Aqui estão as respostas para as perguntas enviadas durante os debates que não tiveram tempo disponível para serem respondidas no evento. Transparência, empatia e respeito com vocês, desde o início.
Quais as propostas das chapas no sentido de evitar o sucateamento da nossa universidade?
RESPOSTA: A universidade, em geral, encontra-se bem equipada e com infraestrutura adequada. O CEFID, por outro lado, embora esteja relativamente bem equipado, tem sofrido com a falta de planejamento e execução de obras e reparos na sua estrutura física, bem como para o atendimento às necessidades básicas de acadêmicos, técnicos e docentes. Seremos proativos, iremos elaborar planejamento por prioridades e buscaremos os recursos necessários para melhorar as condições físicas e estruturais do nosso centro, seguindo normativas e cumprindo prazos pré-estabelecidos. Atualmente a universidade está em um momento muito favorável financeiramente, consequentemente, tendo projetos, seremos contemplados. Nesse sentido a IN 04/2020 PROPLAN solicita envio da necessidade de obras até setembro do corrente ano para ser contemplado no próximo. Como assumiremos em junho, precisaremos ser ágeis para cumprir o prazo e sermos contemplados nas nossas demandas. A atual gestão, por exemplo, recebeu solicitação da PROPLAN dia 05/03/2022 (processo SGPE 8566/2022) solicitando o envio do planejamento de obras do CEFID, que não foi feito em setembro do ano passado. O processo foi devolvido à reitoria apenas em 08/04/2022 com demandas do centro. Retornos morosos e perdas de prazo não podem ser reeditados por gestões futuras.
Como pretendem resolver os problemas do atual CEFID, como ar condicionado e cadeiras?
RESPOSTA: Uma das propostas da CHAPA 1 para resolver tais problemas é fazer um planejamento e um cronograma de manutenção preventiva dos equipamentos e mobiliários existes no CEFID, atuando com eficiência, no sentido de preservar os materiais e espaços existentes, gerando maior conforto e menor transtorno à toda comunidade acadêmica. Cadeiras e mobiliários podem ser renovados com o orçamento de investimentos, que este ano é superior a 3 milhões de reais.
Quais as possíveis alterações físicas do CEFID?
RESPOSTA: Questões tais como banheiros e bebedouros funcionando de modo a atender as necessidades básicas de alunos, técnicos e professores se fazem URGENTE no CEFID. Ademais, a formatação dos espaços existentes de modo que se tornem mais harmoniosos, bonitos e funcionais é um ponto de destaque em nossas propostas e que podem ser solucionadas, por exemplo, pelo investimento na pintura e de pequenas atualizações nas atuais instalações, respeitando o interesse da comunidade acadêmica e os trâmites previstos. Para tal, devem ser cumpridos os prazos da IN 04/2020 PROPLAN com envio dos projetos de obras e reparos. Isso representa agilidade nos processos.
Considerando o investimento recebido (R$2.387.057,43), segundo o atual Diretor do CEFID, a aquisição de equipamentos e problemas graves de infraestrutura enfrentados pelo nosso Centro, comente a qualidade e as prioridades dos investimentos realizados.
RESPOSTA: O CEFID recebe 2 tipos de orçamento: custeio e investimentos. Custeio se refere às despesas mensais como energia elétrica, água, terceirizados, etc. O orçamento de investimentos deve comprar materiais permanentes como equipamentos, o tatame do ginásio da ginástica, cadeiras, etc. O cálculo do valor recebido pelo CEFID vem através da matriz orçamentária de custeio e capital (MOCC) com base no curso e número de alunos matriculados. Já o orçamento para obras deve vir com o pedido através da IN 04/2020 citada acima e não é descontado dos orçamentos de custeio e investimentos. É preciso que projetos sejam apresentados a fim de captar esses recursos, especialmente no momento atual, que é favorável financeiramente.
Se o CEFID devolve milhões, todas as vezes, o que impede de haver um financiamento para um preço melhor para a nossa alimentação, com preço fixo e não comida por quilo?
