Ações de Extensão (2006)
CPA: 002/2006 - DAEX
Projeto: "Prospecção da Matriz Energética de Joinville e Região para Interação da Udesc com o Planejamento e Produção de Energia”.
Edital: PROEX – 01/2005
Coordenador: Adalberto de Araújo Barreto Filho
Área Temática Principal: Tecnologia/Produção e Meio Ambiente
Público Alvo: 10400 - Interno: Corpo docente, discente e técnicos envolvidos com atividades acadêmicas relacionadas com o planejamento e a produção de energia. Externo: Profissionais das instituições relacionadas com os serviços de energia na região delimitada pela atuação proposta pelo projeto, consumidores e usuários deste serviço.
Resumo: Levantamento do fluxo energético envolvido pelos usuários da energia disponibilizada e comercializada na região de Joinville, enfocando o planejamento da expansão e as alternativas de incremento deste insumo, através de soluções locais, oriundas das inovações tecnológicas disponíveis. Propiciar, através da participação, no âmbito das atividades de projeto da extensão universitária, no planejamento deste fluxo, enfocando o dinamismo de sua matriz energética, com uma orientação para a busca de soluções otimizadas. Considera-se as variáveis de sustentabilidade, impactos ambientais favoráveis a viabilidade técnico-econômica, através da identificação de oportunidades de elevada eficácia e rápida implementação. Dar forma e sugerir procedimentos, junto aos órgãos gestores da área, como contribuição da UDESC, na busca de soluções ótimas para o equacionamento da evolução do consumo e produção de energia na região. Serão apreciadas as inovações tecnológicas e as mudanças de configuração, de ordem institucional, política e econômica, identificadas como promissoras á deflagração de evolução desejável.
CPA: 003/06 DAEX
Projeto: “VÔO LIVRE" - UNIUDESC - Universidade para a Terceira Idade
Coordenadora: Jurema Iara Reis Belli
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal:Educação
Público Alvo: 45 – Interno: Não Informado. Externo: Idosos com idade a partir dos 50 anos.
Resumo: O projeto de extensão universitária UNIUDESC, constitui uma proposta de educação permanente, visando reciclar e atualizar os conhecimentos da 3º idade, possibilitando ao mesmo tempo a integração e convivência das diferentes gerações. Além dos cursos, o projeto promove eventos, excursões e palestras com orientações sobre os mais diversos assuntos a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida e incentivar o exercício da cidadania.
CPA: 004/06 DAEX
Projeto: "GEPES - Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Sociais - Versão II”
Coordenadora: Jurema Iara Reis Belli
Edital: PROEX – 01/2005
Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça
Público Alvo: 1830 – Interno: Participação de alunos e professores nos seminários e palestras. Externo: Todos os conselhos de Diretores e Tutelares dos 16 municípios que fazem parte da AMUNESC – Associação dos Municípios da Região Norte do Estado de Santa Catarina e AMVALI – Associação dos Municípios do Vale do Itapocú. Que são: Joinville, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Araquari, Itapoá, Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Barra Velha, Guaramirim, São João do Itaperiú, Schroeder, Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
Resumo: O projeto tem como objetivo discutir a necessidade de se articular ações que contribuam para a melhoria da qualidade educacional e social dos municípios abrangidos pelo projeto. A criação do GEPES – Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Sociais surgiu do encontro informal de um Grupo de Articulação Regional de Ações em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A proposta multidisciplinar do projeto é de atuar de forma a fortalecer este grupo de articulação através de ações coletivas. O GEPES, hoje através deste grupo desenvolve trabalhos integrados aos dezesseis municípios da região norte/nordeste que abrange a AMUNESC e AMVALI.
CPA: 005/06 DAEX
Programa: “Informática e Solidariedade como Ato de Cidadania”
Coordenadora: Susana Claudino Barbosa
Edital: PROEX – 01/2005
Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça. Tecnologia e Produção.
Público Alvo: 306 – Interno: Professores e alunos. Externo: Jovens da casa da Mãe Abigail, idosos do Lar do Idoso Betânia e alunos das Escolas Estaduais Rui Barbosa e Profª Maria Amin Ghanem.
