Ações de Extensão (2014)
Programas:Edital PAEX 05/2013
CPA:15703/2013
Programa: Educação da Matemática em Movimento
Coordenador: Valdir Damázio Junior
Edital: PAEX 05/2013
Ações Vinculadas Ao Programa:
Vetor de Informação
BOEM – Boletim Online de Educação Matemática
I Simpósio Educação Matemática em Debate
Público Alvo:Docentes e discentes de cursos de licenciatura em Matemática, professores de matemática da educação básica, professores universitários, alunos da educação básica, comunidade escolar, alunos e professores de cursos de pós graduação.
Resumo:O presente programa de extensão pretende ser um meio de divulgação e ampliação das discussões acerca da Matemática e da Educação Matemática. Com esse objetivo o programa consta com três ações, cada uma delas abordando essa temática por uma perspectiva diferente. Umas das ações desenvolvidas será a manutenção de um periódico eletrônico denominado BoEM - Boletim online de Educação matemática que tem por principal objetivo estimular as discussões acerca da educação matemática entre os pesquisadores da área. Outra ação desenvolvida no interior do programa é o jornal Vetor de Informação que tem por objetivos estreitar os laços entre os alunos, professores e técnicos do curso de Matemática da UDESC divulgando os acontecimentos do curso bem como noticias relacionadas à Matemática. Além disso o Vetor de Informação contará com edições temáticas destinadas às escolas municiais e estaduais de Joinville divulgando a Matemática para professores e alunos da rede pública de ensino. Por último o programa contará com a realização de um evento Técnico Científico de abrangência nacional buscando aproximar pesquisadores e professores de matemática visando uma melhoria no ensino de matemática em todos os níveis e também o ensino de matemática para os cursos de engenharias.
CPA: 15404/2013
Programa: Grupo de Estudo em Politicas Educacionais e Sociais - 12º
Coordenador: Jurema Iara Reis Belli
Edital: PAEX 05/2013
Ações Vinculadas ao Programa:
Documentário
Seminário Regional- GEPES- 2º Edição
A hora do Estatuto-ECA- 2º Edição
Público Alvo:
a) 17 conselhos Tutelares
b) 16 conselhos de Direitos
c) 16 Secretárias de Bem estar Social
d) 16 Secretárias Educação
e) 02 Secretarias Regionais de Joinville e Jaraguá do Sul
f) Alunos dos Cursos de Licenciaturas,
g) Alunos dos cursos de Assistência Social,
h) Alunos dos Cursos de Direito.
i) Organizações Não Governamentais,
Publico Indireto: Publico da Rádio UDESC - e todos os 16 municípios atendidos pelo projeto- População total 1.800.000 Hum milhão e oitocentos mil pessoas.
Resumo:O Grupo de Estudo em Politicas Educacionais e Sociais (GEPES), hoje com 12 anos de contribuição em ações de Articulação Regional, tem como objetivo principal a articulação do trabalho em REDE, entre os municípios, proporcionando o fortalecimento das ações dos Conselhos de Direitos e Tutelares Municipais. O Projeto conta com a participação de duas secretárias Regionais de Desenvolvimento de Santa Catarina - Joinville e Jaraguá do Sul, e com todos os 16 Municípios das regionais. As reuniões são Mensais. O Grupo de Articulação é uma caraterística legal que visa o encontro entre os Conselheiros para elaborar ações e Politicas Públicas de desenvolvimento e atendimento em seus Municípios. A troca de experiências, e o debate entre os Conselhos Municipais é uma experiência exitosa em nossa Região.
CPA:15662/2013
Programa: Incluir com Ciência e Tecnologia
Coordenador: André Bittencourt Leal
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: O público-alvo deste programa consiste na comunidade em geral, sendo que em cada projeto interno pretende-se contemplar um público específico. No projeto “Assistiva - Tecnologia para a Inclusão Social” o público-alvo é predominantemente formado por pessoas com deficiência. No projeto “Ciência ao Alcance de Todos” o público-alvo é composto de jovens estudantes e professores, em especial os alunos regularmente matriculados em escolas públicas de ensino médio em situação de risco e vulnerabilidade social. Nas mostras a serem realizadas no contexto do projeto “Ciência ao Alcance de Todos” tem-se como público-alvo crianças, jovens e adultos em geral, além de professores das escolas beneficiadas. No projeto “Robótica e Educação” o público-alvo é basicamente formado por alunos regularmente matriculados em escolas públicas de ensino médio em situação de risco e vulnerabilidade social. Além destes, espera-se também atingir estudantes dos cursos de licenciatura dos cursos de matemática e de física da UDESC para que estes possam incorporar em suas ações práticas inclusivas e estratégias de promoção da acessibilidade. No projeto Inclusão à Distância o foco será principalmente alunos de escolas de ensino médio e de ensino profissionalizante, mas poderão ser atingidos também alunos de cursos de graduação e demais interessados pelos conteúdos que serão ministrados nos cursos e nos tópicos especiais gravados. No projeto PET 20 anos, o público alvo são os acadêmicos do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC; professores do Departamento de Engenharia Elétrica da UDESC, não restringindo a participação de outros docentes do campus; e integrantes discentes e tutores atuantes ou egressos de outros grupos PET.
