PROGRAMAS DE EXTENSÃO 2017
Programa de Extensão: ASSISTIVA – Tecnologia para inclusão Social
Coordenador: Celso José Faria de Araújo
e-mail: Ver email
Departamento de Engenharia Elétrica
Público-Alvo
O público- alvo deste programa consiste na comunidade em geral, sendo que em cada ação interna pretende-se contemplar um público específico. Tanto o 'Braille - Inclusão Digital' quanto o ”'Fletcher – Tecnologia Assistiva” têm como público -alvo pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual. O primeiro visa especificamente as pessoas com dificuldades em usar as tecnologias atuais, como por exemplo os idosos, para os quais o uso dessas tecnologias se torna desgastante e complicado. Já o segundo atende pessoas necessitadas de equipamentos terapêuticos e de reabilitação, e ainda profissionais e familiares que acompanham e convivem com pessoas com deficiência, além de auxiliar profissionais na área de terapia ocupacional ao proporcionar o equipamento necessário para uso com seu paciente. No Jennings – Inclusão Social' o público alvo é composto por adolescentes e jovens que dentro das escolas ouvirão sobre a inclusão social com intuito de conscientização, de acordo com a proposta da ação.
Resumo da Proposta:
O programa “Assistiva - Tecnologia para Inclusão Social” é composto por três ações que visam o desenvolvimento de tecnologias assistivas e divulgação das mesmas, além de estimularem a inclusão social. O “Braille - Inclusão Digital” visa promover a acessibilidade digital de pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas e/ou mentais ou com algum tipo de dificuldade de utilização, como idosos, através do desenvolvimento e distribuição de tecnologias assistivas de baixo custo criadas a partir de demandas das instituições parceiras promovendo o acesso de todos aos meios digitais como computadores, tablets e smartphones, seja para estudo, trabalho ou mesmo para navegação na internet. O grupo “Fletcher - Tecnologia Assistiva” de desenvolvimento de tecnologias para terapia ocupacional e adaptação, além de proporcionar um ambiente de fácil aplicação dos conhecimentos técnicos da graduação e assim auxiliando no contato com diversas pessoas e instituições de fora da universidade, tem como objetivo principal contribuir para a inclusão e autonomia de pessoas com deficiências, por intermédio do desenvolvimento de tecnologias assistivas na área de terapia ocupacional voltadas para este público. A ação “Jennings - Inclusão Social” tem o intuito de promover o conhecimento das tecnologias assistivas e acessibilidade além de conscientizar sobre inclusão social. Para tal, serão oferecidas palestras e oficinas para adolescentes e jovens de ensino fundamental e médio e para graduandos de engenharias, licenciaturas, terapia ocupacional, fisioterapia, entre outros.
Palavras-Chave:
Tecnologia Assistiva, Inclusão Social, Inclusão Digital, Acessibilidade, Comunidade
Programa de Extensão: Comunicando a Química
Coordenador: Rogér io Aparecido Gar iani
e-mail: roger io.gar iani@udesc.br
Departamento de Química
Público-Alvo
Projetos (Teatro e Seminário): o publico alvo será alunos das escolas públicas e privadas de Joinville.
O projeto referente a Rádio, tem como alvo todos os ouvintes da Rádio UDESC, via FM 91,9 MHz e pela internet.
Resumo da Proposta:
O programa 'Comunicando a Química' visa expor conceitos científicos relacionados ao cotidiano do público leigo, alimentando o intelecto e incentivando a ampliação da visão que temos do mundo a nossa volta.
Buscando a socialização do conhecimento, ampliando a integração entre academia e comunidade.
Para isso, o programa será dividido em três projetos:
1) No Teatro 'Show da Química' - serão trabalhados efeitos especiais durante as apresentações através de reações químicas e assim atraindo a atenção dos estudantes.
2) Nos Seminários 'Química Pra Quê' - serão abordados assuntos curiosos que poderão ser demostrados através de experimentos para exemplificar o tema abordado.
3) Na Rádio 'Voz da Ciência'- o programa apresentará curiosidades, biografia de cientistas, informes de
projetos da Universidade do Estado de Santa Catarina e muitos outros.
O sinergismo entre os projetos do programa visa integrar academia e comunidade, desmistificando o
estudo da química e tornando-o mais atrativo aos públicos.
Palavras-Chave:
Comunicação pública da ciência, Rádio, Socialização, Educação, teatro Cientifico
Programa de Extensão: Engenharia de Produção
Coordenador: Valdésio Benevenutti
e-mail: profvaldesio@gmail.com
Departamento de Produção e Sistemas
Público-Alvo
Estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais da região de Joinville. Estudantes de Engenharia de Produção da UDESC e de outros Instituições de Ensino Superior do Brasil.
Resumo da Proposta:
Este programa de extensão tem como objetivo divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia de Produção e Sistemas, bem como, proporcionar informações e conhecimentos relativos as atribuições profissionais do Engenheiro de Produção para estudantes do ensino médio da região de Joinville e estudantes do curso de Engenharia de Produção da UDESC e de outras Instituições de Ensino Superior. É composto por 3 projetos: Produção em Foco, palestra sobre mercado de trabalho e atribuições profissionais do Engenheiro de Produção para estudantes do Ensino médio da região de Joinville e V SIMEP - Simpósio de Engenharia de Produção. No Produção em Foco serão 2 edições sendo uma edição em cada semestre de 2017, onde serão divulgadas divulgas as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia de Produção e Sistemas oferecidos pela UDESC - Joinville e o vestibular da UDESC. Nas 4 palestras sendo 2 em cada semestre de 2017, procura-se mostrar aos estudantes do ensino médio a necessidade de continuarem estudando e as opções existentes de cursos superiores oferecidos gratuitamente pela UDESC em especial do curso de Engenharia de Produção e Sistemas de forma de auxiliar o jovem a planejar e concretizar seu projeto de vida profissional. No V SIMEP - Simpósio de Engenharia de Produção serão oferecidas as seguintes atividades: palestras, minicursos, mentorias, visitas técnicas, sessões temáticas (artigos científicos) com apresentação oral e pôster nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2017.
