I - Práticas Educativas e Processos de Aprendizagem no Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias
Essa linha de pesquisa tem como objetivo abarcar investigações relativas aos processos de ensino e aprendizagem na área de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, focadas no desenvolvimento, implementação e validação de produtos educacionais. As investigações voltam-se às demandas inerentes aos diferentes níveis de escolarização do contexto educacional brasileiro. A proposição e desenvolvimento de práticas educativas e as reflexões em torno destas, terão suporte teórico-conceitual, prático-metodológico e didático-pedagógico da produção científica do campo educacional.
As investigações desta linha serão focadas em duas temáticas, quais sejam:
· Ensino e aprendizagem: Desenvolver investigações sistemáticas sobre ensino e aprendizagem de Ciências, Matemática e Tecnologias, considerando aspectos conceituais, pedagógicos, cognitivos e afetivos. Analisar e avaliar situações de ensino e de aprendizagem focadas em recursos e perspectivas didático-pedagógicas inovadoras.
· Tecnologias, recursos e materiais didáticos: Promover a integração de novas tecnologias e recursos didático-pedagógicos inovadores para o ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, bem como investigar o impacto dessa integração nos processos de ensino e de aprendizagem.
MACROPROJETO VINCULADO À LINHA DE PESQUISA I : A relação entre processos de aprendizagem e práticas educativas
II - Formação de Professores na área de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias
As investigações relacionadas a esta linha de pesquisa terão como foco a formação de professores e o desenvolvimento profissional na área de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. As investigações centram-se nas demandas inerentes à atuação profissional e focam-se no desenvolvimento de produtos educacionais alinhados ao propósito formativo, seja ele inicial ou continuado.
Nesta linha, as investigações serão pautadas nas seguintes temáticas:
· Saberes docentes e práticas pedagógicas: Investigar a dinâmica do confronto dos saberes docentes com as práticas pedagógicas, a fim de qualificar a formação inicial e continuada de professores de Ciências, Matemática e Tecnologias. Estudar o papel do docente relacionado ao desenvolvimento, aplicação e avaliação da proposição de recursos didáticos, visando repensar e transformar a prática-pedagógica.
· Demandas legais e didático-pedagógicas: Investigar os processos de desenvolvimento profissional de docentes da área de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, no âmbito da formação inicial e/ou continuada, visando a compreensão e apropriação de recursos e perspectivas educacionais contemporâneas e inovadoras, bem como, a apropriação e reflexão crítica relativas às demandas legais e teórico-conceituais inerentes ao exercício profissional.
MACROPROJETO VINCULADO À LINHA DE PESQUISA II : O desenvolvimento profissional docente na formação inicial e continuada: saberes docentes, práticas pedagógicas e demandas sociais, teórico-conceituais e legais
III - Educação Inclusiva em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias e Demandas Educativas em Diferentes Contextos
As investigações nesta linha de pesquisa voltam-se às pesquisas do campo de educação inclusiva, mediante práticas e processos formativos dedicados à inclusão no âmbito educacional. Além disso, congrega investigações relativas às demandas específicas de formação técnica, cultura e científica em espaços não-formais de educação, abrangendo também aspectos da divulgação científica na área de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Todas as investigações atreladas a esta linha de pesquisa, buscarão aporte teórico-conceitual e didático-pedagógico, objetivando o desenvolvimento de produtos educacionais no âmbito da área de concentração do programa.
As investigações desta linha serão focadas em duas temáticas, à saber:
· Educação Inclusiva: Estudar e investigar aspectos diretamente relacionados às práticas educativas e de formação docente (inicial ou continuada) que buscam promover e analisar práticas educativas que reconhecem, valorizam e promovem atuações didático-pedagógicas na diversidade, fundamentadas e analisadas com base teórica e didático-pedagógica da educação inclusiva. Estas práticas terão como foco os cenários educativos, voltando-se à área de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias.
· Educação em Diferentes Contextos: Objetiva-se atuar mediante investigações e desenvolvimento de produtos educacionais que possam contribuir na superação de problemas e desafios, bem como, na qualificação de ações educativas e de divulgação científica em diferentes espaços e enfoques de ensino e aprendizagem.
MACROPROJETO VINCULADO À LINHA DE PESQUISA III: Design, Implementação e Avaliação de materiais didático-pedagógicos para espaços na Educação Inclusiva e em Demandas Educativas em diferentes contextos
RELAÇÃO DE DOCENTES POR LINHA DE PESQUISA
RELAÇÃO DE DOCENTES POR LINHA DE PESQUISA a contar de 01/01/2024
RELAÇÃO DE DOCENTES POR LINHA DE PESQUISA a contar de 12/08/2024
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.