Resumo: A informática é hoje uma linguagem universal e quem não dominá-la terá dificuldades de adentrar no mundo do trabalho. Além do mais o conhecimento básico da informática poderá possibilitar a leitura de mundo mais abrangente provocando o direcionamento para o alcance da autonomia das pessoas mais carentes e diminuindo a taxa de marginalidade do país. O programa ainda tem a preocupação de estimular nos acadêmicos do CCT a prática do trabalho solidário e da responsabilidade na construção de si como cidadão preocupado com a condição humana, bem como auxiliar os jovens carentes no processo de ensino-aprendizagem para a construção da cidadania. Entende-se então que os objetivos do programa como um todo sejam importantes como elementos que agregam na formação profissional dos acadêmicos do CCT, possibilitando-lhes um conhecimento maior das necessidades dos setores mais carentes da sociedade. Esses fatores reunidos atendem as exigências dos novos paradigmas para a formação acadêmica e profissional.
Projetos vinculados ao programa: Informática na Escola Estadual Rui Barbosa; Informática na Escola Estadual Profª Maria Amin Ghanem; Solidariedade como Ato de Cidadania – Lar idoso Betânia; Apoio pedagógico á Casa da Mãe Abigail.
CPA: 008/06 DAEX
Projeto: "Atendimento Jurídico e Informática”
Coordenador: Luiz Gonzaga Martins
Edital: PROEX- 01/2006
Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça
Público Alvo: 50 – Interno: Comunidade Acadêmica. Externo: Ex-alunos recém formados.
Resumo: O CCT é um dos Centros da UDESC com maior número de professores, alunos e funcionários. Diuturnamente, boa parte dessa comunidade se vê diante de questões jurídicas relevantes que podem implicar prejuízo, inclusive para sua vida laborativa e/ou estudantil. É sabido que uma consulta a advogado é cara e esta ao alcance de poucos, donde as constantes consultas pelos corredores. O egresso da Universidade muitas vezes se vê em dificuldade de começar suas atividades, na hora de contratar um colaborador, ao celebrar um contrato comercial ou cível. Por falta de meios adequados muitas vezes se fazem negócios de garantia duvidosa ou se leva prejuízo por desconhecimento ou descaso com detalhes que não escapariam em uma pequena conversa com um advogado. Dentro do espírito de aproximar a Universidade da Comunidade e levar até ela o produto de seu saber é que se insere este projeto. Este projeto possui uma complementaridade com a disciplina “Direito Aplicado á Engenharia” sob a responsabilidade do coordenador.
CPA: 009/06 DAEX
Projeto: "Portal Eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de materiais”
Coordenador: Sérgio Henrique Pezzin
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Comunicação e Tecnologia/Produção
Público Alvo: 5100 – Interno: Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGCEM). Externo: Comunidade Científica da área de Ciência e Engenharia de Materiais, incluindo consultores e órgãos de fomento á pesquisa.
Resumo: Pretende-se ampliar a transparência e a eficiência do acesso a informação e interação entre professores, alunos e comunidade científica, em relação ás atividades desenvolvida no PGCEM. O acesso ao site permitirá a visualização dos dados sobre o programa e, além disso, a imagem que o programa dá de si mesmo. Deste modo: 1- Os candidatos á pós-graduação poderão escolher com mais critério as áreas de seu interesse. Consideramos que eles constituem o público por excelência de nosso site e queremos que cada vez mais o consultem para fazer escolhas adequadas. 2- A comunidade científica poderá conferir a qualidade dos projetos desenvolvidos no PGCEM, com a divulgação das dissertações e trabalhos publicados pelo programa. 3- O Portal Eletrônico do PGCEM é uma ferramenta on-line desenvolvida com o intuito de agregar ao cotidiano dos professores sua utilização como facilitador para a publicação de seus trabalhos, sejam estes matérias para suas disciplinas, notas semestrais, trabalhos, projetos ou ensaios, criando uma cultura mais dinâmica de acesso e fornecimento de informação de cunho acadêmico. 4- O estudante poderá aprender on-line, porque é importante que os sites disponibilizem conteúdos e não apenas regras ou formalidades, incluindo links para artigos ou livros que proporcionem um enriquecimento dos usuários da internet.