Palavras-Chave:
Extensão, Palestra, Produção em Foco. V SIMEP
Programa de Extensão: Ensino de Ciências e Matemática: abordagens interdisciplinares
Coordenador: Regina Helena Munhoz
e-mail: Ver email
Departamento de Matemática
Público-Alvo
Professores, estudantes de graduação e pós-graduação, comunidade em geral, alunos da Educação Básica e demais interessados. Como iremos criar um site/blog para divulgar as ações do Programa, o público alvo será bem grande e difícil de ser mensurado neste momento.
Resumo da Proposta:
Após análises de resultados de projetos anteriores, viu-se a importância e a necessidade de um Programa de extensão interdisciplinar na área das licenciaturas, que possibilitem o maior acesso dos estudantes e professores a novas ferramentas educacionais e novas visões epistemológicas e didáticas a respeito do processo educacional. Trata se de um conjunto de ações cuja temática central é o Ensino de Ciências e Matemática: abordagens interdisciplinares para o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares, construindo eixos temáticos para nortear o trabalho pedagógico no aspecto teórico-prático, articulando os diferentes saberes e linguagens pela integração dos professores das Licenciaturas em Física, Química e Matemática. Pretendemos que se efetivem ações didáticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras que promovam uma institucionalização de espaços de formação inicial e continuada para professores de Física, Química e Matemática. Três ações fazem parte desse Programa: o Projeto 'Clube de Matemática na Escola' que propicia a parceria escola de Educação Básica e Universidade, pois acadêmico(s) da Licenciatura em Matemática desenvolvem uma série de atividades utilizando jogos matemáticos educativos com alunos da Educação Básica; o Projeto: Formação Continuada: Interdisciplinaridade em Foco Projeto propõe o diálogo entre a formação inicial e a formação continuada, desenvolvendo efetivas parcerias com as Secretarias de Educação e escolas conveniadas com a UDESC, oferecendo cursos de formação continuada para professores da Educação Básica e o Projeto de Materiais Didáticos para o ensino de Química pretende criar materiais didáticos impressos e virtuais, que serão disponibilizados no Portal da Química e disponível no LAPSI (Laboratório de Psicologia da Educação da UDESC).
Palavras-Chave:
Materiais didático-pedagógicos, Interdisciplinaridade, Educação Básica, Física, Química e Matemática
Programa de Extensão: Esporte e Integração no CCT
Coordenador: Fernando Humel Lafratta
e-mail: Ver email
Departamento de Engenharia Mecânica
Público-Alvo
Acadêmicos e servidores do CCT, além da comunidade em geral. Este programa buscará trabalhar com o máximo de acadêmicos, servidores, servidores terceirizados, comunidade, em geral, possível, para que se busque através do esporte, a integração necessária para o maior bem estar e a melhor qualidade vida, através das ações trabalhadas no programa.
Resumo da Proposta:
O Programa Esporte e Integração no CCT tem a finalidade de desenvolver ações de socialização no referido Centro, despertando o interesse do acadêmico, servidor e comunidade, em geral, para a prática desportiva, atividade física e outros, conscientizando-os para uma filosofia de vida saudável e oportunizando o aparecimento de talentos esportivos. Sensibilizar a comunidade universitária e seus gestores sobre a importância do esporte para promoção de saúde, educação e lazer. Conquistar a valorização da cultura do esporte na UDESC, proporcionando o acesso as diferentes manifestações esportivas para acadêmicos, docentes e técnicos, oportunizando a todos a obtenção dos seus benefícios. O Programa apresenta um elevado apelo entre os acadêmicos, busca a melhoria da qualidade de vida e integração entre a comunidade acadêmica, bem como a conscientização da responsabilidade social.
Palavras-Chave:
ESPORTES, INTEGRAÇÃO, LAZER, SAÚDE, SOCIALIZAÇÃO.
Programa de Extensão: Formação de professores, Libras e cultura.
Coordenador: Fabíola Sucupira Ferreira Sell
e-mail: Ver email
Departamento de Química
Público-Alvo
Ação 1: Total de 80h, sendo 40 h para cada oficina: Oficina de formação continuada: professores do Atendimento Educacional Especializado, Auxiliares da Educação Especial e equipe pedagógica da rede de ensino de Florianópolis, de Joinville e região. Oficina de português como segunda língua: sujeitos surdos usuários da Libras como primeira língua com ensino fundamental completo.
Ação 2: Curso de capacitação em contação de história e teatro: professores e instrutores surdos.
Ação 3: CineclubeCCT: Docentes, discentes, comunidade em geral.
Resumo da Proposta:
Esse programa é composto por três ações: Ensino de português como segunda para surdos (composto de duas oficinas: 1. Oficina de português como segunda língua para estudantes surdos; 2. Formação continuada para profissionais da educação); Curso de capacitação para professores surdos em contação de histórias e teatro de bonecos em Libras; Cineclube CCT. Será desenvolvido no ano de 2017 e é destinado a docentes, discentes e público em geral dos municípios envolvidos. O objetivo principal deste programa é fomentar a cultura no meio acadêmico por meio do cineclube CCT e de oficinas voltadas à contação de histórias e teatro em Libras, bem como oferecer formação continuada na área da educação de surdos conforme prevê o Decreto nº 5626 de 2005: ' Art. 14. As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.§ 1o Para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso previsto no caput, as instituições federais de ensino devem: I - promover cursos de formação de professores para: a) o ensino e uso da Libras; b) a tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa; e c) o ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas.' Este programa é parceiro do LIFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação Docente.