RESPOSTA: Quem devolveu milhões foi a UDESC como um todo e não especificamente o CEFID, de modo que se destaca, mais uma vez, a necessidade de uma Direção Geral ágil e proativa que encaminhe os projetos (especialmente do NOVO CEFID que é uma obra cara), contribuindo, assim, para otimizar o uso dos recursos destinados à Universidade. A verba recebida tem destinos específicos, seguindo a legislação vigente da Instituição. Não necessariamente o dinheiro devolvido poderia ter sido usado para subsidiar a alimentação. Essa é uma ação que não depende da Direção Geral do CEFID, mas que terá nosso apoio quando a discussão for realizada nos conselhos superiores.
Vocês têm ou pensaram em alternativas para solucionar o problema da falta de cantina, alternativas para serem implementadas já?
RESPOSTA: Há um edital de licitação em andamento, que visa a seleção de empresa para ocupação de espaço e oferta de serviços de alimentação à comunidade do CEFID. Tendo em vista que a posse da nova gestão ocorrerá em 8 de junho de 2022, acreditamos que até lá o contrato deve estar assinado e ter vigência de 1 ano. A nova gestão só poderá atuar depois desse período de contrato.
É verdade que a cantina não funcionava desde 2019?
RESPOSTA: É verdadeiro o fato de que, em 2019, a cantina no CEFID passava por problemas relativos à qualidade da alimentação fornecida o que levou à constituição de uma Comissão de Avaliação da cantina conforme Portaria 124/2019-CEFID para averiguar a questão e dar possíveis encaminhamentos, inclusive a realização de uma nova licitação. No meio da pandemia, 08/11/2020 foi constituída comissão para licitação da cantina. Essa licitação deu “vazio”, o que era de se esperar já que não havia pessoas circulando no Centro. Ainda que soubéssemos desde dezembro do retorno 100% presencial em 4 de abril, e o curso de Fisioterapia estar presencial desde o primeiro semestre de 2021 (aulas práticas e estágio) nova licitação foi feita apenas no dia 08/03/2022 (processo sgpe 9315/2022) e está em tramitação. O valor da nossa chapa agilidade, vem mais uma vez à tona como prioridade nas nossas ações.
Como ficará a questão da Cantina?
RESPOSTA: Há um edital de licitação em andamento, encaminhado pela atual gestão em 08/03/2022, que visa a seleção de empresa para ocupação de espaço e oferta de serviços de alimentação junto à comunidade do CEFID. Tendo em vista que a posse da nova gestão ocorrerá em 08/06/2022, acredita-se que até lá o contrato deva estar assinado com vigência de 1 ano (processo sgpe 9315/2022). Só a partir disso, existe a possibilidade de novo contrato, a depender da qualidade do serviço prestado e da compatibilidade ou não com a realidade e demandas da comunidade acadêmica do CEFID.
Vocês têm alguma ideia de trazer de volta aqueles alunos que se afastaram durante a pandemia, trancaram?
RESPOSTA: Sim, com certeza. Iremos realizar uma busca ativa com todos os alunos que não renovaram suas matrículas nesse período e de maneira continuada a partir de junho, caso a chapa seja eleita e venha a ser empossada. A partir da busca ativa iremos trabalhar em soluções e encaminhamentos junto aos alunos e junto à administração central (reitoria e pró-reitorias), no intuito de garantir que estes estudantes retornem à Universidade e nela possam permanecer.
Quais as propostas das candidatas para diminuir a evasão?
RESPOSTA: Há necessidade de entendermos o que tem motivado a evasão. Alguns alunos têm se afastado da universidade por questões socioeconômicas, mas também pode haver outras motivações, como o desinteresse pelos cursos e carreiras profissionais, mudança de cidade ou estado, limitações pessoais em relação à oferta dos cursos tais como turno, tempo para conclusão, formato presencial, qualidade insuficiente, entre outros fatores. A partir do conhecimento dos motivos, nossa gestão irá verificar quais ações deverão ser tomadas em curto, médio e longo prazo para que a evasão seja diminuída.