CPA: 010/06 DAEX
Programa: “Inclusão Digital”
Coordenador: Alan Christian Schimitt
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Educação e Tecnologia/Produção.
Público Alvo: 202 – Interno: Professores, funcionários e alunos. Externo: Comunidade de Joinville e região.
Resumo: Tendo em vista que a tecnologia esta cada vez mais em nosso cotidiano é evidente a necessidade de preparar o educador/cidadão para usar e ter condições de interpretar os efeitos sociais da mesma. A comunidade beneficiada pode aprender a usar e aproveitar os recursos tecnológicos na área da informática, estando assim inclusos em uma sociedade cada vez mais digital. Os projetos também têm importância profissional do bolsista, no sentido de proporcionar a ele conhecimento humano que vem complementar o conteúdo tecnológico absorvido nos cursos da UDESC-Joinville. As atividades realizadas nos projetos anteriores comprovam a importância da disseminação da tecnologia no que diz respeito à internet. Assim pretendem-se dar continuidade as atividades anteriores apoiando ao usuário UDESC e a comunidade da terceira idade, bem como outros usuários no ingresso e no uso da rede internet através da realização de palestras e mini-cursos.
Projetos vinculados: Informática Básica Gratuita para Adultos; Informática para Escolas Públicas e Informática nos Bairros.
CPA: 011/06 DAEX
Programa: “Comunidade na Udesc”
Coordenador: Álvaro TANCREDO Dippold Júnior
Edital: PROEX – 01/2005
Área Temática Principal: Cultura; Comunicação; Tecnologia e Produção
Público Alvo: 404920 – Interno: Alunos, professores e funcionários. Externo: Comunidade de Joinville.
Resumo: Promover a integração da Udesc-Joinville com a comunidade da qual faz parte. Programa que tem os projetos vinculados: 1-Echolink – Tecnologia para defesa civil, este projeto consiste em uma estação Echolink para defesa civil, uma união da tecnologia IP por voz e equipamentos de transmissão de rádio, possibilitando o contato entre as estações de transmissão mesmo muito distantes entre si sem a necessidade de emissoras de alta potência, podendo um rádio amador falar com outro do lado oposto do mundo com a mesma alto qualidade das transmissões VHF ou UHF. 2- TV Amadora-(ATV), no projeto do DCBS e do DEE TV amadora (ATV) será instalada uma TV amadora no campus do CCT para diminuirmos a exclusão cultura em Joinville. Utilizaremos tecnologia nacional e importaremos tecnologia, pois esta área ainda é pouco estudada em nosso país. Uma vantagem de ser uma ATV é que não há obrigatoriedade de ficarmos 24 horas por dia como nos canais culturais, assim teremos mais liberdade quanto a nossa programação. Outra vantagem de nossa ATV é que ela não ajudará apenas a formar acadêmicos do CCT, ela ajudará também alunos de outras universidades – estudantes de jornalismo, direito, biologia, medicina, etc – que queiram divulgar suas ações em nossa ATV como ACE, Bom Jesus, IELUSC, IST, Univille, UTESC entre outras. 3 – Eventos de Extensão Comunidade UDESC, é um projeto de convite á alunos, professores, funcionários técnico-administrativos da UDESC-Joinville, outros Centros da UDESC, bem como a pessoas da Comunidade Joinvillense e região, para que participem do Comunidade na UDESC, oferecendo eventos de extensão universitária culturais de entretenimento tais como oficinas, apresentações, palestras, mini-cursos, mostras e/ou outras atividades de curta duração, de caráter cultural, social ou educativo.
Projetos vinculados: Rádio Amadorismo Via Echolink para Defesa Civil, ATV - TV Amadora UDESC - Joinville, Eventos de Extensão Comunidade UDESC.