Resumo: O Programa de Extensão Incluir com Ciência e Tecnologia tem por objetivo promover a inclusão social, em diversas dimensões, por intermédio da ciência e os acadêmicos na discussão sobre ensino em engenharia e educação tutorial. O programa é composto de cinco projetos internos. O projeto “Assistiva”, que tem por objetivo principal promover a inclusão social e a autonomia de pessoas com deficiência por intermédio do desenvolvimento de tecnologias assistivas voltadas para este público. O projeto “Ciência ao Alcance de Todos” que visa à inclusão social da comunidade em geral por intermédio da divulgação e disseminação da ciência e da tecnologia. Este projeto tem uma vertente voltada para auxiliar professores em aulas de física e outra destinada à realização de mostras sobre ciência e tecnologia em locais públicos de grande circulação de pessoas. O projeto “Robótica e Educação” tem por objetivo promover a inclusão social e despertar o interesse pela tecnologia em estudantes regularmente matriculados em escolas públicas por intermédio do uso de kits de robótica móvel. O projeto 'Inclusão a Distância' visa promover a inclusão de jovens por intermédio de cursos não presenciais a serem disponibilizados no ambiente de educação a distância www.iad.joinville.udesc.br. Por fim, o projeto 'PET 20 Anos' visa envolver os acadêmicos do Centro de Ciências Tecnológicas e demais interessados em ações que promovam aprendizado, discussão e troca de conhecimentos referentes à educação em engenharia e à educação tutorial nas universidades, permitindo que o estudante tenha argumentos e base para questionar e atuar na sua própria formação.
CPA: 15746/2013
Programa: Maratonas de Programação 2014
Coordenador: Claudio Cesar de Sá
Edital: PAEX 05/2013
Ações Vinculadas ao Programa:
Seletivas Internas 2014
Oficinas de Programação 2014
Oficinas de Matemática 2014
Público Alvo:
Estudantes de informática, computação e exatas do CCT/UDESC
Estudantes de outros Centros da UDESC
Professores do DCC - Professores de outras IES (presencial e remotamente)
Estudantes de outras IES (presencial e remotamente)
Profissionais de empresas (participantes como convidados)
Resumo: Proposta: A maratona de programação é uma competição internacional promovida pela Association for Computing Machinery (ACM-ICPC), tendo como parceria, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Fundação Carlos Chagas. A competição consiste em equipes de três alunos que devem resolver o maior número de problemas (relacionados à programação) no menor tempo possível. A prova é realizada em três fases: regional, nacional e internacional. A fim de obter melhores resultados, o presente programa visa trazer aos estudantes universitários da UDESC, extensivo a toda comunidade acadêmica, a oportunidade de praticar e aperfeiçoar os princípios da lógica e programação de computadores. Ressalta-se que a arte-ciência da programação é a atividade núcleo de um curso de computação e afins. É requisito básico do profissional de computação: projetar e construir algoritmos de modo a ter soluções para problemas, produzidas corretamente e eficientemente Espera-se alcançar tal objetivo através da realização de diversas atividades, tais como: competições de programação (tanto individuais como por equipes), resolução de desafios propostos, seminários sobre resolução de problemas, criação de grupos de estudo, bem como o desenvolvimento de uma plataforma para gerência de tais atividades. Detalhes deste programa: http://www.joinville.udesc.br/maratona
CPA:14674/2013
Programa: Mundo Físico 2014
Coordenador: Lúcio Minoru Tozawa
Edital: PAEX 05/2013
Ações Vinculadas Ao Programa:
Astronomia como Base da Educação Científica 2014
Colóquios de Física 2014
Jornal da Física 2014
Palestra para Ensino Médio 2014
Público Alvo:
O público alvo do programa é variado devido às características do projetos inseridos dentro desta ação. Desta forma, cada um dos quatro projetos possui uma diversificação na abrangência de seu público. 1) o projeto 'Astronomia como base da Educação científica 2014' tem como público alvo preferencial os estudantes do Ensino Médio. Além disso, em menor escala, o projeto pretende atingir a comunidade interna do CCT e a comunidade em geral (através de observações astronômicas regulares). 2) o projeto 'Colóquios de Física 2014' tem como público alvo alunos da licenciatura em Física, mas também é aberto para comunidade em geral. 3) o projeto 'Palestras para o Ensino Médio 2014' possui como público alvo alunos do ensino Médio de Joinville e região; 4) o projeto 'Jornal da Física 2014' visa a divulgação da Física e da Tecnologia, bem como a Ciência como um todo, preferencialmente para alunos do Ensino Médio de Joinville e região. No entanto, esta divulgação pode ser estendida aos alunos do CCT/UDESC e ao público em geral, uma vez que o jornal é disponibilizado on-line na página do Mundo Físico (http://www.mundofisico.joinville.udesc.br).
Resumo:
O Programa de Extensão 'Mundo Físico' já vem sendo desenvolvido desde 2004 e se constitui da união de quatro projetos de Extensão: 1) 'Astronomia como base da educação científica 2014' O projeto é centrado no estudo da Astronomia e será direcionado preferencialmente para estudantes do Ensino Médio e Fundamental. Propõe-se com ele divulgar a Física através da Astronomia, visto que esta Ciência possui um grau de atratividade bastante grande. Para atrair o público, utilizamos as observações astronômicas de astros do sistema solar (Lua, planetas), bem como de constelações e aglomerados de estrelas. 2) 'Colóquios da Física 2014' O projeto tem como objetivo divulgar os conhecimentos de Física e disseminar o conhecimento gerado pelo Departamento de Física da UDESC, principalmente, à comunidade acadêmica. Trata-se de um projeto de divulgação científica de abrangência não só acadêmica, como também para a comunidade em geral. 3) 'Palestras para o Ensino Médio 2014' O projeto contribui para a divulgação da ciência, em particular da Física, e com isto colabora com as pessoas no trabalho de estimular estudantes a se interessar pela Física. 4) 'Jornal da Física 2014' O projeto visa uma publicação periódica de um jornal que aborda temas de Física-Ciências-Tecnologias, usando uma linguagem acessível para alunos do Ensino Médio, e da população em geral, sendo que o foco da distribuição deste jornal são os alunos do Ensino Médio. O jornal também é divulgado no endereço eletrônico http://www.mundofisico.joinville.udesc.br.
