O trabalho do grupo "Ambiente construído e sustentabilidade" tem como base a importância do uso racional de recursos no ambiente construído, que é peça-chave para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, o grupo se propõe a realizar pesquisas com enfoque na eficiência na utilização de recursos e na avaliação de desempenho ambiental de produtos e sistemas ligados à construção civil.
Espelho do grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/39938
Projetos
Resumo: Neste projeto de pesquisa propõe-se investigar fatores relacionados ao consumo de água em edifícios de diferentes tipologias. Pretende-se aplicar o método proposto em edifícios residenciais, instituições de ensino e edifícios de escritório. O conhecimento das variáveis intervenientes no consumo de água é importante para a previsão da demanda de água. A metodologia consiste na coleta e análise de dados de consumo de água, além de dados acerca da localização, da infraestrutura do bairro, informações do projeto arquitetônico e das características construtivas dos edifícios. Para análise do consumo de água, pretende-se utilizar o método de regressão linear múltipla e testar dois modelos diferentes para cada tipologia, com o consumo per capita e o consumo bruto como variáveis dependentes.
Pesquisadores: Amanda Nicole Bepler (Bolsista - IC); Ana Luiza Bruh (Voluntária - IC); Barbara Christina Mergener (Bolsista - IC); Bruno Satoru Eguchi Cristófoli (Bolsa PIBIC/CNPq); Maria Izabel do Nascimento (Voluntária - IC);
Professores: Andreza Kalbusch; Elisa Henning
Resumo: Este projeto propõe a aplicação de métodos estatísticos e de aprendizado de máquina para análise do consumo de água em edificações. Serão analisadas diferentes tipologias de edificações, como residências unifamiliares e multifamiliares, unidades comerciais e de serviços, pois diferentes tipologias requerem modelos distintos para análises inferenciais e preditivas. A cidade de Joinville e o Estado de Santa Catarina serão utilizados como estudos de caso para as modelagens. Na cidade será possível avaliar as diferentes tipologias e no estado, diferentes municípios.
Financiamento: Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes. Processo: 423090/2021-6
Pesquisadores: Isabela das Chagas Luiz (Bolsa PIBIC/CNPq); Lucas Henrique Fleischmann (Bolsa PIBIC/CNPq); Samuel Rodrigues Reginatto (Voluntário - IC)
Professores: Andreza Kalbusch; Elisa Henning; Olga Maria Formigoni Carvalho Walter
Grupo de pesquisa dedicado a estudos que compreendem aspectos teóricos e metodológicos da Educação Matemática; o uso de recursos tecnológicos para/na Educação Matemática; a formação de professores para ensino de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior; as relações com a Educação Estatística, com a Didática, com a Prática Docente e com as Linguagens.
Site: https://nepesteem.wixsite.com/nepesteem
Espelho do grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7125719779630475
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento de objetos educacionais para o ensino de conceitos e aplicações em Estatística. O foco principal é a análise de dados, especificamente a estatística inferencial e a modelagem preditiva. Esta proposta prevê a investigação das abordagens que façam uso de tecnologias e dados reais para contribuir para construção do raciocínio estatístico.
Resumo: Esta proposta prevê a investigação dos métodos aplicados nos trabalhos da pesquisa em Educação Matemática a partir da revisão de literatura da área e da busca de informações junto aos programas de pós-graduação nas áreas de Ensino e Educação. Deseja-se identificar os principais métodos e o contexto de aplicação dos mesmos. Para complementar será desenvolvido um produto educacional sobre os principais métodos encontrados na revisão para auxiliar estudantes e pesquisadores.
Professores: Ivanete Zuchi Siple; Jarbas Cleber Ferrari; Olga Maria Formigoni Carvalho Walter
Projetos
Resumo: Este projeto visa a classificação da qualidade das vias caminháveis em áreas próximas à Universidade do Estado de Santa Catarina em Joinville a partir da aplicação de um índice de caminhabilidade. Estão sendo estudados dois índices de caminhabilidade: o índice proposto por Frank (2010) e o PEQI (Pedestrian Quality Environmental Index).
Pesquisadores: Aline da Rosa Cesconetto (Voluntária - Extensão); Eduarda Muhlbauer (Bolsa PAEX);
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.