CPA: 012/06 DAEX
Programa: “Semana da Física”
Coordenador: Milton José Cinelli
Edital: PROEX – 01/2005
Área Temática Principal: Educação
Público Alvo: 4500 – Interno: Comunidade Universitária. Externo: Professores e alunos do ensino médio.
Resumo: Objetivos Gerais: Divulgar a Física junto a Comunidade; Oferecer aos alunos do Curso de Licenciatura em Física da UDESC as atividades acadêmicas Científico-Culturais necessárias para a integralização do Curso. Objetivos Específicos: Interagir com professores, escolas e Instituições de todo o estado de Santa Catarina; Capacitar alunos da UDESC e professores do ensino médio; Apresentar a Física como uma ciência prática inserida no cotidiano e Incentivar parcerias entre a Universidade e a Comunidade.
Projetos vinculados: Palestras da VI Semana da Física; Mini-Cursos; Apresentação do Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Exploração (LABIDEX) da UFSC.
CPA: 013/06 DAEX
Programa: “Física Escolar – Formação Continuada, Ensino e Divulgação”
Coordenadora: Ivani Terezinha Lawall
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Educação
Público Alvo: 5400 – Interno: Professores e acadêmicos da UDESC. Externo: Professores e alunos do Ensino médio.
Resumo: - Divulgar a Física junto á comunidade; Efetivar e ampliar relações de parceria com os professores e as escolas de Ensino Médio da região norte de Santa Catarina, de modo que, se efetivem ações didático-pedagógicas diferenciadas e inovadoras que promovam uma institucionalização de espaços de formação continuada para professores de física e de divulgação do conhecimento científico-tecnológico para estudantes do Ensino Médio. Contribuir para o aprendizado, aumento do interesse e divulgação da Ciência Física no Ensino Médio e para o público em geral, formando sujeitos mais autônomos diante da Ciência, da Atividade Científica e dos Artefatos Tecnológicos.
Projetos vinculados: Coordenação da Olimpíada Brasileira de Física no Estado de Santa Catarina; Laboratório de Demonstrações e Ensino de Física (LABDEF); Atualização Conceitual e Didática de Professores de Física do Ensino Médio.
CPA: 014/06 DAEX
Programa: “Mundo Físico”
Coordenador: José Fernando Fragalli
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Educação
Público Alvo: 15790 – Interno: O programa envolverá um grande número de alunos de graduação, professores, ex-alunos e colaboradores eventuais, que participaram como voluntários na elaboração: a) Um número próximo de 10 alunos de graduação, preferencialmente do Curso de Licenciatura em Física, terá oportunidade de ministrar aulas no Curso Pré-Vestibular CTT. B) 4 grupos de 5 alunos cada irão preparar (revisar o material já existente) e ministrar 24 palestras para os alunos das escolas de ensino médio de Joinville e região. c) Um número expressivo de alunos de graduação, preferencialmente do Curso de Licenciatura em Física, colaborará de forma permanente com a preparação de materiais para o jornal “Mundo Físico”, e outro grande volume de alunos na distribuição do jornal nas escolas e na própria Udesc. Externo: a) 160 alunos (80 a cada semestre) tendo já concluído o Ensino Médio terão a oportunidade de assistir aulas preparatórias para os vestibulares de verão/2006 e inverno/2007 da Udesc. b) Cerca de 20 turmas de escolas de Ensino Médio com cerca de 30 alunos cada, receberão palestras sobre diferentes assuntos de Física, Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade, Magnetismo, Óptica, História da Física e Aplicações da Física. c) Serão distribuídos cerca de 6 edições do Jornal “Mundo Físico” em torno de 1500 exemplares cada, atingindo mais de 15 mil alunos e professores do Ensino Médio e Fundamental.
Resumo: Integrar alunos e professores dos cursos de graduação do CCT com alunos e professores das escolas de ensino médio de Joinville e região, numa troca de experiências, conhecimentos e vivências do dia-a-dia do ensino, incentivando o estudo, divulgando a Universidade e estimulando ações cidadãs àqueles que consideram a educação uma ferramenta fundamental para o crescimento cultural e para justiça social.