Quais movimentações as candidatas fizeram para ajudar o movimento estudantil?
RESPOSTA: Oficialmente, apenas quem está na gestão pode ter ações concretas para colaborar com a atuação do movimento estudantil, já que estão em posição oficial para fazê-lo. Enquanto candidata, sem cargo na atual gestão, busquei me aproximar das representações estudantis do CEFID (DAECS e Atlética) para conhecer as principais demandas e abrir um canal de comunicação para buscarmos alternativas para o aprimoramento das ações em curso e discutirmos novas possibilidades num futuro próximo. No nosso Plano de Gestão temos propostas claras, falamos de ações concretas como aproximação das empresas juniores de SC (FEJESC) para serviços, consultorias e apoio para a criação da loja do CEFID, que pode envolver uma empresa Jr. em parceria com Atlética, DAECS, com verba revertida para essas representações, além de estimular o orgulho de ser CEFIDIANO, marca que levamos para o resto das nossas vidas. Inclusive muitos nos nossos egressos vem empreendendo na Educação Física e Fisioterapia e esse conhecimento deve ser empregado e valorizado já na graduação.
Tendo em vista a importância social, cultural e fisiológica do esporte, quais projetos e ideias de EXTENSÃO externa e Gestão interna sobre o mesmo, sua chapa tem em pauta?
RESPOSTA: No nosso plano de gestão temos propostas claras, falamos de ações concretas em todos esses itens:
- CINE-CEFID: promover e apoiar sessões de cinema no Centro em parceria com os representantes estudantis (DAECS e Atlética), com debate por especialistas, aberto à toda comunidade acadêmica, com temáticas sociais e voltadas ao esporte, pertinentes ao meio acadêmico.
- Viabilizar a criação de um Centro de Memória do CEFID, com o objetivo de resgatar e valorizar a imagem, a identidade e as realizações do Centro para a sociedade catarinense. A importância do CEFID como centro da saúde e do esporte estarão em evidência.
- Fortalecer a política do desporto universitário no âmbito do CEFID por meio da parceria com a Atlética.
- Incentivar e apoiar as ações da Atlética, motivando a participação no JIUDESC e demais eventos esportivos.
- CEFID Store: criar uma loja/espaço para comercialização de produtos que representem o orgulho de ser CEFID e UDESC (souvenirs, camisetas, agasalhos) e com receita revertida integralmente para apoiar a Atlética e demais associações/representações estudantis
- CEFID sem fronteiras: a extensão do CEFID de portas abertas e levados com uma Van com ações estratégicas do CEFID de promoção de saúde em dias programados e divulgados em diferentes bairros da grande Florianópolis e estimulando a integração entre cursos. Os programas e ações de extensão que envolvem o esporte poderão integrar essas ações.
Como você planeja oferecer apoio psicológico aos estudantes?
RESPOSTA: Além de apoiar as ações institucionais já existentes no âmbito da UDESC de apoio psicológico, a CHAPA 1 pretende ampliar esse atendimento através do SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO AO ESTUDANTE (SOE) em parceria e com o apoio da Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE), de modo a atender as demandas dos nossos acadêmicos da graduação e pós-graduação, visando o seu bem-estar físico, emocional e social.
Quais os planos em relação à segurança pública e transporte público nos arredores do CEFID?
RESPOSTA: Iremos entrar em contato com o comando da Segurança Pública (Polícia Militar e Polícia Civil) para conhecer quais ações têm sido realizadas por essas corporações e qual a incidência de atos criminosos (roubos, furtos etc.) no entorno do CEFID. Discutiremos a possibilidade de incremento do policiamento na região (rondas), bem como trabalharemos internamente para melhorar a sinalização e a iluminação da área física do CEFID, além de produzir e compartilhar material de orientação para minimizar a possibilidade de ocorrências. Em relação ao transporte público, faremos contato com o órgão gestor para propor a adequação dos horários das linhas de ônibus aos horários das atividades letivas do CEFID, assim como solicitaremos a criação de uma linha de ônibus TICEN-CEFID-TICEN, início e fim de manhã, tarde e noite.
