Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Setembro/2015)

O GRUPO ESCOLAR DE PORTO UNIÃO

Escrito por Norberto Dallabrida

     No primeiro semestre deste ano, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, foi defendida a tese de doutorado intitulada “Representações e apropriações da Pedagogia Moderna no Grupo Escolar Balduíno Cardoso de Porto União – SC (1918-1957)”, de Valéria Aparecida Schena – sob a orientação do Prof. Névio de Campos.


     Trata-se de um trabalho muito bem documentado, que faz reflexões históricas instigantes sobre o currículo de um grupo escolar entre os anos 30 e 50 do século passado.


     Em 19 de janeiro de 1927, a Escola Reunida Professor Balduíno Cardoso, localizada no município de Porto União, foi elevada à categoria de grupo escolar homônimo. Essa mudança de status representou uma mudança significativa porque a escola reunida agregava duas ou três turmas de escolas isoladas, enquanto o grupo escolar era uma escola graduada com oito classes, sendo que quatro para meninas e quatro para meninos, sob a batuta de um diretor.


     O novo prédio do Grupo Escolar Prof. Balduíno Cardoso foi inaugurado, com solenidade e presença de autoridades estaduais e locais, em 8 de maio de 1938.

  
     O trabalho de Valéria Schena coloca o foco sobre o currículo que foi colocado em marcha no grupo escolar de Porto União a partir dos anos 1930. Por um lado, constata um misto e apropriações da Pedagogia Moderna e da Escola Nova, ou seja, o Método Intuitivo ainda vigorava, mas começava a emergir traços curriculares novos como a disciplina de Educação Física e as associações escolares.

 

      Na fotografia acima pode-se constatar o campo de Educação Física do Grupo Escolar Prof. Balduíno Cardoso.


      A disciplina Educação Física começou a ser praticada em Santa Catarina nos anos 1930, procurando formar corpos estudantis saudáveis e produtivos. Assim, o grupo escolar de Porto União estava sintonizado com a política educacional estadual.


      De outra parte, também nos anos 1930, começaram a serem formadas as associações escolares, regulamentadas por instruções oficiais de 1942 e padronizadas pelos decretos-lei nº 3.025/44 e 3.030/44. Na fotografia acima pode-se verificar também a presença do campo agrícola, vinculado ao Clube Agrícola Alberto Torres do Grupo Escolar Prof. Balduíno Cardoso.


      O trabalho de Valéria também indica a existência da Liga Pró-Língua Nacional, associação vinculada ao nacionalismo autoritário dos anos 1930 e 1940, e do Clube do Livro, que procurava arrecadar livros para a biblioteca escolar. As associações escolares eram, portanto, uma estratégia escolanovista para incitar os alunos ao trabalho.


      A tese de doutorado de Valéria sobre Grupo Escolar Prof. Balduíno, lança luz histórica sobre a configuração curricular da escola primária no Brasil entre os anos 1930 e 1950, marcada por apropriações tanto da Pedagogia Moderna como da Escola Nova. Essa questão é relevante para a historiografia da educação.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.