Projetos vinculados: Entendo a Física para o vestibular; Palestras para alunos do ensino médio e o Jornal da Física.
CPA: 015/2006 - DAEX
Programa: ”Semana da Engenharia Elétrica – STEEL 2006”
Edital: PROEX – 01/2006
Coordenador: André Bittencourt Leal
Área Temática Principal: Tecnologia e Produção
Público Alvo: 600 - Interno: corpo docente e discente do CCT. Externo: profissionais que atuem da área.
Resumo: A VI SETEEL – Semana Tecnológica da Engenharia Elétrica a ser realizada de 21 á 25 de agosto de 2006, constituí se de uma semana visando proporcionar aos alunos um maior contato com as atividades relacionadas a seu curso e promover um meio de atualização, integração e reciclagem para os profissionais da área. O evento pretende apresentar novas tecnologias utilizadas pelo mercado, pela realização de palestras e mini-cursos na área de Engenharia Elétrica, tentando melhorar a integração Universidade-Empresa, caracterizando uma extensão-universitária.
Projetos vinculados ao programa: Ciclo de Palestras da VI SETEEL; Curso de Oratório, Robótica, Oficina de Engenharia Elétrica; Redes Convergentes; Mini Curso de Sistema de Acionamento Estático para Motores de Indução Trifásicos; Uso Racional de Energia Elétrica Doméstica; Mini Curso da Labview.
CPA: 016/06 DAEX
Projeto: “Ciclo de Palestras”
Coordenador: Celso José Faria de Araújo
Edital: PROEX – 01/2005
Área Temática Principal: Tecnologia e Produção
Público Alvo: 2900 – Interno: Acadêmicos e professores. Externo: Profissionais ligados a área tecnológica. Cursos de Divulgação: Comunidade universitária e/ou extra-universitária. Curso de Atualização ou Treinamento: alunos ou profissionais da área de conhecimento do curso. Cursos de aperfeiçoamento: Professores de 1º e 2º graus, técnicos e profissionais graduados na área de conhecimento do curso. (Resolução 146/92 – CONSEPE). Resumo: O ciclo de palestras, a ser realizada durante todo ano de 2006, constitui-se de uma palestra por semana abordando diversos temas nas mais variadas áreas, proporcionado aos alunos um maior contato com as atividades relacionadas à vida acadêmica e promover um meio de atualização, integração e reciclagem para os profissionais da área.
CPA: 017/2006 - DAEX
Programa: Semana da Engenharia Mecânica
Edital: PROEX – 01/2005
Coordenador: Gustavo José Felury Charmillot
Área Temática Principal: Tecnologia e Produção
Público Alvo: 600- Acadêmicos e professores e profissionais ligados á Engenharia Mecânica a áreas a fins. O programa pretende também fortalecer as relações entre universidade e a comunidade e empresas de Joinville e região.
Resumo: A semana da Engenharia Mecânica é um evento regular e já incluído no calendário acadêmico da instituição. Sua realização se justifica pela necessidade de complementar o currículo do curso com atividades que ampliem o conjunto de informações oferecidas ao corpo discente, bem como estimulem os alunos, especialmente das primeiras fases, ao participar dos projetos ora desenvolvidos no departamento. Outro aspecto de importância é a necessidade de ampliar os canais de contato entre os corpos discentes e docentes do CCT-UDESC e as empresas e outras instituições da área de Engenharia Mecânica.
As Diretrizes Curriculares dos curós de Engenharia enfatizam a importância das atividades extracurriculares e a experiência acumulada nestes últimos anos comprova os benefícios destas atividades. Projetos vinculados ao programa: Semana da Engenharia Mecânica 2006; Curso de Extensão Cogeração; Curso de Extensão Usinagem Ecológica.