Não parece existir um diálogo entre o corpo docente o que gera sobrecarga de avaliações e sobreposição de conteúdos nas diferentes disciplinas. Onde fica a “excelência” do ensino nessa situação?
RESPOSTA: Uma das propostas da CHAPA 1 é realizar um trabalho mais integrado e articulado entre a Direção de Ensino, os Departamentos dos cursos e os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), no sentido de avançar na reforma curricular dos cursos de graduação do CEFID e assim, buscar dirimir algumas das dificuldades mencionadas na questão acima. Além disso, pretende-se trabalhar de forma colaborativa com os NDE e com os estudantes, a fim de identificar os dilemas em relação ao ensino que vem sendo desenvolvido na graduação e pensar em encaminhamentos possíveis. Por fim, manter a escuta ativa e o diálogo com os professores das diferentes áreas de conhecimento, proporcionando as trocas de saberes e experiências que podem ser enriquecedoras e favorecer o aprofundamento dos conteúdos abordados nas diversas disciplinas.
Foi falado sobre mudança na grade curricular. Qual o posicionamento concreto?
RESPOSTA: Há uma demanda real em relação à reforma curricular dos cursos de graduação do CEFID para atender as Diretrizes Nacionais, bem como o processo de curricularização da extensão. Dessa forma, a proposta da CHAPA 1, em particular da Direção de Ensino, é atuar de forma integrada e articulada com a Direção de Extensão, os Departamentos dos cursos e os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), visando alavancar a reforma dos PPC dos cursos, de modo a atender a legislação atual, bem como as demandas sociais que vem exigindo, cada vez mais, currículos afinados com a realidade e os desafios de cada profissão.
Referente aos problemas com os estágios obrigatórios, como vocês visam resolver a falta de professores orientadores, a liberação dos novos locais cadastrados, etc.?
RESPOSTA: Atualmente os Estágios dos 3 cursos do CEFID (EF Bacharelado, Licenciatura e Fisioterapia) sofrem uma série de dificuldades e com a falta de apoio. Isso culmina na falta de coordenadores de estágio para os cursos, sobrecarregando a técnica administrativa, a coordenadora geral dos estágios e os chefes de departamento que já possuem uma demanda altíssima. É necessário que a Direção Geral busque alternativas de funções gratificadas para conseguir coordenadores que atuem de forma articulada com departamentos e Direção de Ensino, fazendo a solicitação dos pedidos de professores em tempo hábil e organizando toda a dinâmica dos estágios. Ainda, a Direção de Ensino deve articular e justificar junto à pró-reitoria de ensino e graduação, a necessidade de processos seletivos simplificados e mais ágeis para que os professores contratados possam iniciar no primeiro dia letivo do semestre.
Sobre algumas matérias fundamentais que foram perdidas/não aproveitadas com o EAD, há proposta para retomar, repor ou revisar essas disciplinas com os alunos?
RESPOSTA: Sim, esta ação de reposição de aulas práticas, essenciais aos cursos devem ser implementadas, à exemplo de disciplina optativa da disciplina de Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia como uma ação do NDE e chefia de departamento do curso de Fisioterapia, durante a gestão da Prof. Anelise. Monitorias programadas por turma são opções excelentes de reposição de conteúdos práticos, ex. Anatomias 1 e 2, sem a exigência de refazer toda a disciplina. Dessa forma, enquanto uma ação já existente no âmbito do curso de Fisioterapia, e que vem sendo bem-sucedida e bem avaliada pelos acadêmicos, pretende-se ampliar esta proposta também para os cursos de Educação Física do CEFID.