CPA:15669/2013
Programa: Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias (NexT)
Coordenador: Kariston Pereira
Edital: PAEX 05/2013
Ações Vinculadas ao Programa:
Projeto Sexta de Xadrez na Universidade (SX-U)
Projeto Torneios de Xadrez na Universidade (TX-U)
Projeto Curso de Xadrez na Universidade (CX-U)
Público Alvo:
Alunos de Escolas Públicas, preferencialmente do Ensino Médio; - Alunos, Professores e Funcionários da UDESC; - Alunos, Professores e Funcionários de Outras Instituições de Ensino Superior; - Cidadãos de Joinville e Região interessados no estudo e prática do Jogo de Xadrez na Universidade.
Resumo:Este Programa de Extensão, intitulado 'Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias' (NexT), pretende permitir aos alunos, professores e funcionários da UDESC, com ênfase na abertura para participação de qualquer pessoa interessada na comunidade externa, a possibilidade de aprender, praticar, competir, estudar e pesquisar o xadrez e tecnologias para o xadrez, dentro da Universidade. Para a concretização de tal objetivo, o Programa 'NexT' propõe as seguintes ações de extensão para 2014: - Projeto 'Sextas Xadrez na Universidade' (SX-U), com o desenvolvimento de sessões lúdico-didáticas orientadas de prática de xadrez todas as sextas-feiras, para propiciar a integração dos participantes e possibilitar a troca de experiências entre os mesmos, com a oferta de tabuleiros em tamanho oficial, e conjuntos de 'xadrez gigante', ampliando sua dimensão lúdica; - Projeto 'Torneios de Xadrez na Universidade' (TX-U), com a realização de competições entre os membros e potenciais membros do 'NexT', visando criar condições desafiantes e estimulantes aos interessados em progredir na dimensão esportiva; - Projeto 'Cursos de Xadrez na Universidade' (CX-U), propondo, para 2014, a oferta de cursos de xadrez no nível básico, ministrados por instrutores capacitados, permitindo aos aprendizes o acesso ao conhecimento enxadrístico introdutório nas fases de abertura, meio-jogo e finais. O CX-U também prevê equipar a biblioteca universitária, propondo a aquisição de amplo acervo bibliográfico na área de xadrez. Espera-se que, com este programa, consolide-se na UDESC uma comunidade de prática enxadrística junto a um ambiente de pesquisa e estudos interdisciplinares/interdepartamentais, das quais o jogo de xadrez seja o elemento integrador.
CPA:14925/2013
Programa: Playground da Matemática
Coordenador: Ivanete Zuchi Siple
Edital: PAEX 05/2013
Ações Vinculadas Ao Programa:
Materiais Didáticos para o Ensino de Matemática
A Matemática na Educação Infantil – 4º Edição
A Construção do Número pela Criança na Educação Infantil – 2º Edição
Público Alvo:
Alunos da Educação Infantil Professores de Matemática Pedagogos Alunos de Licenciatura Psicólogos Demais interessados
Resumo:
Esta ação se caracteriza, por um lado, como fruto de projetos isolados, desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo trabalho colaborativo de professores que atuam nas Licenciaturas, desenvolvendo trabalhos de Matemática na Educação Infantil. Por outro lado, a constatação da necessidade de formação de professores e a falta de materiais didáticos foram a mola propulsora para ampliar o projeto, transformando-o em Programa a fim de oferecer, de maneira integrada, uma ação que contemple a formação tanto de professores quanto de alunos, mediados pela potencialidade de materiais didáticos. Desta forma, pretende-se propiciar aos professores de matemática da educação básica e aos pedagogos uma capacitação mediada pelos recursos dos artefatos potenciais para o ensino e aprendizagem da matemática. Os materiais didáticos desenvolvidos também serão disponibilizados online nos laboratórios institucionais da Licenciatura. Desta forma, este programa contempla, de maneira integrada, três ações: 1) a matemática na educação infantil - tendo como objetivo geral oportunizar as crianças a pensar e a resolver problemas, valorizando a utilização de artefatos para o ensino da Matemática, 2) a construção do número pela criança na educação infantil – que visa subsidiar professores de educação infantil, professores de matemática, pedagogos e psicólogos quanto a compreensão da maneira como a criança com idade entre cinco anos, no período da educação infantil, constrói o número, utilizando como referência a teoria de Piaget e 3) materiais didáticos para o ensino da matemática que objetiva desenvolver Materiais Didáticos (artefatos) que possibilitam auxiliar o processo de ensino aprendizagem da Matemática na Educação Básica.