CPA: 018/06 DAEX
Programa: “Posicionamento do Depto de Engenharia Mecânica Frente á Comunidade”
Edital: PROEX – 01/2006
Coordenador: Júlio Miranda Pureza
Área Temática Principal: Tecnologia e Produção
Público Alvo: 1450 - Interno: Acadêmicos do CCT e Professores. Externo: Comunidades externas, em especial profissionais de empresas de Engenharia Mecânica e áreas afins, estudantes de 2º grau. Resumo: A região norte de Santa Catarina é hoje um dos mais importantes centros industriais do país, com empresas de grande, médio e pequeno porte e com diferentes graus de desenvolvimento tecnológico. Este contexto cria para a as instituições públicas de ensino superior e de pesquisa condições muito favoráveis para o desenvolvimento de atividades de cooperação, cumprindo o papel de fomentar o desenvolvimento econômico e social, bem como facilitando o ingresso de seus formando no mercado de trabalho. O Departamento de Engenharia Mecânica realizou em 2004 um processo de avaliação interna que gerou um diagnóstico estratégico e indicou a necessidade de um novo posicionamento da instituição frente à comunidade, que integre e amplie as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. Desde modo, é importante continuar o planejamento estratégico da instituição, bem como ensejar atividades que projetem o DEM, como cursos de educação continuada, palestras de conteúdo técnico-científico e através da divulgação das atividades desenvolvidas no DEM. Nesta linha de trabalho, esta em curso um projeto de extensão: Promoção e divulgação das atividades do DEM junto á comunidade; e foram realizados em 2005 os trabalhos: The Balanced Scorecard as the guideline for the management of mechanical engineering courses, apresentado no XVIII International Congress os Mechanical Engineering – COBEM2005 e Departamento de Engenharia Mecânica da UDESC. Em busca de um modelo eficaz de relacionamento com a comunidade, apresentado no VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária.
Projetos vinculados ao programa: Programação e Divulgação das Atividades do DEM junto á Comunidade II; Planejamento Estratégico do DEM; Atualização do conhecimento e Educação Continuada para Engenheiros Mecânicos do Pólo Metal-Mecânico de Joinville.
CPA: 019/06 DAEX
Programa: “Coleta Seletiva”
Coordenador: Luiz Veriano O. Dalla Valentina
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Meio Ambiente
Público Alvo: 2660 – Interno: CCT Joinville e São Bento do Sul. Externo: Creche e um Centro Educacional.
Resumo: Este programa tem como objetivo geral despertar, estimular, incorporar o hábito, divulgar idéias e conscientizar as comunidades acadêmicas do CCT em Joinville e São Bento do Sul, do Centro Educacional Infantil Criança Feliz e da Creche Pequenos Brilhantes sobre a importância da coleta seletiva do lixo, contribuindo assim para enfrentar um dos grandes problemas ambientais atuais e desenvolver uma tendência atual: A Responsabilidade Social, pois o material deverá ser vendido e a verba arrecada será doada para as instituições constantes do programa, e destinada à compra de livros para as bibliotecas destas.
Projetos vinculados ao programa: Coleta Seletiva no CCT, Joinville e em São Bento do Sul; Coleta Seletiva na Creche Pequenos Brilhantes e Coleta Seletiva no Centro Educacional Infantil Criança Feliz.
CPA: 020/06 DAEX
Projeto: "Diagnóstico Preliminar Sobre o Uso da Bicicleta em Joinville”
Coordenadora: Ana Mirthes Hackenberg
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Meio Ambiente
Público Alvo: 150.200 – Interno: Usuários de bicicleta da UDESC. Externo: Usuários de bicicleta na cidade de Joinville.
Resumo: O objetivo do projeto é avaliar a realidade do usuário da bicicleta no Município de Joinville, suas principais movimentações diárias, suas dificuldades e ansiedades quanto ao uso da bicicleta. O projeto se enquadra como extensão universitária, pois a bicicleta é um veículo barato muito utilizado por estudantes e trabalhadores. Analisar o seu uso na cidade, em conjunto com técnicos do IPPUJ, programando contagens em diversos pontos do sistema viário, para obter uma cobertura parcial da área urbana irá contribuir para avaliar e complementar as propostas de implantação de ciclovias na cidade.