A sensação do corpo discente é de que Avaliação Institucional existe apenas para cumprir uma obrigação imposta pelo SINAES. O relato de condutas inadequadas de alguns diretores em sala de aula não gera qualquer resposta por parte da instituição, provocando a falta de interesse na Avaliação Institucional. Verificação dos fatos descritos? Abertura de processo administrativo disciplinar? Encaminhamento para cursos de capacitação docente? Propostas??
RESPOSTA: A avaliação institucional é um instrumento importante regulamentada por lei que instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior). É realizada uma avaliação interna (autoavaliação) e outra externa (consultores). A UDESC como um todo, recebe informações gerais dos centros e elabora o Relatório de Autoavaliação. Estes documentos são elaborados de acordo com a Lei do SINAES, baseando em 5 eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura. De fato, a legislação é cumprida através dos relatórios, professores têm acesso às avaliações dos alunos, mas isso não significa que o professor olhe ou que exista alguma medida de fiscalização. Atualmente os resultados são enviados aos NDE, mas a baixa adesão da maioria dos alunos e professores em um instrumento complexo dificultam o processo. Como proposta, a articulação entre Direção de Ensino, Departamentos e NDE deve ser realizada, especialmente para averiguação de casos graves relatados. Ainda, campanhas de conscientização para preenchimento por parte dos alunos e professores.
Gostaria de saber o que ambas as chapas sabem sobre o Novo Cefid: trâmites atuais e qual o planejamento para o futuro do nosso Novo Cefid?
RESPOSTA: Quanto aos trâmites do novo CEFID algumas etapas já estão em processo e outras ainda precisam ser encaminhadas. Iremos elaborar um planejamento estratégico com base no que for entregue pela atual gestão. O valor da nossa chapa AGILIDADE vem à tona com o compromisso de regularização da situação atual dos terrenos, da construção da nova escola Dayse Werner Salles, que é etapa que antecede a construção do novo CEFID, do concurso público para escolha da empresa que fará a elaboração do projeto arquitetônico do NOVO CEFID, pensando num planejamento de construção e ocupação em módulos, com a possibilidade de transferência parcial de algumas atividades à nova estrutura do CEFID, num plano de ocupação progressiva e desocupação coordenada do CEFID atual.
Como vocês fariam o contato das bolsas dos estudantes? Existe alguma possibilidade de aumento, visto que a inflação está aí, tudo aumentou, menos a bolsa?
RESPOSTA: A chapa 1, através do SOE (SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO AO ESTUDANTE) pretende concentrar todas as informações sobre bolsas, auxílios institucionais de permanência estudantil, apoio psicológico e tudo o que for de interesse do acadêmico em um único local. Vale destacar que o aumento de bolsas NÃO é ação da Direção Geral, mas sim institucional, através de aprovação no conselho superior (CONSUNI) que possui representantes de toda a UDESC. O Diretor Geral deve defender as demandas dos acadêmicos no CONSUNI, já que é membro.
Foi o conselho geral que decidiu por dar a vacina aos alunos do CEFID, já que é direito adquirido pela constituição?
RESPOSTA: Ainda que direito constitucional, quando falamos de vacinação em massa da população, são criadas prioridades com listas dos beneficiados por ordem de importância epidemiológica considerando a gravidade da doença e grupos de risco. Nenhum conselho do CEFID optou por vacinar a comunidade acadêmica pensando na COVID-19. Os pedidos e comprovantes foram liberados conforme a prefeitura liberava os grupos de prioridade. Então o que fez a Prof. Anelise como chefe do departamento de Fisioterapia para conseguir as vacinas aos alunos do curso? Entrou em contato com Reitoria e através desta com Prefeito e demais gestores, justificando a importância do Fisioterapeuta no atendimento do paciente com COVID e com a síndrome pós-covid. Após toda essa justificativa, foi mudada a fila de prioridade aos alunos de cursos da saúde que atuam em hospitais para o recebimento de vacinas. Vários alunos dos cursos da saúde foram beneficiados por essa ação e não apenas os estudantes do curso de Fisioterapia.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.