Palavras-Chave:
Formação docente, Libras, Cultura, Literatura Surda.
Programa de Extensão: GEPES - Grupo de Estudo em Políticas Educacionais e Sociais 15ª Edição
Coordenador: Jurema Iara Reis Belli
e-mail: juremabelli@terra.com.br
Departamento de Química
Público-Alvo
1) Para o GRUPO DE ESTUDOS DO GEPES a) 17 conselhos Tutelares b) 16
conselhos de Direitos c) 16 Secretárias de Bem estar Social d) 16 Secretárias Educação e) 02 Secretarias Regionais de Joinville e Jaraguá
do Sul f) Alunos dos Cursos de Licenciaturas, g) Alunos dos cursos de Assistência Social, h) Alunos dos Cursos de Direito. i) Organizações Não Governamentais, Publico Indireto ( População atendida indiretamente Pelo Projeto GEPES ( 1.080.000) Hum Milão e oitenta Mil Habitantes
2) PARA O GRUPO VOO LIVRE - 50 Vagas diretas - Idosos Atendidos pelo
Estatuto do Idoso
3) Para o Acolhimento ético - 02 Escolas Selecionadas pelo Grupo - População direta - Alunos dos 6, 7 e 8 Anos - Pais e Professores ( Total Aproximado de 600 pessoas )
Resumo da Proposta:
O Grupo de Estudo em Politicas Educacionais e Sociais (GEPES), hoje com 13 anos de contribuição em ações de Articulação Regional, tem como objetivo principal a articulação do trabalho em REDE, entre os municípios, proporcionando o fortalecimento das ações dos Conselhos de Direitos e Tutelares Municipais.
O Projeto conta com a participação de duas Secretárias Regionais de Desenvolvimento de Santa Catarina - Joinville e Jaraguá do Sul, e com todos os 16 Municípios das regionais. As reuniões são Mensais. O Grupo de Articulação é uma caraterística legal que visa o encontro entre os Conselheiros para elaborar ações e Politicas Públicas de desenvolvimento e atendimento em seus Municípios. A troca de experiências, e o debate entre os Conselhos Municipais é uma experiência exitosa em nossa Região.
Palavras-Chave:
Extensão Universitaria, Conselho Tutelar, Conselho de Direito, Educação, Universidade
Programa de Extensão: Grupo de Estudos da Linguagem no Ensino de Ciências
Coordenador: Moisés da Silva Lara
e-mail: Ver email
Departamento de Química
Público-Alvo
O Programa possui os seguintes agentes envolvidos: Estudantes de graduação; Professores da educação básica de Santa Catarina e Paraná; Estudantes do Ensino Médio de Joinville; Instituições federais de Ensino Superior (parceria com o IFC- Araquari); Universidades e formadores de professores (parceria com UNESP-Bauru e FEUSP).
Resumo da Proposta:
O Grupo de Estudos da Linguagem no Ensino de Ciências (GELEC) se propõe a articular os conhecimentos, desenvolvidos em âmbito acadêmico, sobre o funcionamento da Linguagem no Processo Avaliativo e no Ensino de Ciências, com aqueles gerados na sala de aula da Educação Básica. O programa contará com o site Portal da Química, que atuará na divulgação das ações e produtos desenvolvidos, favorecendo a integração entre Pesquisa, Ensino e Extensão. As atividades, também serão complementadas por um Workshop que contará com a participação de estudantes e docentes da instituição, palestrantes convidados e professores da Educação Básica, com a finalidade de promover o intercâmbio entre a universidade e a escola. Integram o GELEC, três Projetos, detalhados a seguir: - Ciclo de Debates do Ensino de Ciências: encontros de leitura e discussão, seminários mensais e um Curso de Formação Continuada, que será ofertado à distância para atender todas as cidades do Estado de Santa Catarina, contemplando para professores de Ciências, Química, Física e Biologia, em exercício na Educação Básica. - Projeto Avaliação e Linguagem: encontros para debates sobre o Processo Avaliativo e também ofertará um Curso de Formação Continuada presenciais e à distância, para os professores de Ciências, Química, Biologia e Física, das cidades de Joinville, Pirabeiraba, Garuva e região. - Projeto Químico Itinerante: levará às escolas de Educação Básica de Joinville, oficinas de química, sobre temas de interesses dos estudantes. Entre os temas possíveis, dois já estão em desenvolvimento e serão continuados: Química dos Perfumes e; Química Forense.