CPA: 15805/2013
Programa: Programa para Divulgação e Estímulos as Uso das Ciclovias em Joinville - SC
Coordenadora: Ana Mirthes Hackenberg
Edital: PAEX 05/2013
Ações Vinculadas ao Programa:
Atualização do Levantamento das Vias Cicláveis de Joinville-SC
Aperfeiçoamento do Sistema de Mapeamento das Ciclovias de Joinville-SC
Divulgação do Uso Consciente da Bicicleta - Joinville-SC
Público Alvo:
Estudantes e trabalhadores de Joinville que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
Resumo: Neste programa será atualizado o levantamento das vias cicláveis de Joinville, desenvolvido em projeto de pesquisa anterior. Em projetos de extensão anteriores relacionados ao transporte cicloviário da cidade de Joinville foi desenvolvido um sistema web para apresentação das ciclovias mapeadas através de receptores GPS e máquinas fotográficas e posteriormente este sistema web sofreu uma reengenharia de software de forma a torná-lo uma plataforma orientada a serviços que armazena e disponibiliza informações cicloviárias. Após esta reengenharia foi possível implementar um aplicativo para smartphone que realiza conta com funcionalidades para apresentar as ciclovias em mapas e para encontrar o menor percurso (caminho) entre um ponto e outro da cidade, privilegiando o uso das ciclovias existentes no caminho. Espera-se que através da interação com órgãos municipais de trânsito e urbanismo, e escolas de ensino fundamental e médio, seja possível divulgar os referidos sistemas. Com a divulgação será possível evoluí-los de forma a atender melhor as necessidades levantadas pelos seus usuários. Além do aperfeiçoamento do sistema, pretende-se tornar o sistema web num portal para divulgação de conteúdo informativo sobre o uso da bicicleta em Joinville. Também serão desenvolvidas atividades em torno da implementação de campanhas educativas já existentes, levantadas em trabalhos anteriores, e as recomendações para condução segura da bicicleta no trânsito para três públicos distintos: ciclistas; pedestres condutores de veículos automotores. As atividades acima serão implementadas se utilizando de diversos meios de comunicação, isolados ou combinados e divulgação de material bibliográfico elaborado em pesquisa anterior.
CPA:15455/2013
Programa: Programa de Socialização de Software e Hardware Livre na Comunidade - COMEIA/2014
Coordenador:Charles Christian Miers
Edital:PAEX 05/2013
Ações Vinculadas Ao Programa:
Eventos de Socialização de Software e Hardware Livre-2014
Socialização de Software e Hardware Livre 2014
Computação em Nuvem-2014
Público Alvo:
Acadêmicos, Professores , Profissionais liberais, comunidade de Software e Hardware livre nacional e comunidade em geral de Santa Catarina e de outros estados (e.g., Paraná, Rio Grande do Sul, São PAulo, etc.), sendo o público interno e externo a UDESC.
Resumo: O termo 'Software e Hardware livre' é aqui utilizado em referência à modalidade de desenvolvimento baseada nas quatro liberdades. Não se trata de referência a um 'software e hardware gratuito', cuja obtenção/montagem é isenta de qualquer custo, deseja-se fazer referência ao projeto de software e hardware aberto, o qual pode ser estudado, modificado, melhorado e associado a outras soluções abertas. Assim, nas propostas deste programa de extensão bem como nas propostas dos projetos/ações associadas, ao mencionar a expressão 'software e hardware livre' se faz alusão ao software e hardware de projeto aberto sobre o qual se pode exercer as quatro liberdades. Além de desempenhar o papel tradicional de fomentar a cultura de desenvolvimento aberto -- a disseminação dos conhecimentos continuará a ser feita de maneira geral em todas as ações deste programa mediante eventos, palestras, oficinas, pareceres técnicos, minicursos, soluções e desenvolvimentos relativos ao tema do programa ---, para 2014 duas ações específicas estão sendo propostas com essa finalidade: a ação de Eventos que compreende socialização através da participação/organização de oficinas de software livre e eventos nas áreas pertinentes ao programa; e a ação na comunidade Computação em Nuvem que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre o uso e criação de serviços de computação em nuvem gratuitas e baseadas em código aberto (e.g., OpenStack). A terceira ação deste projeto propõe atuação junto à sociedade atendendo a demandas de treinamento, consultorias mais genéricas, desenvolvimento de soluções com o uso de hardware e software livre. Nesta edição foi incluído o Android.
CPA:15109/2013
Programa: Química na Educação - 2a. edição
Coordenador: Tatiana Comiotto Menestrina
Edital: PAEX 05/2013
Ações Vinculadas Ao Programa:
Portal da Química - 3º edição
Materiais Didático Pedagógicos para o Ensino de Química -2º Edição
Química no Ensino Fundamental- 3º Edição
Público Alvo:
A justificativa do público alvo está descrita em cada um dos Projetos. O público alvo total é menor que a soma dos três projetos devido a coincidência de público nos mesmos.
Resumo: As alterações por que passa uma sociedade determinam variações nas relações sociais e, desta forma podem gerar o aparecimento de novos modelos culturais, entre eles a cultura tecnológica que está atrelada com a possibilidade de o sujeito agir a partir de um saber do qual ele se apropria e desenvolve a sua identidade, tornando-se um cidadão tecnologicamente competente. O mundo moderno traz provocações no sentido de buscar nas novas tecnologias através de formas de contextualização, atualização, ampliação e melhoria da prática pedagógica docente. É nessa perspectiva que o portal da química é concebido, como um ambiente de apoio ao ambiente acadêmico, capaz de adicionar serviços, informações e cultura e ser um lugar a mais de intercâmbio entre alunos, professores e sociedade. Outro projeto que está vinculado ao Programa é o de Materiais didático-pedagógicos que possibilita o maior acesso dos estudantes a novas ferramentas educacionais. São instrumentos que se propõem a auxiliar a compreensão de conteúdos de Química. O desafio é a indicação de caminhos adequados para preparar os cidadãos de diferentes segmentos para conviverem em espaços sociais plurais e que emanem conhecimentos, competências e atitudes constantemente atualizados e articulados em termos de teoria e prática. O Projeto Química no Ensino fundamental visa propiciar momentos e espaços de entendimentos básicos e fundamentais das ciências químicas como forma de alcançar a compreensão de fenômenos cotidianos. Serão atividades experimentais e jogos educativos em ambiente adaptado às dimensões da criança e do adolescente e ao desenvolvimento da autonomia e das habilidades científicas.
