FAQ (Frequently Asked Questions) ou Perguntas Frequentes sobre o Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada (MCA)
Q1 - É preciso fazer disciplinas como aluno ESPECIAL antes de se candidatar a aluno REGULAR?
Q2 - Fazendo disciplinas como ESPECIAL eu garanto minha vaga como aluno REGULAR?
Q3 - Devo participar do processo seletivo para aluno REGULAR para depois pleitear matricula como aluno ESPECIAL?
Q4 - Existe algum Processo Seletivo para aluno ESPECIAL?
Q5 - Posso fazer alguma coisa antes da data da matricula como aluno ESPECIAL?
Q6 - É possível cursar apenas algumas das disciplinas deixando para os próximos semestres outras disciplinas?
Q7 - Não tenho condições de me dedicar integralmente ao curso de Mestrado, mas mesmo assim gostaria de cursá-lo, é possível?
Q8 – A documentação para se inscrever como ESPECIAL é a mesma do REGULAR?
Q9 – Posso solicitar matrícula como ESPECIAL a qualquer momento?
Q10 - Como sei se fui aceito como aluno ESPECIAL?
Q11 - Precisa conversar com um professor do curso e já definir uma pesquisa em específico antes de solicitar matrícula ?
Q12 - Quantas disciplinas devem ser feitas no 1o semestre?
Q13 - Quem pode fornecer Cartas de Referência para a inscrição?
Q14 - As Cartas de Referência podem ser mandadas ANTES do candidato fazer a inscrição?
Q15 - Porque as disciplinas não são oferecidas no período noturno?
Q16 - O que significa "Tempo Integral"?
Q17 – Tenho vínculo empregatício mas gostaria de fazer o Mestrado. É possível?
Q18 – Qual a diferença entre Pós-Graduação e Mestrado?
Q19 – Posso ter bolsa e manter vínculo empregatício durante o Mestrado?
Q20 – A bolsa de estudo oferecida é de “isenção” do pagamento de mensalidade ou é “em espécie”?
Q21 – Todo aluno REGULAR recebe bolsa de estudo?
Q22 – Terei que desenvolver a ideia que coloquei no Ante-Projeto ou isso pode mudar?
Q23 – Gostaria de saber a data que as bolsas serão anunciadas? Se antes ou depois de iniciarem as aulas...
Q24 - Se eu “não tiver” um orientador, como devo fazer?
Q25 - Existe a possibilidade do curso "fechar" no semestre seguinte?
Q26 - Preciso me matricular em TODAS as disciplinas que são informadas no Horário do semestre?
Q27 - Por quanto tempo posso ficar como aluno ESPECIAL ?
Q28 - Posso validar todas as diciplinas que fiz antes de entrar como REGULAR ?
Q29 - O curso pode ser oferecido nos finais de semana ?
Q30 - Há previsão de oferecimento do curso na modalidade à distância ?
Q1 - É preciso fazer disciplinas como aluno ESPECIAL antes de se candidatar a aluno REGULAR?Não. Não existe pré-requisito nem obrigatoriedade de ter sido aluno ESPECIAL antes de solicitar matrícula como aluno REGULAR.
Porém, cursar disciplinas como aluno ESPECIAL é uma ótima opção para quem deseja conhecer melhor o Programa, adquirir conhecimentos específicos e até antecipar algumas disciplinas se pretende posteriormente ingressar como REGULAR no Mestrado em Computação Aplicada (MCA).
Q2 - Fazendo disciplinas como ESPECIAL eu garanto minha vaga como aluno REGULAR?Não. Disciplinas cursadas como aluno ESPECIAL é um direito a uma "amostra grátis" do curso de mestrado e faz com que o aluno conheça melhor o curso e que o professor conheça o aluno.
Cursar a disciplina como aluno ESPECIAL não lhe dá direito automático a uma vaga como aluno REGULAR, mas permite que ela seja revertida em "bônus" caso você seja aceito no curso posteriormente.
Para tornar-se aluno REGULAR, você deverá participar do processo seletivo do curso para tal (tendo feito ou não disciplinas como aluno ESPECIAL).
Q3 - Devo participar do processo seletivo para aluno REGULAR para depois pleitear matricula como aluno ESPECIAL?
NÃO. Os processos de seleção são diferentes e com procedimentos diferentes. A única relação é que a solicitação de matricula para ESPECIAL ocorrem sempre após a data da matrícula para REGULAR.A matrícula em disciplina isolada, como aluno ESPECIAL, não é um “prêmio de consolação” a quem não passou no processo seletivo para regular. Estas disciplinas isoladas são um direito de qualquer graduado.
