar a acessibilidade atitudinal, arquitetônica e metodológica, e viabilizando a consolidação do Núcleo de Acessibilidade Educacional;
Criar espaços e oportunidades que favoreçam a convivência e a integração entre estudantes, professores e técnicos;
Divulgar e promover campanhas e ações de apoio à saúde e bem-estar dos estudantes, professores e técnicos;
Aprimorar as ações de acolhimento e recepção de novos estudantes, professores e técnicos;
Estimular a formação continuada e capacitação dos professores e técnicos;
Lutar pela garantia dos direitos trabalhistas e pela ampliação do quadro de pessoal, considerando as demandas atuais e futuras do CEFID.
Siga nossas redes sociais, acompanhe a nossa campanha e contribua para a construção do Plano de Gestão!
Instagram: @dialogoecompromisso.cefid
Facebook: /dialogoecompromisso.cefid
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.