CPA:14726/2013
Programa: RENEW-Divulgação de Energias Renováveis e Sustentabilidade
Coordenador: Marcio Rodrigo Loos
Edital: PAEX 05/2013
Ações Vinculadas ao Programa:
Construção de um Gerador Eólico
Pura Energia
Escola Sustentável
Website RENEW
Público Alvo:
O público alvo abrangerá em primeiras instâncias acadêmicos dos cursos de graduação em licenciatura e engenharias da UDESC, bem como a comunidade em geral. Cada ação contemplará um público especifico, a saber: Construção de um gerador eólico: Alunos de 4º ano regularmente matriculados em escolas públicas de Ensino Fundamental. Pura Energia: Alunos de 1º a 3º anos regularmente matriculados em escolas públicas de Ensino Fundamental. Escola Sustentável: Alunos de 5º a 9º anos regularmente matriculados em escolas públicas de Ensino Fundamental. Website RENEW: Alunos de ensino fundamental e médio, professores da rede pública e privada e a comunidade em geral. Os alunos-alvo deste programa serão preferencialmente de escolas em situação de vulnerabilidade e risco social. Todas as ações terão também como público alvo professores do Ensino Fundamental. Estima-se que no mínimo 230 professores da rede pública sejam envolvidos nas atividades do RENEW através das palestras, minicurso e website. O número acima foi contabilizado considerando-se um professor por turma de alunos ao qual o minicurso ou palestras foram apresentadas.
Resumo: Neste programa de extensão propomos a realização de diversas ações visando a divulgação dos temas “energias renováveis” e “sustentabilidade”. As ações previstas incluem: 1) Construa um gerador eólico: Acadêmicos irão construir um gerador eólico funcional para instalação no CCT-UDESC e criarão um minicurso intitulado “Construa um gerador eólico” direcionado a alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. O minicurso será aplicado em escolas de Joinville. 2) Pura Energia: Acadêmicos irão elaborar uma cartilha sobre energias renováveis contendo atividades infantis e sugestões de experimentos didáticos simples para alunos de 1º a 3º anos do Ensino Fundamental. Em adição será preparada uma palestra e pôsteres para apresentação em escolas públicas. 3) Escola Sustentável: Uma maquete virtual 3D de uma escola sustentável será preparada para apresentação a alunos de 5º a 9º anos do Ensino Fundamental. 4) Website RENEW: A criação de um website contendo textos em linguagem simples, vídeos e experimentos virtuais oferecerá grande suporte na divulgação de temas relacionados a sustentabilidade. Espera-se motivar os estudantes de ensino fundamental e médio ao aprendizado sobre energias renováveis, instigando a curiosidade e visualização fenomenológica através de experimentos simples e apresentação de nosso gerador eólico e maquete virtual. Estimamos que o programa RENEW atinja mais de 11000 pessoas através de palestras, minicurso e website. Este público alvo é formado por: alunos da universidade (34), alunos de escolas estaduais (3200) e municipais (6000), professores da rede de ensino (230) e visitantes do website RENEW (2000).
CPA:15791/2013
Programa: Udesc na Escola
Coordenador: Valdésio Benevenutti
Edital: PAEX 05/2013
Ações Vinculadas Ao Programa:
Produção em Foco
Pós na Udesc
Desenvolvimento Sustentável
Gestão Ambiental
Público Alvo: Estudantes do Ensino Médio. Empresários da região de Joinville através das associações empresarias. Professores da rede pública estadual e federal.
Resumo: Este programa de extensão tem como objetivo divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia de Produção e Sistemas bem como proporcionar informações e conhecimentos proporcionados pelas disciplinas da área ambiental oferecidas no curso de Engenharia de Produção e Sistemas da UDESC - Joinville para estudantes do ensino médio, professores e empresários da região de Joinville. É composto por quatro informativos: Produção em Foco, Pós na UDESC, Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental. No Produção em Foco é divulgado o curso de Engenharia de Produção e Sistemas as ações de ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia de Produção os cursos oferecidos pela UDESC - Joinville e o vestibular da UDESC. No Pós na UDESC são informados os detalhes dos cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pela UDESC-Joinville e de outros Centros. No Desenvolvimento Sustentável os indicadores das dimensões da sustentabilidade e no Gestão Ambiental os princípios da gestão ambiental que as empresas devem seguir.
Projetos: Edital PAEX 05/2013
CPA: 15290/2013
Projeto: Apresentações do Coral UDESC Joinville V
Coordenador: Regina Helena Munhoz
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Acadêmicos, Servidores da Udesc, alunos de escolas públicas, moradores de lar de idosos, comunidade do entorno da Udesc, etc.
Resumo: Este projeto intitulado Apresentações do Coral UDESC Joinville V pretende dar continuidade aos projetos anteriores que objetivaram realizar apresentações didáticas e culturais através do canto coral em diferentes locais e ocasiões. O repertório abrange música de autores diversos, e diferentes estilos. Um dos objetivos deste projeto de extensão é proporcionar uma experiência musical para os participantes, desenvolvendo, nos mesmos, habilidades artísticas para serem aplicadas ao canto em grupo, bem como fazer apresentações em que os participantes possam mostrar o que estão produzindo. O desenvolvimento de diversos repertórios contribui para o aprimoramento da experiência musical oferecida. Um outro objetivo do projeto é o de representar o centro de ensino na instituição em diversos eventos dentro e fora da universidade. O grupo mantém atividades de ensaio de naipes e ensaio de grupo, sob a regência do Maestro Anderson Maurício do Nascimento. É estabelecido um cronograma de apresentações públicas agendadas previamente.