Q4 - Existe algum Processo Seletivo para aluno ESPECIAL?
Não exatamente. Qualquer graduado pode pleitear matricula em até duas disciplinas isoladas por semestre em caráter ESPECIAL no mestrado.
Para isso, basta fazer a solicitação de matrícula no dia específico e respeitar as instruções para esta solicitação que saem em Edital divulgado no site da Coordenação de Ensino de Pós-Graduação (CEPG).Entretanto, o professor da disciplina tem total liberdade de definir quantos e quaisquer critérios para selecionar dentre os candidatos interessados. Isto vai depender por exemplo, da disponibilidade de vagas, de laboratórios, do tipo de trabalho que o professor pretende fazer naquele semestre, do perfil do aluno, da dinâmica ou processo pedagógico que o professor irá empregar, dentre outros fatores.
Q5 - Posso fazer alguma coisa antes da data da matrícula como aluno ESPECIAL?NÃO, Não tem necessariamente nada que deva ser feito antes, além de confirmar no nosso site a ementa e horário em que a(s) disciplina(s) que você tem interesse será ofertada.
Q6 - É possível cursar apenas algumas das eletivas deixando para os próximos semestres outras disciplinas eletivas?
O candidato que entra como REGULAR tem que terminar TODAS as disciplinas no 1o ano e terminar todo o curso em 24 meses pois são os parâmetros exigidos pela CAPES. Isso equivale aprox. a 3 disciplinas no 1o semestre + 3 disciplinas no segundo....
Entretanto, o candidato pode pleitear fazer uma ou duas disciplinas como "aluno ESPECIAL", sem vínculo com o curso...
A seleção dependerá de vagas e de critérios do professor da disciplina.
Se ele passar na disciplina, ele poderá validar depois quando for aluno REGULAR do mestrado.
Isso a uma forma de "diluir" o tempo do curso...Mas tem um prazo máximo de tempo (3 anos) e um teto máximo de número de disciplinas/créditos para validar (50%) do curso pretendido, dentre outros condicionantes.
Q7 – Não tenho condições de me dedicar integralmente ao curso de Mestrado, mas mesmo assim gostaria de cursá-lo, é possível?
SIM. O candidato pode se inscrever como aluno ESPECIAL e cursar algumas disciplinas antes de iniciar o curso como aluno REGULAR. De acordo com as regras na UDESC, um aluno pode validar até 12 créditos num curso de mestrado. Isso significa, em média, 3 disciplinas pois estas são normalmente de 4 créditos cada. Após concluir todas as disciplinas possíveis como aluno especial, o aluno pode decidir se continua ou não o curso de mestrado como aluno regular. É importante lembrar que, após o ingresso como aluno regular, o aluno deverá atender as regras estabelecidos pelo regimento e normas do MCA.
Q8 – A documentação para se inscrever como ESPECIAL é a mesma do REGULAR?Não. Para solicitar inscrição como ESPECIAL, não são requeridas Cartas de Recomendação nem Ante-projeto, por exemplo. A relação a menor e consta do requerimento de inscrição e tudo isso é feito em data específica.
Q9 - Posso solicitar matrícula como ESPECIAL a qualquer momento ?Não. A solicitação de matrícula para aluno ESPECIAL será apenas no dia especificado no edital, caso algum candidato não possa vir efetuar sua matrícula neste dia por motivos de força maior, inadiáveis e intransferíveis, poderá fazer por procuração ou até antecipar (nunca prorrogar). No caso de procuração há um modelo desta na pagina da pós-graduação.
Q10 – Como sei se fui aceito como aluno ESPECIAL?O candidato saberá que foi aceito porque a Coordenação de Pós publica a relação dos deferimentos na pagina da pós-graduação do CCT/UDESC, em secretaria/aluno especial. Não iremos entrar em contato com o candidato para comunicar o fato.