Palavras-Chave:
Ensino de Ciências, Linguagem, Avaliação, Formação Continuada
Programa de Extensão: i9 - Núcleo Estudantil de Inovação Tecnológica
Coordenador: Fernando Natal de Pretto
e-mail: Ver email
Departamento de Produção e Sistemas
Público-Alvo
Discentes e egressos do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC e funcionários de empresas de base tecnológica do Estado de Santa Catarina, assim como as pessoas que acessam os meios de divulgação da UDESC (Rádio, Website), além das redes sociais utilizadas pelo grupo (Facebook e Twitter). Busca-se alcançar estudantes com criatividade e curiosidade ou alunos próximos da formatura, que desejam mais conhecimento sobre o mercado, assim como comerciantes e empresários que desejam consolidar sua marca, ou procurar suporte nos laboratórios da universidade. O maior número de pessoas atingidas pela ação consiste nos indivíduos que acessam o website do projeto, o qual reúne um conjunto de informações sobre os temas inovação tecnológica, propriedade industrial e empreendedorismo, além de notícias, colunas e informações sobre editais de inovação. Para conhecer o website acesse o link:
http://www.i9.joinville.udesc.br/
Resumo da Proposta:
Este projeto visa dar prosseguimento às ações do núcleo estudantil de inovação tecnológica criado na UDESC-Joinville em 2010, o qual tem por objetivo a disseminação do espírito inovador principalmente junto aos alunos do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, seus egressos e empresas de base tecnológica localizadas no Estado de Santa Catarina. O i9 vem desenvolvendo atividades na UDESC-Joinville como palestras, minicursos e oficinas acerca do tema inovação tecnológica e patentes. No intuito de atingir um maior número de pessoas e incluir as pessoas que não pertencem à comunidade acadêmica, o grupo mantém uma página na internet com informações sobre o tema. Vislumbrando o crescimento e desenvolvimento do projeto, a proposta de programa busca a evolução das quatro áreas que o núcleo já trabalha, ou seja, Propriedade Intelectual, Clube de Inovação, Empreendedorismo e Mídias, propondo uma expansão dos temas envolvidos, incluindo a adição de mais modalidades de propriedade intelectual a se juntarem a patentes, assim como um projeto de empreendedorismo desenvolvido junto com professores especialistas em gestão, mercado financeiro e plano de negócios. A mudança de projeto para programa faz parte de um processo que deseja tornar o i9 um ambiente de inovação dentro da UDESC-CCT e fazer o papel da universidade no processo de inovação e desenvolvimento, se tornando uma referência para quem busca suporte em pesquisas, desenvolvimento de negócios, propriedade intelectual e produtividade, dando autonomia para cada uma das áreas crescerem, agregarem mais conhecimento e atingirem um número maior de pessoas.
Palavras-Chave:
Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual, Desenvolvimento Tecnológico, Empreendedorismo
Programa de Extensão: IHC2017 na UDESC
Coordenador: Isabela Gasparini
e-mail: Ver email
Departamento de Ciência da Computação
Público-Alvo
O público-alvo deste programa são estudantes de graduação, pós graduação, docentes, servidores,
pesquisadores e profissionais atuantes da área de Interação Humano Computador, tanto da UDESC, quanto de outras Universides
Resumo da Proposta:
O programa “IHC2017 na UDESC” possui eixos principais que são relacionados: o primeiro visa disseminar a área de Interação Humano-Computador (IHC), e incentivar profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das diversas áreas relacionadas (e.g. computação, design, engenharias, linguística, antropologia, filosofia, artes visuais, tecnologias, psicologia, educação, etc.) a aprofundarem seus conhecimentos e habilidades. O segundo visa promover o nome da UDESC perante o cenário local, nacional e internacional, enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, apta a contribuir com o desenvolvimento social, científico e tecnológico. Os eixos do programa são apoiados por 3 projetos que, por sua vez, englobam diversas ações. Projeto1: Ações Culturais e Sociais: este projeto visa promover ações culturais (como a música e a dança). Trata de ações culturais, artísticas, sociais, de divulgação, fazendo a relação da extensão com a comunidade local e regional. Projeto2: Difusão informacional da UDESC na comunidade: trata de aspectos tecnológicos para a difusão da área de IHC, e para a divulgação em termos nacionais e internacionais. Visa, também, oferecer mecanismos computacionais para a comunicação entre participantes do projeto e a comunidade. Projeto3: Interação Comunidade e IHC, que de um lado faz a conexão entre ensino-extensão, onde alunos de graduação e pós-graduação estarão envolvidos na discussão da temática de IHC, visando a melhoria dos sistemas computacionais com a sociedade; e que de outro lado, compreende as questões técnicas para a realização de um evento, IHC2017, e a própria execução do mesmo, que deve ser planejada, executada e avaliada.
Palavras-Chave:
Interação Humano-Computador, comunidade, divulgação
Programa de Extensão: Incluir com Ciência e Tecnologia
Coordenador: Mariana Santos Matos Cavalca
e-mail: Ver email
Departamento de Engenharia Elétrica
Público-Alvo
O público-alvo deste programa consiste na comunidade em geral, sendo que em cada projeto interno se pretende contemplar um público específico. No projeto “Algoritmos e Linguagem de Programação com Arduino” o público-alvo é composto por alunos de ensino fundamental, médio, técnico e superior. No “Grupo Estudantil de Soluções em Sistemas Embarcados” o público-alvo será membros da sociedade impactados pelos dispositivos elaborados e implantados nas instituições da região de Joinville. No projeto “EfiCiência” o público-alvo consiste de alunos e professores do ensino fundamenta e médio, participantes das oficinas realizadas nas instituições ensino vinculadas ao projeto e também o público em geral, participantes das oficinas realizadas na comunidade e das mostras e feiras, abrangendo grupos que demonstrem interesse ou necessidade de atividades com os temas desenvolvidos no projeto, como grupos de idosos e associação de moradores.
Resumo da Proposta:
O Programa de Extensão “Incluir com Ciência e Tecnologia” tem por objetivo promover a inclusão social, em diversas dimensões, por intermédio da divulgação de ciência e tecnologia e inclusão social. O programa é composto de três projetos internos, a saber: O projeto ALPHA promove aulas e minicursos sobre algoritmos e linguagem de programação voltada para a plataforma Arduino. O ALPHA visa aguçar o desejo pela área de programação e sistemas embarcados além de estimular o desejo pelo ensino superior promovendo contato direto com a plataforma Arduino e seus módulos didáticos.