CPA: 14677/2013
Projeto: Coordenação da Olimpíada Brasileira de Física 2014 no Estado de Santa Catarina
Coordenador: Daniel Vieira
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio
Resumo: Para estimular nos estudantes o interesse pela ciência, e particularmente pela Física, motivando-os junto com seus professores ao estudo e à aprendizagem da Física, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) criou, em 1998, a Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Com a Olimpíada, a SBF pretende estimular os estudantes a enfrentar desafios intelectuais de ordem científica; contribuir para o aperfeiçoamento dos currículos escolares do ensino médio e fundamental na área de ciências; proporcionar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, tanto na área experimental como na área de simulações, e na análise e resolução de problemas; obter informações sobre os limites de conhecimento dos estudantes e nas suas respectivas faixas etárias, níveis de escolaridade e sobre o processo de aprendizagem da Física de maneira geral. Aproximando universidades, professores e estudantes das escolas de ensino médio, e identificando alunos talentosos em Física para estimulá-los a seguir carreiras científicas e tecnológicas, a Olimpíada Brasileira de Física tem merecido atenção da SBF como projeto permanente. A Coordenação Estadual da OBF tem, somado aos anteriores, o objetivo que a Universidade sirva de elo, aproximando as escolas de Ensino médio do Ensino Superior.
CPA: 16389/2013
Projeto: Escola Regional de Informática em Joinville
Coordenador: Luciana Rita Guedes
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Opúblico-alvo deste projeto são os estudantes, professores e profissionais da área de Computação e Informática de Joinville e região. Somente em Joinville, são 11 (onze) instituições de ensino superior (Fonte: IPPUJ, 2012). Destas, 6 (seis) possuem cursos de graduação e pós-graduação na área da ação. Além disso, segundo dados da Secretaria Municipal da Fazenda (JOINVILLE, 2012), há no município um total de 21.182 empresas do ramo de serviços, várias delas com atuação na área, caracterizando a cidade com um pólo de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os profissionais atuantes nestas empresas também caracterizam o público-alvo deste projeto. Salienta-se que, na quantidade de pessoas estimada na tabela de público-alvo, estão sendo considerados todos os indivíduos que serão convidados a participar das atividades ligadas ao projeto, seja através da chamada de trabalhos, da divulgação do evento ou da participação efetiva nos dias de realização do evento.
Resumo: O projeto de extensão 'Escola Regional de Informática em Joinville' tem como proposta a execução de diversas ações que visam a integração da comunidade da área de Computação e Informática da região, propiciando a troca de conhecimentos científicos e tecnológicos, divulgando as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. A Escola Regional de Informática (ERI) é uma ação periódica promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) dirigida a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área de Computação e Informática. Em Joinville, esta ação de extensão será executada na forma de diversas atividades, onde destacam-se: palestras, mini-cursos, apresentação de trabalhos, painéis temáticos, entre outros. O público-alvo são estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de Computação e Informática. Como consequências destas ações pretende-se, adicionalmente, fortalecer a divulgação e a imagem da UDESC perante a comunidade de Joinville e região.
CPA: 15096/2013
Projeto: Formação de Educadores
Coordenador: Fabiola Corrêa Viel
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Professores da educação básica das redes pública estadual e municipal de Joinville e região.
Resumo: Esse projeto tem por objetivo promover a formação continuada de professores da região de Joinville, das redes estadual e municipal nos níveis fundamental e médio na área da química, física e matemática. através de cursos, oficinas, palestras e discussões. Utilizando-se para isso do Laboratório interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) criado a partir de projeto institucional da UDESC financiado pela CAPES. O projeto pretende promover um avanço na formação de professores. Para tanto busca o aprofundamento teórico e experimental dos conteúdos das áreas e entre as áreas, o aperfeiçoamento da prática pedagógica e também promover uma reflexão sobre os saberes produzidos na sala de aula, no contexto escolar e na Universidade e sobretudo desenvolver atividades contextualizadas e interdisciplinares para serem aplicadas nas escolas.
CPA: 15399/2013
Projeto: I9- Núcleo Estudantil de Inovação Tecnológica
Coordenador: Márcia Margarete Meier
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Discentes e egressos do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC e funcionários de empresas de base tecnológica do Estado de Santa Catarina. A maior quantidade de atingidos pela ação consiste nas pessoas que acessam o website do projeto, o qual reúne um conjunto de informações sobre os temas Inovação Tecnológica e Propriedade Industrial, além de notícias, matérias e informações sobre editais de inovação. Para conhecer o website acesse o link abaixo: http://www.i9.joinville.udesc.br/
Resumo: Este projeto visa dar prosseguimento às ações do Núcleo Estudantil de Inovação Tecnológica criado na UDESC-Joinville em 2010, o qual tem por objetivo a disseminação do espírito inovador principalmente junto aos alunos do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, seus egressos e empresas de base tecnológica localizadas no Estado de Santa Catarina. O i9 vem desenvolvendo atividades na UDESC-Joinville, como palestras e cursos acerca do tema inovação tecnológica e propriedade intelectual. Além disso, no intuito de atingir um maior número de pessoas, o grupo mantém uma página na internet com informações sobre o tema.
CPA: 14845/2013
Projeto: Laboratório de Demonstrações e ensino de Física (LABDEF) 2014
Coordenador: Carlos Raphael Rocha
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio, Professores do Ensino Médio Alunos do Curso de Licenciatura em Física.
