Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei)
O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) se justifica, principalmente, pelo aumento expressivo de matrículas de pessoas com deficiência na Educação Básica e Superior. Isso implica em uma demanda pelo aprimoramento profissional dos professores em todo o território nacional no que se refere à formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
O Profei é um curso de ensino híbrido, com oferta simultânea nacional, constituído por uma Rede Nacional de Instituições de Ensino Superior e conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva.
O objetivo do programa é desenvolver um processo formativo profissional que permita buscar meios para efetivar uma sociedade inclusiva, no sentido de que a escola realize metodologias inovadoras para que estudantes do eixo da Educação Inclusiva - pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, população indígena, quilombola, do campo, diferentes gêneros e diversidade sexual, dentre outros - possam aprimorar seu potencial e habilidades dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional.
O programa congrega pesquisadores de instituições de ensino superior públicas das cinco regiões do Brasil, com histórico de grupos de pesquisa na área da educação especial e da educação inclusiva e experiência com o tema, além de vincular o mestrado aos diferentes setores da sociedade que têm se preocupado com ações inclusivas.
A educação brasileira tem como meta que a escola básica se torne mais inclusiva, aprendendo a valorizar as diferenças culturais, sociais, físicas, religiosas, raciais e as formas diferenciadas de aprendizagem de cada estudante, proporcionando um novo fazer pedagógico para os educadores.
Considerando os processos educacionais e especialmente o uso de TDIC e mídias digitais nesse processo, justifica-se a necessidade de proporcionar um processo formativo em nível profissional que auxilie os participantes a elaborar plano e executar ações para a promoção de um ambiente escolar que permita o acesso e a permanência dos Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE).
O movimento pela Educação Inclusiva tem ganhado força há mais de 10 anos, uma vez que a legislação brasileira garante a matrícula compulsória de crianças e jovens com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em todos os níveis e modalidades de ensino.
No entanto, para que este se estenda para além da matrícula, garantindo também a permanência desses estudantes na escola e a oportunidade de se desenvolverem, é necessário investir em formação de professores.
Assim, a formação proposta será articulada com a necessidade de que a escola crie uma cultura inclusiva, uma vez que a escola inclusiva não é feita de boas intenções, mas sim de ações concretas e planejadas. Os profissionais precisam envolver-se em um projeto coletivo, que passa por uma reformulação do espaço escolar como um todo, desde o espaço físico, a dinâmica e manejo de sala de aula, passando por currículo, metodologia e estratégia de ensino, formas e critérios de avaliação.
Finalmente, justifica-se a proposta diante da necessidade emergente de se estruturarem cursos em modalidades educacionais (virtuais e/ou semipresenciais) que possibilitem a formação continuada e em serviço dos educadores em uma perspectiva inclusiva. Diante do exposto, o oferecimento do curso de Mestrado Profissional visa primordialmente construir uma cultura inclusiva para que sejam aprimorados os conhecimentos técnicos, pedagógicos e científicos e trabalhar positivamente com as diferenças.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: No canto esquerdo superior, a imagem traz a marca da identidade visual da Udesc Cead; Abaixo, no canto esquerdo inferior se apresenta o título: "Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei)" em uma fonte fina e preta. Ao lado, cobrindo toda parte direita da imagem, temos a marca da identidade visual do PROFEI: mostra dois bonecos em estilo palito, posicionados lado a lado com os dois braços levantados. Os bonecos, um na cor amarela, outro na cor laranja, estão rodeados de pequenas mãos abertas e com os dedos voltados para cima de diferentes cores (laranja, verde, azul e vermelhas). Essas mãos formam uma imagem circular em torno dos bonecos a partir de seus troncos, dentre essas mãos temos as "mãos libras", sinal nacional para inclusão da lingua de sinais brasileira. Ao fundo dessa imagem há uma grande mão aberta com os dedos voltados para baixo, na cor verde bem suave, emoldurando toda a figura. Também existe outra mão com a mesma descrição desta ao fundo surgindo do canto inferior esquerdo.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.