Estruturar o Planejamento Estratégico do Ensino com elaboração participativa de docentes, estudantes e técnicos na construção de diagnósticos setoriais e definição de objetivos e prioridades para o CEFID;
Aprimorar a colaboração e a comunicação com os Departamentos nas suas ações referentes aos Cursos, avaliações internas e externas bem como todas as rotinas inerentes ao ensino;
Buscar a melhoria constante da infraestrutura de Ensino através de um planejamento organizado juntamente aos segmentos do CEFID para mapear as necessidades de espaço físico, materialidades e equipamentos, investir em tecnologias digitais, espaços interativos e ambientes inovadores de aprendizagem, articulando graduação e pós-graduação.
Fomentar o debate e o diálogo constante entre os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos de graduação, os colegiados de graduação e pós-graduação, a comissão de ensino, a comissão de pesquisa e a comissão de extensão com as direções pertinentes para a construção de políticas pedagógicas para o Centro;
Apoiar e viabilizar a revisão e atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) com vistas à creditação da extensão e ao atendimento às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Desburocratizar ações rotineiras do Ensino, como os processos seletivos;
Apoiar, discutir e efetivar programas internos de apoio à formação continuada e melhorias na qualidade de ensino do CEFID, promovendo articulações entre saberes de diferentes naturezas, por meio de novas perspectivas para ações e soluções criativas, humanizadoras, inovadoras e desburocratizadas no ensino, valorizando o professor e melhorando o ambiente educativo;
Articular a participação ativa das/os representantes da comunidade acadêmica do CEFID nas comissões e nos Conselhos Superiores da UDESC - instâncias de deliberação e aprovação das políticas pedagógicas e universitárias, e órgãos externos;
Aumentar a visibilidade do nosso Centro, com uma divulgação mais profissional dos nossos cursos, e dar apoio aos grupos estudantis, técnicos e esportivos, como forma de garantir a qualidade dos cursos e a permanência dos estudantes, além de ser um atrativo para o ingresso de novos alunos.
Melhorar a comunicação com os docentes, estudantes e técnicos em relação às rotinas acadêmicas, tornando os processos menos burocráticos e mais efetivos.
Conectar o CEFID com modernas estratégias de ensino de modo a ampliar o conceito de sala de aula, incorporando e aproveitando os recursos tecnológicos e o espaço virtual como ambiente de ensino e de aprendizagem.
Estimular o protagonismo dos grupos estudantis do Centro ouvindo suas demandas, percepções e expectativas, como ferramenta de planejamento e autoavaliação.
Usar as avaliações externas para aprimorar o ensino;
Buscar enquanto Direção de Ensino, capacitação, promover bons relacionamentos, ter dinamismo, dedicação e comprometimento com determinação e ousadia.
Sentiu falta de algo? Tem sugestões e/ou críticas? Acesse o formulário e contribua com a gente!
Siga nossas redes sociais, acompanhe a nossa campanha e contribua para a construção do Plano de Gestão!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.