CPA: 021/06 DAEX
Projeto: "Uma análise da Arquitetura Joinvillense. Avaliando-se a Influência da Arquitetura dos Imigrantes e o Conforto Ambiental”
Coordenadora: Ana Mirthes Hackenberg
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Cultura
Público Alvo: 240 – Interno: Conhecimento de aspectos culturais e arquitetônicos da cidade. Externo: Profissionais e acadêmicos da cidade de Joinville.
Resumo: Efetuar um levantamento e análise de edificações de diferentes épocas na cidade, avaliando o conforto ambiental nestes diferentes períodos. Divulgar estas estratégicas de obtenção de conforto ambiental no projeto entre os profissionais e estudantes de arquitetura e engenharia civil.
CPA: 022/06 DAEX
Projeto: "Implantação de um Programa de Uso Racional da Água no Campus do CCT/UDESC - Parte II”
Coordenador: Doalcey Antunes Ramos
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Meio Ambiente
Público Alvo: 3935- Interno: Todos os usuários do campus (discentes, docentes, demais colaboradores da UDESC, colaboradores de empresas prestadoras de serviços dentro do Campus. Externo: Visitantes e comunidade em geral que participa de programas ou projetos de extensão dentro do Campus.
Resumo: O presente projeto visa á realização de um estudo para implantação de um Programa de Uso Racional da Água – Pura – No Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC. A proposta é estruturada em etapas integradas que envolvem ações tecnológicas e comportamentais para reduzir e controlar o consumo de água. Na primeira parte, referente ao primeiro ano do projeto (2005-2006), em andamento, esta sendo realizada a etapa de levantamento de dados, que vai desde a determinação e caracterização dos usuários do sistema hidráulicos disponíveis até o levantamento e cadastramento de todos os pontos de consumo do campus. Como resultado do levantamento da primeira etapa, será apresentado um trabalho, sob forma de pôster no Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, a ser realizado em Joinville na primeira semana de abril de 2006. A segunda etapa, continuação da primeira, que é o objetivo do presente projeto, visa propor um sistema de medição que permita o acompanhamento e a detecção de anomalias no consumo de água bem como detecção e proposta para correção de perdas físicas. Para a Universidade do Estado de Santa Catarina, a realização deste projeto trará, além do benefício financeiro gerado pela economia de água, a oportunidade de adequação do Campus, através da extensão universitária, a um conjunto de ações consagradas no âmbito da Sustentabilidade ambiental. Estas ações são fruto de estudos específicos realizados no Brasil pelo PURA-USP e de históricos de implantação de programas semelhantes em outros campi universitários, como o da Universidade de São Paulo e da Universidade de Campinas.
CPA: 023/06 DAEX
Programa: “Programa Integrado de Atendimento á Jovens e Adolescentes de Florianópolis e São Bento do Sul”
Coordenador: Alfredo Balduíno dos Santos
Edital: PROEX – 01/2005
Área Temática Principal: Cultura; Direitos Humanos; Educação e Saúde
Público Alvo: 440 – Interno: Professores e estudantes. Externo: Jovens e adolescentes oriundos das camadas populares.
Resumo: O presente programa é uma iniciativa que busca unificar duas experiências bem sucedidas de extensão universitária da UDESC, (futebol para o Futuro/CCT e NEAB/CCE), com a finalidade de desenvolver ações voltadas para um dos setores mais frágeis da população brasileira, a juventude. De acordo com os dados do Relatório da Adolescência Brasileira, divulgados pela UNICEF, o Brasil evolui no ranking mundial de combate a mortalidade infantil, ao mesmo tempo em que oito milhões de adolescentes encontram-se num quadro de miséria e falta de escolaridade, tornando-se as principais vítimas da violência urbana. Queremos realizar um projeto piloto nas cidades de São bento do Sul, Joinville e Florianópolis, com intuito de testar algumas das nossas estratégias, em um futuro próximo estender em parcerias com professores de outros Campi da UDESC e de outras agências públicas para demais regiões do estado.
Projetos vinculados: Futebol para o Futuro – São Bento do Sul e Florianópolis; Educação Continuada de Jovens e Adolescentes – São Bento do Sul e Florianópolis e Pré-vestibular Comunitário.