Q11 – Precisa conversar com um professor do curso e já definir uma pesquisa em específico?NÃO. Não há necessidade de contato prévio com um professor e/ou fazer o projeto junto com ele. Mas o candidato deverá apresentar um ante-projeto para entrar como Regular. Na verdade,o objetivo do ante-projeto é permitir a avaliação da capacidade individual do candidato em estruturar, escrever e desenvolver uma proposta de pesquisa na área que (provavelmente) vai indicar como prioritária. E isso servirá como item de avaliação do candidato, principalmente no que se refere a capacidade de estruturar as ideias e escreve-las de forma coerente. Por outro lado, a proposta de ante-projeto é um bom indicativo da área de conhecimento, interesse e da capacidade de identificar claramente um problema específico, ajudando também no processo de seleção e alocação dos candidatos dentre as linhas do Mestrado e dentre os professores. Ou seja, o conteúdo "pode" ajudar também na seleção. O candidato deve,entretanto, estar ciente que, dependendo da área e do professor que o aceitar como orientando, o projeto poderá ser modificado, adaptado ou alterado para se ajustar às competências e interesses de ambos, do orientador e do orientando.
Q12 – Quantas disciplinas devem ser feitas no 1o semestre?O candidato que entrar como mestrando REGULAR, deve fazer 24 créditos em disciplinas e terminar todo o curso em, no máximo, 24 meses, pois estes são os requisitos exigidos pela CAPES ao programas de pós-graduação. Em média as disciplinas são de 4 créditos. Isso equivale a, aproxidamente, 3 disciplinas no 1o semestre + 3 disciplinas no segundo. Existem disciplinas que são obrigatórias e outras que são optativas. O curso requer que o aluno faça 3 disciplinas obrigatorias ao longo de todo o curso. Logo, o aluno deverá fazer as disciplinas obrigatórias e completar a quantidade de créditos escolhendo com o orientador dentre as demais disciplinas optativas.
Q13 – Quem pode fornecer Cartas de Referência para a inscrição?Basicamente qualquer ex-professor (preferencialmente), ou um (ex-)superior (chefe, supervisor, gerente) de empresa onde o candidato esteja trabalhando, ou tenha trabalhado, recentemente. A relação de hierarquia tem que estar bem caracterizada para o caso de não ser professor, neste sentido, uma Carta de Referência de colega de trabalho não será aceita. As exceções são os professores do próprio corpo docente do nosso Mestrado, pois como todos acabam participando direta/indiretamente da seleção, seria redundante uma carta de referencia para nós mesmos. Desta forma, esperamos que opiniões “outras” e diferentes das do corpo docente do Mestrado possam ser obtidas para ajudar no processo de seleção dos melhores candidatos. A Carta de Referencia pode ser inclusive dos demais professores do DCC-UDESC.
Q14 - As Cartas de Referência podem ser mandadas ANTES do candidato fazer a inscrição?Sim, as Cartas de Referência podem ser mandadas ANTES do candidato fazer a inscrição. Elas podem ser manuscritas ou digitadas, enviadas por correio ou por E-mail. O que importa é que, até o prazo de término das inscrições, toda a documentação solicitada no edital, incluindo as cartas de referência, esteja disponível para a Comissão de Seleção.
Q15 - Porque as disciplinas não são oferecidas no período noturno?O MCA é um mestrado do tipo "Acadêmico". Isto significa que a CAPES faz uma série de exigências rígidas e severas quanto a produtividade do Mestrado (tanto dos professores quanto dos seus alunos), incluindo, dentre outros requisitos, o prazo para cumprir créditos em disciplinas, o prazo para concluir o curso INTEGRALMENTE (máximo em 24 meses), publicação de artigos científicos com os resultados das pesquisas, dentre outros. Ainda, ofertaremos várias disciplinas simultaneamente para dar flexibilidade na formação do mestre e existem ainda outras atividades do Mestrado de tal forma não teriamos como concentrar todo o curso em um único período qualquer. Assim, para garantir a viabilidade do curso, o MCA está sendo oferecido em tempo integral. Isto significa que as disciplinas e atividades do curso podem ser oferecidas a qualquer hora e dia da semana em função da disponibilidade dos professores (que continuam atuando na graduação e em muitas outras atividades dentro da UDESC, alguns inclusive lecionam no curso de graduação no período noturno).
Q16 - O que significa "Tempo Integral”? Significa que as atividades do curso poderão ocorrer a qualquer horário e dia da semana, sendo que o aluno deverá participar destas atividades com frequência mínima de 75%. Assim, APENAS motivos de saúde ou morte serão aceitos como justificativa para o não cumprimento (ausência ou atraso) nas atividades acadêmicas ao longo do curso. Neste sentido, o aluno deve estar ciente, e se comprometer, com as atividades do MCA em caráter prioritário, sendo que elas podem ocorrer a qualquer dia/hora da semana e durante os 2 anos de duração do curso.