Resumo: Este projeto de extensão universitária visa à manutenção de um espaço destinado à vivência com a ciência através de experimentos, proporcionando a interação dos jovens com o universo científico, despertando nestes o gosto pelo estudo e pela ciência, além de colaborar no sentido de melhorar seu desempenho escolar nas matérias científicas. A principal função do LABDEF - Laboratório de Demonstrações e Ensino de Física - é o de tornar o conhecimento científico acessível a todos de forma clara e concisa, explorando-se o lado lúdico do Ensino de Física para torná-lo mais agradável e atrativo, despertando assim o interesse do público em aprender. Por intermédio de experimentos de Mecânica, Termodinâmica, Óptica, Eletromagnetismo e Física Moderna, pretende-se incentivar e auxiliar o próprio indivíduo a construir o conhecimento, observando criticamente o fenômeno em análise em cada demonstração. No atendimento ao público faremos uso das seguintes ações metodológicas: visitas, projetos, participação em eventos e outras, conforme viabilidade.
CPA: 13513/2013
Projeto: Manutenção e Atualização do Portal das Licenciaturas e do Site do Grupo PEMSA
Coordenador: Rogerio de Aguiar
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Alunos e Professores do CCT e pessoas da comunidade interessados em obter informações e notícias sobre os cursos de licenciatura do CCT/UDESC.
Resumo: O projeto de extensão visa a melhoria e manutenção da Home Page do Portal das Licenciaturas de modo que este portal se torne um site atrativo e contenha informações relevantes sobre os cursos de licenciatura oferecidos no CCT/UDESC. Serão promovidas reuniões com os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química para decidir sobre os conteúdos a serem disponibilizados no Portal das Licenciaturas do CCT. Além do Portal das licenciaturas também será feita a atualização da Home Page do grupo de pesquisa PEMSA que é um importante canal de comunicação entre os pesquisadores do grupo com a comunidade externa.
CPA: 15377/2013
Projeto: Melhoria no Ambiente de Trabalho em Empresas da Região de Joinville - 2014
Coordenador: Julio Miranda Pureza
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Funcionários das empresas do pólo metal-mecânico, processamento de polímeros, construção civil e serviços de Joinville e região
Resumo: Desenvolver atividades em parceria com a CEREST, tendo como membro externo a profissional da área de saúde Heloiza Rachel Willrich Boell Richter (CEREST). Neste contexto serão realizadas as seguintes atividades: - Avaliação dos ambientes de trabalho para o levantamento de riscos à saúde do trabalhador; - Levantamento de medidas de corretivas para a melhoria dos ambientes de trabalho; - Construção de uma base de dados para monitoramento e controle dos ambientes de risco à saúde. A avaliação dos ambientes de trabalho será feito por equipes compostas por estudantes do curso de graduação em Engenharia Mecânica e o pessoal técnico do CEREST, ao passo que a segunda atividade envolverá os professores participantes do projeto e estudantes da UDESC. Vale ressaltar que outros professores também serão consultados dentro da instituição quando necessário. Deste modo, o projeto fortalece o papel da Universidade na formação de recursos humanos capacitados para a gestão da segurança nos ambientes industriais e de serviço e amplia o seu envolvimento na solução de problemas da comunidade.
CPA: 15727/2013
Projeto:Observatório Tecnológico de Polímeros
Coordenador: Régis Kovacs Scalice
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Acadêmicos, empresários, professores, mestrandos
Resumo: Este projeto visa gerar instrumentos de apoio ao desenvolvimento tecnológico e inovações da economia catarinense, com a criação e transferência ao setor produtivo de observatórios tecnológicos setoriais. A concorrência nos mercados nacionais e mundiais requer a inovação em produtos e processos, sendo o conhecimento um dos fatores competitivos principais que impulsiona e acelera o desenvolvimento técnico e a inovação. O acesso às informações e a geração de saberes regionais e setoriais é a condição fundamental que orienta este projeto. As redes e portais que hoje tem características de ser apenas mídia mostram-se insuficientes frente aos desafios da sociedade do conhecimento. O observatório disporá de um portal, que será a base operacional da rede correspondente, com papel ativo na inovação tecnológica. Pretende-se obter maiores sinergias nos processos de interações entre produtores de conhecimento e demandadores, apoiados pelas informações e comunicações da rede e por ações dos observatórios tecnológicos. Os operadores do observatório terão papel ativo na inovação tecnológica, para coordenar e agir na busca de informações, nas planificações setoriais e regionais e nas negociações envolvendo tecnologias, servindo como um importante meio para, de um lado, descrever o estado de artes e acompanhar tendências mundiais no setor produtivo, e por outro, conhecer e divulgar a realidade tecnológica regional.
CPA: 15739/2014
Projeto:Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
Coordenador: Luciana Rita Guedes
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: O público alvo deste projeto são os estudantes do primeiro semestre dos cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas além dos estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares de Joinville. São, portanto, 80 estudantes ingressantes na UDESC e mais uma estimativa (IBGE) de 20 mil estudantes no Ensino Médio em Joinville, tanto em escolas públicas como particulares. Além disso, estima-se a participação e o envolvimento de pelo menos um docente em cada uma destas escolas.
Resumo: O projeto 'Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC', já em sua segunda edição, tem como proposta a divulgação desta olimpíada nas escolas de ensino médio, tanto públicas quanto particulares, bem como o incentivo à participação dos estudantes nesta competição. A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é realizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP e promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, em moldes parecidos com as olimpíadas de Matemática, Física e Astronomia. O projeto visa ainda a oferta de minicursos na área de programação de computadores para estudantes interessados em preparar-se para participar no evento em edições posteriores. O público alvo engloba também estudantes do primeiro semestre dos cursos oferecidos pela UDESC, com foco maior para os cursos do Departamento de Ciência da Computação. Esta competição é dividida em duas etapas, sendo que a primeira pode ser realizada na própria escola onde o participante estuda. A segunda fase, quando há classificados, é realizada por uma universidade de abrangência na região da escola, neste caso, a UDESC. Conforme consulta feita ao site da OBI, não há outra universidade cadastrada como sede na região norte catarinense, o que tornaria a UDESC pioneira neste espaço geográfico. Como consequências destas ações pretende-se, adicionalmente, fortalecer a divulgação e a imagem da UDESC para o público do ensino médio do município.