O “Grupo Estudantil de Soluções em Sistemas Embarcados” visa desenvolver dispositivos tecnológicos, tanto para a universidade quanto para a comunidade, que solucionem problemas provenientes desses locais. Através de visitas à instituições públicas ou sociais, o grupo busca encontrar problemas, para que dentro da universidade os seus integrantes possam criar soluções tecnológicas para implementação nas respectivas entidades.
O projeto “EfiCiência” visa levar a conscientização sobre a sustentabilidade, eficiência energética e a preocupação com o meio ambiente e com a sociedade, através da ciência e tecnologia. Atividades são realizadas com os acadêmicos da universidade, abordando estes assuntos, mas dedica-se mais ainda em levar os conhecimentos, por meio de oficinas, aos alunos das escolas públicas de Joinville e também a comunidade em geral, através de mostras em feiras de ciências e tecnologias que ocorrem na cidade.
Palavras-Chave:
Ciência e Tecnologia, Educação, Sustentabilidade, Sistemas embarcados, Programação
Programa de Extensão: Jornal Momento Químico
Coordenador: Tatiana Comiotto
e-mail: Ver email
Departamento de Química
Público-Alvo
Professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados. Difícil precisar o número de acessos a internet, no entanto como este o Jornal Momento Químico foi implantado com verbas do PRAPEG no ano de 2016 podemos afirmar que ele já obteve 2730 visualizações no Blog e mais 609 curtidas no facebook.
Resumo da Proposta:
Este programa visa apresentar o Jornal de Química produzido pelos acadêmicos da graduação em Licenciatura em Química da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e acompanhados por orientação de docentes. Nesse, há três ações vinculadas em forma de projetos. Um deles é o Jornal Momento Químico impresso, o outro refere-se ao Jornal Falado e o último constitui-se de um Blog e da página no facebook nas quais o jornal é divulgado. Há assuntos relacionados à Química e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ou seja, cotidiano, história, experimentos como ferramentas didáticas no processo de ensino e aprendizagem e desenvolve também habilidades de leitura e escrita. Pretende-se realizar reuniões semanais e o jornal será distribuído uma vez por mês e apresentará artigos, reportagens, entrevistas, fotografia, atualidades, música, TV, cinema, humor, divulgações sociais, etc. Almeja-se a melhoria na qualidade de ensino e que os acadêmicos possam ter um ensino diversificado para, assim, haver um acesso mais facilitado a informações e produção do conhecimento. Isso proporciona um ambiente mais prazeroso para aprendizagem e disponibiliza uma maior interação. A produção do Jornal de Química é considerada uma estratégia positiva e uma possibilidade de estimular o estudo de Química e de CTS, bem como o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita não apenas dos acadêmicos envolvidos na produção do material, mas também dos demais estudantes que têm acesso ao jornal. A distribuição do Momento químico será feita,
também, em escolas e outras repartições.
Palavras-Chave:
Jornal, Educação, CTS, Química
Programa de Extensão: Maratonas de Programação -- 2017 -- UDESC
Coordenador: Claudio Cesar de Sá
e-mail: Ver email
Departamento de Ciência da Computação
Público-Alvo
- Estudantes de informática, computação e exatas do CCT/UDESC
- Estudantes de outros Centros da UDESC
- Professores do DCC
- Professores de outras IES (presencial e remotamente)
- Estudates de outras IES (presencial e remotamente)
- Profissionais de empresas (participantes como convidados)
Resumo da Proposta: A maratona de programação é uma competição internacional promovida pela Association for Computing Machinery (ACM-ICPC), tendo como parceria, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Fundação Carlos Chagas. A competição consiste em equipes de três alunos que devem resolver o maior número de problemas (relacionados à programação) no menor tempo possível.
A prova é realizada em três fases: regional, nacional e internacional. A fim de obter melhores resultados, o presente programa visa trazer aos estudantes universitários da UDESC, extensivo a toda comunidade acadêmica, a oportunidade de praticar e aperfeiçoar os princípios da lógica e programação de computadores. Ressalta-se que a arte-ciência da programação é a atividade núcleo de um curso de computação e afins. É requisito básico do profissional de computação: projetar e construir algoritmos de modo a ter soluções para problemas, produzidas corretamente e eficientemente Espera-se alcançar tal objetivo através da realização de diversas atividades, tais como: competições de programação (tanto individuais como por equipes), resolução de desafios propostos, seminários sobre resolução de problemas, criação de grupos de estudo, bem como o desenvolvimento de uma plataforma para gerência de tais atividades. Detalhes deste programa: http://www.joinville.udesc.br/maratona/
Palavras-Chave:
maratona de programação, competição, resolução de problemas, programação via computador.
Programa de Extensão: Mundo Físico 2017
Coordenador: Lucio Minoru Tozawa
e-mail: Ver email
Departamento de Física
Público-Alvo
O público alvo do programa é variado devido às características do projetos inseridos dentro desta ação. Desta
forma, cada um dos quatro projetos possui uma diversificação na abrangência de seu público.
1) o projeto 'Astronomia como base da Educação científica' tem como público alvo preferencial os estudantes do Ensino Médio. Além disso, em menor escala, o projeto pretende atingir a comunidade interna do CCT e a comunidade em geral (através de observações astronômicas regulares).
2) o projeto 'Colóquios de Física' tem como público alvo alunos da licenciatura em Física, mas também é aberto para comunidade em geral.