Q17 – Tenho vínculo empregatício mas gostaria de fazer o Mestrado. É possível ? SIM. Não há exigência de “não ter vínculo empregatício” durante o mestrado mas, o candidato deve estar ciente de que o curso é em “Tempo Integral”. Portanto, exige-se compromisso, pontualidade e qualidade nas atividades do curso.
Q18 – Qual a diferença entre Pós-Graduação e Mestrado? Na verdade, os Cursos de Pós-Graduação se dividem em “lato sensu” e “stricto sensu”. Os “lato sensu” são os cursos denominados de especialização e, os “stricto sensu” são os cursos de Mestrado e Doutorado. Normalmente os cursos de especialização são executados em finais de semana, são cobradas mensalidades, duram em média 12 a 18 meses, não são regulados nem recebem bolsas da CAPES, promovem a atualização tecnológica mas não exigem um trabalho de pesquisa acadêmica e servem como uma atualização aos participantes. Normalmente os cursos “stricto sensu” Mestrado são cursos regulados pela CAPES, exigem um trabalho de pesquisa e produtividade acadêmica, duram 24 meses, oferecem bolsas para os alunos, promovem um profundo conhecimento tanto tecnológico mas visam dar autonomia científica e um diferencial inovador/empreendedor ao participante levando-o a um profundo conhecimento numa área específica.
Q19 – Posso ter bolsa (PROMOP) e manter vínculo empregatício durante o Mestrado? Não. A bolsa PROMOP que a UDESC oferece não permite que o mestrando acumule com outra bolsa qualquer nem com nehuma atividade com vínculo empregatício.
Q20 – A bolsa de estudo oferecida é de “isenção” do pagamento de mensalidade ou é “em espécie”? A UDESC é uma universidade pública e todos os seus cursos são totalmente gratuitos, inclusive o Mestrado em Computação Aplicada (MCA). Todos os alunos regulares portanto, não pagam matrícula nem mensalidades. A bolsa é “em espécie” depositada diretamente em conta corrente do mestrando.
Q21 – Todo aluno REGULAR recebe bolsa de estudo? Não. Não temos bolsas suficientes para disponibilizar a todos os alunos do curso. Portanto, haverá um Processo Seletivo para selecionar os melhores alunos. Esta seleção vai levar em consideração os demais candidatos da mesma linha de pesquisa bem como a produtividade da linha e do orientador.
Q22 – Terei que desenvolver a ideia que coloquei no Ante-Projeto ou isso pode mudar?
A proposta de ante-projeto auxilia a avaliar a capacidade de escrita e estruturação de ideias do candidato bem como auxilia a identificar uma área específica de interesse dele. Isso é importante para poder analisar a qualidade do candidato e a compatibilidade dos interesses dele às linhas de pesquisa oferecidas pelo curso. Como resultado, um (ou vários) orientador(es) pode(m) se interessar pelo candidato (digo, pela ideia ou pela sua qualidade). Assim, a ideia específica apresentada no ante-projeto pode ou não ser desenvolvida depois, vai depender do acerto entre aluno e o futuro orientador. O que provavelmente ocorrerá é que a ideia será adaptada às competencias e interesse do orientador, se este ultimo for da mesma linha da proposta no Ante-Projeto. Se o candidato, entretanto, indicou uma segunda linha de pesquisa de seu interesse, que não coincide com a linha proposta no Ante-Projeto, então muito mais provável ainda que haja modificação na proposta (ideia) que será efetivamente pesquisada ao longo do curso.
Q23 – Gostaria de saber a data que as bolsas serão anunciadas? Se antes ou depois de iniciarem as aulas... Os alunos que receberão bolsa (PROMOP) terão essa informação no primeiro mês de aula, mas depois da matrícula, pois as bolsas são para alunos Regulares, ou seja, alunos que já foram aprovados no processo seletivo do curso. A inscrição para o processo da bolsa será um processo separado e posterior ao da seleção para o curso. Se um candidato só fará o curso caso tenha uma bolsa atribuída, ele deve assinalar isso claramente no formulário de inscrição ao curso indicando que “pretende custear o curso com a bolsa”. Caso ele tenha interesse na bolsa mas ela não é condição para fazer o curso, ele deve indicar “pretende custear o curso com recursos próprios”. Vale ressaltar que é possível que mais/novas bolsas possam ser alocadas ao MCA ao longo do ano uma vez que o curso está no começo. Para estas “novas” bolsas os alunos regulares que já estão cursando o mestrado também poderão se candidatar. Portanto, um aluno regular poderá virar bolsista DEPOIS, caso tenha interesse/necessidade. Em todos os casos, alunos Regulares, bolsistas ou não, todos estão sujeitos às mesmas regras com relação a frequência, dedicação, duração e etc…
Q24 - Se eu “não tiver” um orientador, como devo fazer?Não é necessário já ter feito um contato com um professor do curso e ter “acertado” uma orientação com ele. Durante o Processo Seletivo serão analisados tanto o Ante-Projeto quanto as áreas definidas como prioritárias pelo candidato, além dos demais itens como Currículo e Cartas de Referência, para selecionar os melhores alunos mas, também será considerada a disponibilidade e competência de orientação dos professores do curso. Desta forma, serão selecionados os melhores alunos que tenham “aderência” às linhas de pesquisa praticadas pelos docentes do curso. Neste sentido, é bom verificar todos professores que atuam nas linhas de pesquisas que voce indicou como de seu interesse para ver os trabalhos que eles têm desenvolvido para voce então, conhecer melhor os temas que efetivamente têm sido pesquisados. Provavelmente um deles será o seu orientador.