CPA: 16020/2013
Projeto: Potencial de Uso de Reciclados em Peças de Mobiliário Urbano
Coordenador: Clovis Dobner
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Cooperativas de catadores, empresas de coleta seletiva, sindicato da industria da construção, comunidade acadêmica do CCT da UDESC, comunidade em geral.
Resumo: Inicialmente, a grade escolar do curso de Engenharia civil era direcionada a profissionais que exerceriam funções técnicas em órgãos públicos de administração municipal e atualmente é direcionada a engenharia sustentável. Desta forma, este trabalho pretende estudar a potencialidade do uso de materiais hoje classificados como passivos ambientais e/ou recicláveis que são resultado do lixo industrial das empresas de Joinville e da coleta seletiva de recicláveis domésticos, como insumos para mobiliários urbanos que são constituídos de componentes estruturais de pequeno porte (bancos, lixeiras, telhas, calhas).
CPA: 15236/2013
Projeto: PIC 2013 – Programa de Iniciação Científica da OBMEP
Coordenador: José Aldo Silva Lima
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Alunos da escola pública do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Resumo: A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. O Programa de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP é realizado em duas frentes de trabalho: uma no Hotel de Hilbert (Fórum na internet administrado pela OBMEP) e, a outra, nos Encontros Presenciais coordenados por um professor orientador. Esta proposta se restringe ao papel do coordenador como professor orientador no desenvolvimento dos Encontros Presenciais do PIC 2013, exercício 2014. Estes encontros estão previstos para serem realizados nas salas G-09 e G-10 do Departamento de Engenharia Mecânica da UDESC Joinville. O proponente coordena e orienta as atividades presenciais de dois polos aos quais estão vinculados aproximadamente 30 (trinta) alunos de escolas públicas da Região Norte do Estado de Santa Catarina: Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e Itapoá selecionados pelo IMPA-OBMEP. Dois monitores (ou monitoras) são selecionados dentre os discentes dos cursos de licenciamento do CCT da UDESC Joinville para auxiliarem nas atividades. Espera-se que por meio desta ação de extensão possamos integrar a UDESC Joinville aos esforços do IMPA-OBMEP em desenvolver e motivar os estudantes das escolas públicas da Região Norte do nosso Estado para a escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.
CPA: 15405/2013
Projeto: Universidade do Idoso – Grupo Vôo Livre – 10ª Edição
Coordenador: Jurema Iara Reis Belli
Edital: PAEX 05/2013
Público Alvo: Atendidos pelo estatuto do Conselho do Idoso.
Resumo: O Projeto apresenta uma proposta de Inserção do Adulto-idoso atendido preferencialmente pelo estatuto do idoso no espaço acadêmico, refazendo os aspectos da aprendizagem como beneficio do processo formativo de todo ser humano e atendendo a um direito Legal. Neste ano de 2014 será dado Destaque para as comemorações aos 10 anos de nascimento do grupo.
Projetos: Edital PASA 13/2013
CPA: 15107/2013
Projeto: XI Semana da Engenharia de Produção e Sistemas - XI SEPS
Coordenador: Valdésio Benevenutti
Público Alvo: Estudantes de Engenharia de Produção e Sistemas.
Resumo: A XI SEPS será realizada em agosto de 2014. O evento contará com palestras, mini cursos, ofinas e visitas técnicas. A previsão é da participação de aproximandamente 450 estudantes.
CPA: 18003/2013
Projeto: XIII Semana de Engenharia Mecânica
Coordenador: Fernando Humel Lafratta
Público Alvo: Prioritariamente alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica do CCT. bem como alunos dos demais cursos do CCT e profissionais ligados às empresas da região de Joinville.
Resumo: A proposta deste evento consiste na realização de palestras, cursos, mesas redondas, depoimentos e outras atividades, em áreas ligadas à engenharia mecânica ou a carreira do profissional, com o objetivo de trazer para dentro do ambiente universitário conhecimentos, práticas ou tecnologias, vividas pelas empresas ou até por outras instituições, que normalmente não são ensinadas dentro das disciplinas que compõe a grade curricular do curso. Com isto pretende-se complementar o processo de aprendizado, permitindo que os participantes tenham uma outra visão do mercado de trabalho, estando mais bem preparados profissionalmente, bem como propiciando a ampliação da sua rede de contatos.
CPA: 17366/2013
Projeto:XIV Semana de Física
Coordenador: Carlos Raphael Rocha
Público Alvo: O público alvo é composto por acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Química. Em edições anteriores houve a participação de acadêmicos dos cursos de Engenharia e, assim, acredita-se que os mesmos também podem aproveitar os minicursos e palestras oferecidos. Serão convidados professores das redes de ensino pública e particular da região de Joinville, além de alunos egressos.
Resumo: A semana acadêmica do curso de licenciatura em física (Semana da Física 2014 ou XIV Semana da Física) é uma ação de extensão que visa integrar acadêmicos, egressos e professores em exercício em atividades complementares e formativas, tais como minicursos, palestras, mesas redondas, apresentações culturais, etc., promovendo um momento de t
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.