3) o projeto 'Palestras para o Ensino Médio' possui como público alvo alunos do ensino Médio de Joinville e região;
4) o projeto 'Jornal da Física' visa a divulgação da Física e da Tecnologia, bem como a Ciência como um todo, preferencialmente para alunos do Ensino Médio de Joinville e região. No entanto, esta divulgação pode ser estendida aos alunos do CCT/UDESC e ao público em geral, uma vez que o jornal é disponibilizado on-line na página do Mundo Físico (http://www.mundofisico.joinville.udesc.br).
Resumo da Proposta:
O Programa de Extensão 'Mundo Físico' já vem sendo desenvolvido desde 2004 e se constitui da união de
quatro projetos de Extensão:
1) 'Astronomia como base da educação científica' O projeto é centrado no estudo da Astronomia e será direcionado preferencialmente para estudantes do Ensino Médio e Fundamental. Propõe-se com ele divulgar a Física através da Astronomia, visto que esta Ciência possui um grau de atratividade bastante grande. Para atrair o público, utilizamos as observações astronômicas de astros do sistema solar (Lua, planetas), bem como de constelações e aglomerados de estrelas.
2) 'Colóquios da Física'
O projeto tem como objetivo divulgar os conhecimentos de Física e disseminar o conhecimento gerado pelo Departamento de Física da UDESC, principalmente, à comunidade acadêmica. Trata-se de um projeto de divulgação científica de abrangência não só acadêmica, como também, para a comunidade em geral.
3) 'Palestras para o Ensino Médio'
O projeto contribui para a divulgação da ciência, em particular da Física, e com isto colabora com as pessoas no trabalho de estimular estudantes a se interessar pela Física.
4) 'Jornal da Física' O projeto visa uma publicação periódica de um jornal que aborda temas de Física-Ciências-Tecnologias, usando uma linguagem acessível para alunos do Ensino Médio, e da população em geral, sendo que o foco da distribuição deste jornal são os alunos do Ensino Médio. O jornal também é divulgado no endereço eletrônico http://www.mundofisico.joinville.udesc.br.
Palavras-Chave:
Extensão Universitária, Astronomia, Física no Ensino Médio, Divulgação Científica.
Programa de Extensão: NEMOBIS - Núcleo de Estudos sobre Mobilidade
Sustentável
Coordenador: Elisa Henning
e-mail: elisa.henning@udesc.br
Departamento de Matemática
Público-Alvo
O público alvo deste programa são os estudantes de Joinville que utilizam a bicicleta como meio de transporte, assim como órgãos municipais de planejamento urbano e viário. Neste ano o programa pretende conscientizar os estudantes de todos os níveis sobre a importância e benefícios do uso de modais de transporte sustentáveis. Nesta edição o foco é a bicicleta.
Resumo da Proposta:
Este programa tem por objetivo a promoção de ações que visam incentivar o uso de modais sustentáveis de transporte, nomeadamente a bicicleta, no município de Joinville. Para atingir o objetivo principal serão realizados três projetos:
Projeto 1 - Atualização e divulgação das vias cicláveis e do índice de qualidade das ciclovias de Joinville. Uma das ações do programa é anualmente atualizar as informações das ciclovias implantadas ou reformadas no ano anterior. Além disso, o projeto pretende continuar a avaliação da qualidade das ciclovias por meio do índice BEQi. Esta ação será complementada pela divulgação dos resultados no blog e do canal de vídeo existentes.
Projeto 2 - Atualização do sistema de mapeamento de ciclovias. Em edições anteriores deste programa foi desenvolvido um aplicativo para smartphones que realiza a coleta do traçado de ciclovias, mostra estes traçados no aparelho e sugere caminhos que possuem ciclovias, dado um ponto de origem e destino informado pelo usuário. Neste ano pretende-se incorporar a este aplicativo a possibilidade de se registrar com foto um problema na ciclovia e enviar esta informação a autoridade responsável.
Projeto 3 - Educação para mobilidade sustentável Esta ação prevê atividades voltadas aos estudantes com o objetivo de incentivar o uso de modais de transporte sustentáveis. Para atingir este objetivo as ações serão divulgadas em períodos específicos como a Semana do Trânsito, o Dia Mundial sem Carro, a Tenda da Ciência, e as feiras escolares nas quais a UDESC/CCT costuma participar, assim como nos eventos promovidos pela Escola Pública de Trânsito.
Palavras-Chave:
Bicicleta, ciclovias, mobilidade urbana, qualidade, educação.
Programa de Extensão: NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias / Edição 2017
Coordenador: Kariston Pereira
e-mail: kariston.pereira@udesc.br
Departamento de Ciência da Computação
Público-Alvo
- Alunos de Escolas Públicas, preferencialmente do Ensino Médio;
- Alunos, Professores e Funcionários da UDESC;
- Alunos, Professores e Funcionários de Outras Instituições de Ensino Superior;
- Cidadãos de Joinville e Região interessados no estudo e prática do Jogo de Xadrez na Universidade;
- Grupos de Terceira Idade atendidos pelo projeto 'Universidade do Idoso'.