Q25 - Existe a possibilidade do curso "fechar" no segundo semestre ? Diferente dos cursos de pós-graduação do tipo "especialização" que têm número mínimo de alunos pagantes para poder viabilizar a execução financeira do curso senão a turma não começa, ou não "fecha", o Mestrado da UDESC não corre esse risco pois é REGULAR e gratuito. Isto significa que vai ser ofertado continuamente e mesmo que nem tenha inscritos num semestre ele terá turma normal e terá novo Processo Seletivo no semestre seguinte. Mas o número de vagas pode variar bastante pois depende da capacidade de orientação dos professores do curso (que tem limite). Assim, se num determinado semestre todos os professores estiverem com sua capacidade de orientação no máximo, aí sim não haverá Processo Seletivo naquele semestre, ou seja, não terá nova turma naquele semestre. Mas, uma vez que voce entra como regular no curso, a UDESC garante que voce vai ter toda a infra-estrutura para terminá-lo nos 24 meses subsequentes. Isto inclui a oferta de disciplinas, laboratórios, orientador, todo serviço de secretaria, banca, etc.
Q26 - Preciso assistir/frequentar TODAS as disciplinas que são informadas no Horário do semestre ?
NÃO. As disciplinas a serem frequentadas depende do próprio aluno (se for ESPECIAL) ou do orientador+mestrando (se for REGULAR). Em média um aluno ESPECIAL faz UMA das disciplinas ofertadas no semestre e o REGULAR faz três em cada um dos dois primeiros semestres (mas isso pode mudar conforme o orientador ou disciplinas já feitas a validar).
Q27 - Por quanto tempo posso ficar como aluno ESPECIAL ?
Não existe um limite. Você pode fazer quantas e quando quiser. Entretanto, também não há garantias de que todo semestre hajam vagas em todas as disciplinas ofertadas naquele semestre. Independente de quantas disciplinas você fizer, é bom que saiba que só poderá validar no curso até 12 créditos. Isto sugere que se você pensa realmente em entrar com aluno REGULAR, depois de fazer a 3a disciplina, normalmente, depois de 18 meses, seria o momento ideal de solicitar matrícula como REGULAR.
Q28 - Posso validar todas as diciplinas que fiz antes de entrar como REGULAR ?
Não. Existem alguns critérios para este aproveitamento: (a) além do limite de até 12 créditos, (b) somente as disciplinas que forem consideradas pertinentes e relacionadas ao projeto de pesquisa e (c) feitas ha menos de 3 anos, é que poderão ser validadas.
Esta análise tem que ser feita junto com o orientador e, ser aprovada no Colegiado do curso. Portanto, para otimizar seu planejamento, é bom fazer disciplinas que realmente agreguem valor e conhecimento dentro de uma perspectiva concreta de trabalho futuro.
Q29 - O curso pode ser oferecido nos finais de semana ?
Não. São muitas as disciplinas sendo oferecidas durante a semana onde os mestrandos tem que escolher apenas algumas mas, basicamente pode ser qualquer uma. Sendo assim, as disciplinas não podem ser ofertadas "em paralelo" sob risco de prejudicar algum trabalho e portanto, não dá para concentrar todas no período de final de semana.
Q30 - Há previsão de oferecimento do curso na modalidade à distância ?
Não. O oferecimento do mestrado na forma à distância é regido por normas específicas da CAPES e tem que constar de um projeto específico o qual é diferente do projeto que aprovamos (presencial).
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