Designação
Nome: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Computação Aplicada (PPGCAP)
Nome do Curso: Mestrado em Computação Aplicada (MCA)
Modalidade (Acadêmico ou Profissional): Mestrado Acadêmico
Área de Conhecimento (Grande Área): Ciências Exatas e da Terra (1.00.00.00-0)
Área de Concentração: Ciência da Computação (1.03.00.00-7)
Linhas de Pesquisa:
Número de Vagas
O ingresso no PPGCAP é semestral conforme disponibilidade de vagas de orientação.
.O número de vagas nos semestres subsequentes será definido pelo Colegiado do PPGCAP e ficará condicionada à capacidade de orientação do corpo docente, limitada pelo número máximo por docente definida pelo comitê de área da CAPES.
O número anual de vagas será, no máximo, igual a 5 vezes o número de Professores doutores em tempo integral (40h/semana) pertencentes ao Corpo Docente do PPGCAP.
O PPGCAP terá uma duração mínima de 12 (doze) meses e duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses, descontados os períodos de trancamento.
O aluno poderá solicitar ao Colegiado do PPGCAP prorrogações que somadas não poderão ultrapassar 6 (seis) meses desde que apresente justificativa consubstanciada, cronograma detalhado e anuência do orientador. O Colegiado do PPGCAP poderá conceder total ou parcialmente o período requerido ou ainda rejeitar a solicitação.
Estrutura Curricular
Créditos
O Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de Mestrado em Computação Aplicada do PPGCAP exige um número mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos assim distribuídos: um mínimo de 20 créditos em disciplinas e mais 4 créditos referentes à Dissertação de Mestrado.
O aluno poderá ter validado créditos obtidos em disciplinas de cursos de pós-graduação feitos até 3 anos antes da matrícula no PPGCA, no limite de 16 créditos, a critério do Colegiado, desde que devidamente justificados e com anuência do orientador.
Os 20 créditos em disciplinas são divididos segundo um elenco de disciplinas obrigatórias comuns e obrigatórias por área.
O aluno deverá cumprir no mínimo 4 (quatro) créditos do núcleo de disciplinas obrigatórias comuns e no mínimo 4 (quatro) créditos no núcleo de disciplinas por área. Não existe um mínimo de créditos para o núclo de disciplinas eletivas.
Dentre as disciplinas optativas existem as disciplinas Tópicos Especiais de cada linha de pesquisa (TEMTC e TESC) do curso cujo propósito é oferecer um conjunto de disciplinas que trate de tópicos específicos, avançados e atuais de cada área, e que serão criadas através de proposta fundamentada ao Colegiado do PPGCA (com ementa, justificativa, bibliografia e professor(es) responsável(is)).
Rendimento e Progressão no Curso
A média final para aprovação de cada disciplina concluída não poderá ser inferior ao conceito C para que o aluno seja considerado aprovado, isto é, não poderá ser inferior à nota sete (7,0). Serão atribuídos os seguintes conceitos por disciplina para cada aluno (art. 51 da Res. 13/2014 - CONSEPE):
O conceito I passará automaticamente para o status D (reprovado), caso o professor da disciplina, num prazo de 60 dias após o final da disciplina, não se manifeste por outra alteração do conceito.
Frequência
A porcentagem mínima de frequência em cada atividade ou disciplina do PPGCA é de 75%.
Exame de Qualificação
O acompanhamento da evolução do trabalho de mestrado será feito pelo Orientador a fim de evitar eventuais atrasos na conclusão do curso. O aluno deverá também, até o terceiro semestre, defender seu projeto de qualificação perante uma banca determinada pelo seu Orientador. Essa banca será composta de, no mínimo, 03 (três) professores doutores. Caso a banca considere necessário marcará mais uma defesa no mesmo formato, em até 30 dias após a primeira qualificação.
O aluno deverá entregar o projeto com 14 dias de antecedência para análise dos membros da banca. A defesa será oral com 40 minutos mais o tempo de argüição da banca. O exame de qualificação terá a menção aprovado(a) ou reprovado(a). Se reprovado no exame de qualificação, o aluno terá sua matricula no PPGCA automaticamente cancelada.
Proficiência em Língua Estrangeira
Uma das exigências a habilitação a defesa da dissertação é a aprovação no Exame de Proficiência em língua estrangeira. Este Curso de Mestrado define que a proficiência deve ser em língua inglesa.
A avaliação será efetuada através de prova específica realizada por uma entidade cadastrada pelo Colegiado do PPGCA sendo que os custos ficarão sob a responsabilidade de cada pós-graduando.
A aprovação na avaliação de proficiência deverá ser apresentada pelo mestrando à secretaria do PPGCA, durante seus primeiros 12 (doze) meses no curso.
Docência Orientada
A atividade de Estágio Docência (EDO), consiste na preparação de material didático, ou monitoria, ou aulas em disciplinas da graduação acompanhadas pelo professor orientador, devendo ser cumprida até o terceiro semestre do aluno no curso. Casos especiais serão deliberados pelo Colegiado do PPGCA.
EDO é atividade obrigatória para todos alunos do PPGCA, exceto àqueles com experiência comprovada em ensino superior por pelo menos 1 (um) ano.
Defesa de Dissertação
Para ter direito à defesa de Dissertação, o aluno deverá ter vencido as seguintes etapas:
A Dissertação deverá ser submetida à defesa pública perante uma Banca Examinadora composta por no mínimo 3 (três) professores doutores sugeridos pelo orientador e/ou pelo PPGCA e aprovados pelo Colegiado do PPGCA, sendo pelo menos 1 (um) examinador de outra instituição (art .73 da Res. 13/2014). É vedada a participação na banca de cônjuge ou parente(s) do candidato até o 3 grau.
A Dissertação deve ser submetida ao PPGCA no mínimo 30 (trinta) dias antes da data da defesa e com anuência expressa do orientador ou encaminhamento deste.
Da avaliação deverá constar uma das seguintes alternativas de parecer:
Caso seja aprovada, o aluno deverá encaminhar à secretaria no máximo até 60 (sessenta) dias após a data de defesa:
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.