Resumo da Proposta:
Este programa de extensão (NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias) visa proporcionar aos alunos, professores e funcionários da UDESC, com ênfase na abertura para participação de qualquer pessoa interessada na comunidade externa, a oportunidade de aprender, praticar, treinar, competir, estudar e pesquisar o xadrez e suas tecnologias dentro da Universidade. Para buscar a concretização desse objetivo, o 'NexT' propõe as seguintes ações de extensão para 2017:
- Projeto 'Sextas Xadrez na Universidade' (SX-U), com o desenvolvimento de sessões lúdico-didáticas orientadas de xadrez todas as sextas-feiras, para propiciar a integração dos participantes e possibilitar a troca de experiências entre os mesmos;
- Projeto 'Torneios de Xadrez na Universidade' (TX-U), com a realização de competições e treinamentos entre os membros e potenciais membros do 'NexT', visando criar condições desafiantes e estimulantes aos interessados em progredir na dimensão esportiva do xadrez;
- Projeto 'Cursos de Xadrez na Universidade' (CX-U), propondo a oferta de cursos de xadrez nos níveis básico e intermediário, permitindo aos aprendizes o acesso ao conhecimento enxadrístico nas fases de abertura, meio-jogo e finais;
- Atividade Especial 'Ensino de Xadrez para a Terceira Idade': ensino de xadrez para o público de terceira idade do projeto 'Universidade do Idoso' (grupo 'Voo Livre'). Com o desenvolvimento continuado deste programa de extensão e de suas ações vinculadas, tem se consolidado na UDESC Joinville uma comunidade de prática junto a um ambiente de pesquisa e estudos interdisciplinares/interdepartamentais, nos quais o jogo de xadrez é o elemento integrador.
Palavras-Chave:
Interdisciplinaridade, Cognição, Conhecimento, Jogo de Xadrez, Universidade
Programa de Extensão: Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC edição 2017
Coordenador: Luciana Rita Guedes
e-mail: luciana.rita.guedes@gmail.com
Departamento de Ciência da Computação
Público-Alvo
O público alvo deste projeto são os estudantes do primeiro e segundo semestres dos cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas além dos estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares de Joinville. São, portanto, 160 estudantes na UDESC e mais uma estimativa (IBGE) de 20 mil estudantes no Ensino Médio em Joinville, tanto em escolas públicas como particulares.
Além disso, estima-se a participação e o envolvimento de pelo menos um docente em cada uma destas escolas. Para o ano de 2017, tem-se a meta de ampliar a abrangência do programa e envolver algumas escolas de ensino fundamental, incentivando-as a participar da modalidade de iniciação. Seriam, neste caso, 10 escolas com estimativa de envolvimento de 40 estudantes em cada escola.
Resumo da Proposta:
O programa 'Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC' entra em 2017 na sua quinta edição. Tem como proposta a divulgação da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) nas escolas de ensino médio, tanto públicas quanto particulares, bem como o incentivo à participação dos estudantes nesta competição. A OBI é realizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP e promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, em moldes parecidos com as olimpíadas de Matemática, Física e Astronomia. No ano de 2017 pretende-se ampliar a divulgação nas escolas de ensino fundamental, dentro da modalidade de iniciação existente na competição. O programa visa ainda a oferta de minicursos na área de programação de computadores para estudantes interessados em preparar-se para participar no evento em edições posteriores. O público alvo engloba também estudantes do primeiro e segundo semestres dos cursos oferecidos pela UDESC, com foco maior para os cursos do Departamento de Ciência da Computação. Esta competição é dividida em duas fases, sendo que a primeira pode é realizada no primeiro semestre e a segunda, quando há classificados, é realizada no início do segundo semestre. Na região norte catarinense, a UDESC é pioneira como universidade sede regional. Como consequências das ações deste programa pretende-se, adicionalmente, fortalecer a divulgação e a imagem da UDESC para o público do ensino médio do município e também fomentar novos talentos para participar da Maratona de Programação, outra competição similar voltada a estudantes de graduação.
Palavras-Chave:
olimpíada, informática, programação de computadores
Programa de Extensão: Playground da Matemática
Coordenador: Ivanete Zuchi Siple
e-mail: iva@joinville.udesc.br
Departamento de Matemática
Público-Alvo
Alunos da Educação Infantil
Alunos de Licenciatura
Professores de Matemática da Educação Básica
Alunos do Ensino Médio
Resumo da Proposta:
O Playground da Matemática, um programa de extensão universitária, que propicia um canal de comunicação entre a universidade e a escola, caracterizando-se pelo desenvolvimento e aplicação de atividades de matemática na Educação Básica, especialmente com ações voltadas à Educação Infantil. Esse programa, em sua quarta edição, é reflexo do trabalho colaborativo entre professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Matemática e Tecnologias da UDESC. Desta forma, três ações integradas estão contempladas:
1) A matemática na educação infantil - ação desenvolvida nos Centros de Educação Infantil visando propiciar atividades que possibilitem à criança a pensar e a resolver problemas, valorizando a comunicação, a exploração de ideias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções intuitivas de estatística, de forma a despertar nas crianças o interesse e a curiosidade acerca da matemática.
2) Profissão Professor: Essa ação visa divulgar a Licenciatura em Matemática nas escolas, atraindo o estudante do Ensino médio para a profissão Professor, bem como divulgar aos professores o mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias.
3) Materiais didáticos-pedagógicos para o ensino de matemática - desenvolvimento de materiais que possibilitem auxiliar os processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e Básica.
Palavras-Chave:
Materiais didáticos, Educação Infantil, Profissão Professor, Matemática
Programa de Extensão: Programa de incentivo à formação de engenheiros
Coordenador: Nicodemus Neto da Costa Lima
e-mail: nicodemus.lima@udesc.br
Departamento de Engenharia Mecânica
Público-Alvo
Alunos dos 2 últimos anos do ensino médio das redes estaduais e privadas do município de Joinville em especial, do norte catarinense em geral e ampliada, se possível, da região do Vale do Itajaí.
Resumo da Proposta:
O número de engenheiros existentes na sociedade brasileira está muito abaixo do observado nos países desenvolvidos. Segundo estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) o Brasil possui 6 (seis) engenheiros por 100 mil habitantes contra 25 (vinte e cinco), observados nos EUA e Japão. Com o intuito de contribuir para o aumento desse número, o presente programa visa estimular a formação de engenheiros, junto aos alunos de nível médio e profissionalizante das escolas da rede estadual e privada do norte catarinense, através de visitas, palestras e exposições de protótipos que relatem/exponham as experiências bem sucedidas da aplicação da engenharia. Para tal serão utilizadas as experiências vivenciadas pelas equipes estudantis Albatroz de Aerodesign e Baja Velociraptor, da UDESC-CCT, na participação em competições estudantis de projeto de engenharia aeronáutica, Aerodesign, e automotiva, Baja, de abrangência regional, nacional e internacional (www.saebrasil.org.br). Para completar as ações do programa, está prevista a construção de um carro BAJA envolvendo alunos da Escola SENAI Norte, em Joinville, com a supervisão e assessoria técnica da equipe Baja Velociraptor. As palestras e mostras procurarão apresentar ao público alvo as etapas de projeto, construção e desempenho dos protótipos de veículos terrestres e aéreos. A assessoria lançará mão da transferência de experiência acumulada pelos membros da equipe Baja Velociraptor aos alunos do colégio, mostrando a eles as etapas do profissionalizante.
Palavras-Chave:
Baja, Aerodesign, ensino de engenharia
Programa de Extensão: Programa de Sustentabilidade nas edificações em Santa Catarina
Coordenador: Ana Mirthes Hackenberg
e-mail: dec2amh@joinville.udesc.br
Departamento de Engenharia Civil
Público-Alvo
Projeto 1 - Usuários de edificações residenciais na cidade de Joinville.
Projeto 2- Comunidade universitária da UDESC, empresários, engenheiros, arquitetos, construtores e usuários de edificações residenciais na cidade de Joinville.
Projeto 3- Usuários de edificações na cidade de São Bento do Sul.
Projeto 4 - Comunidade universitária da UDESC, empresários, engenheiros, arquitetos, construtores e usuários de edificações na região atendida pela radio UDESC.
Resumo da Proposta:
O programa é composto por 4 projetos, dentre eles pretende-se trabalhar abordando a temática sustentabilidade. O projeto 1 almeja o aprofundamento no conhecimento e eficiência dos mecanismos utilizados para o conforto térmico, entre as décadas de 1920 a 1970, nos projetos das residências de Joinville. Para tal, assume-se a metodologia desenvolvida pelo Programa Procel Edifica para avaliar as características térmicas destas residências. Com isso, pretende-se, por meio dos recursos atuais tecnológicos e intelectuais, avaliar as estratégias adotadas para a ‘garantia’ do conforto térmico em um período no qual tais respostas se apoiavam mais sobre o reconhecimento do território e clima do que sobre as constantes inovações da construção civil.tem como foco a avaliação das edificações do período moderno em Joinville. No projeto 2 será desenvolvida uma proposta de edificação sustentável e eficiente, utilizando o conhecimento de diversas especialidades do CCT. O projeto 3, visa levantar elementos arquitetônicos sustentáveis e de eficiência energética na região do planalto norte catarinense (São Bento do Sul). Projeto 4 - Levar ao conhecimento do público em geral o tema 'sustentabilidade e eficiência energética na construção civil' por meio de programetes (pequenos programas) com inserções na Rádio UDESC FM Joinville.
Palavras-Chave:
Conforto térmico, Procel Edifica, Eficiência energética, arquitetura moderna, Joinville
Programa de Extensão: Robótica para a Inclusão Social
Coordenador: André Bittencourt Leal
e-mail: andre.leal@udesc.br
Departamento de Engenharia Elétrica
Público-Alvo
O programa visa abranger um público diversificado, mas com foco em grupos sociais vulneráveis. As atividades da ação Robótica do Amanhã se destinam especialmente a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Já as ações do Grupo de Estudos sobre Robótica Autônoma visam a inclusão social de jovens que cursam o ensino médio, mas contemplam também estudantes de ensino superior. Por fim, as ações do Núcleo de Eventos sobre Robótica abrangem todos estes públicos e amplia o alcance para um público diversificado por intermédio das feiras e exposições realizadas em espaços públicos. Assim, além do aspecto de inclusão social por intermédio da educação junto aos estudantes de ensino fundamental, médio e superior, prevê-se que esta inclusão também se dê por intermédio da divulgação da ciência e tecnologia junto a um público leigo.
Resumo da Proposta:
O programa ‘Robótica para a Inclusão Social’ é constituído de três ações e visa a inclusão de um público diversificado por intermédio de atividades relacionadas com a robótica.
A ação ‘Robótica do amanhã’ concentra-se na inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, através da promoção do primeiro contato com a robótica. Isso se dará por intermédio de atividades com kits de robótica, incentivando-os pela busca do conhecimento, despertando o interesse pelo ensino superior e melhorando a autoestima e autoconfiança. Na ação ‘Grupo de Estudos sobre Robótica Autônoma - GERA’, o objetivo consiste em promover a inclusão social de alunos mais desenvolvidos, através da realização de atividades avançadas de robótica autônoma. A ação pode ser vista como um segundo estágio do ‘Robótica do Amanhã’. Para tanto, serão realizadas oficinas e minicursos, as quais serão voltadas preferencialmente para alunos do ensino médio e técnico. A ação ‘Núcleo de Eventos sobre Robótica – NERO’ tem dois grandes objetivos: promover a inclusão social de um público amplo pela divulgação da robótica móvel e suas aplicações; e dar um terceiro passo em direção à consolidação da inclusão de alunos que já tiveram contato p
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.