CPA: 026/06 DAEX
Programa: "Software Livre na Comunidade”
Coordenador: Charles Christian Miers
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Tecnologia/Produção
Público Alvo: 1500 – Interno: Acadêmicos, professores e funcionários. Externo: Profissionais ligados á ciência da computação, sistema de informação e afins. Gestores de recursos de informação, profissionais administrativos.
Resumo: O Governo do Estado de Santa Catarina, através da LEI Nº 12.866 de 12 de Janeiro de 2004, instituiu o uso preferencial do Software Livre em repartições de sua jurisdição, tornando deste modo a qualificação de pessoas para esse novo contexto uma real necessidade. Nesse sentido a UDESC, acima de tudo por ser uma instituição pública e buscando atender ao princípio do ensino, pesquisa e extensão, tem como responsabilidade auxiliar na disseminação de conhecimento e diminuição do contrate tecnológico na comunidade aonde se encontra inserida. Além do fator da qualificação, é essencial que a comunidade interessada entenda os motivos e as conseqüências do uso desse novo paradigma tecnológico, de modo que as ações tenham coerência e atendam aos objetivos proposto pelo governo. Nesse ponto, as opiniões tanto do Governo do Estado de Santa Catarina e o Governo Federal, convergem no que tange ao incentivo do uso de Software Livre de uma maneira ampla, não somente abrangendo os usuários/profissionais, mas também os desenvolvedores de soluções. Há a busca pelo incentivo ao uso de padrões abertos e baseados em Software Livre que estimulam o desenvolvimento tecnológico e novos negócios. Percebe-se que, diante desse novo cenário mutável das tecnologias de informação, o presente programa apresentado contempla aspectos de instrução cultural e aperfeiçoamento profissional (Projeto de Extensão “Inovando com Software Livre na Comunidade” e Projeto de Extensão “Comunidade de Software Livre na UDESC – CCT”. Portanto, constata-se que além dos fatores institucionais pela extensão desse programa, existe também a realidade do próprio CCT/UDESC (não obstante da própria UDESC como um todo) de estar em conformidade coma a legislação estadual, além de buscar a vanguarda tecnológica. O programa busca atender tanto aspectos do CCT/UDESC como da comunidade, através de projetos e cursos que confirmam as iniciativas governamentais e vem ao encontro com os anseios da comunidade. Este programa trata-se de uma renovação do programa já existente, sendo o principal diferencial para a nova edição a parceria que esta sendo firmado com o “Programa Fome Zero Joinville” que possibilitará a formação de instrutores e material didático para membros das comunidades e seis localidades distintas de Joinville. Tal atividade além de promover o uso do Software Livre proporcionará maior conhecimento da comunidade sobre as atividades da UDESC na região, visto que todo o material emitido (diplomas, apostilas, etc.) levará o logotipo da instituição.
Projetos vinculados: Inovação com Software Livre na Comunidade; Comunidade de Software Livre na UDESC-CCT; Inovando com Software Livre na Comunidade.
CPA: 029/06 DAEX
Programa: “VIII Semana da Computação”
Coordenadora: Luciana Rita Guedes
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Tecnologia/Produção
Público Alvo: 700 – Interno: Acadêmicos, funcionários e professores. Externo: Profissionais ligados á Ciência da Computação, Sistema de Informação e área afins; estudantes da área de Computação e Informática de outras instituições de ensino.
Resumo: A Semana da Computação da UDESC já realizada em sete edições anuais anteriores e, por isso, caracteriza-se como tradição tanto entre o público acadêmico quanto da comunidade da região. Neste tempo em que vem sendo realizado, o evento tem sido caracterizado como um importante momento de integração entre a comunidade da região e a Universidade, seja através da promoção de palestras, mini-cursos, concursos, visitas técnicas e outras atividades. A UDESC a exemplo de inúmeras instituições de ensino superior proporciona a estudantes e profissionais da área de computação e Informática de toda comunidade regional, uma semana destinada á integração e a atualização tanto acadêmico-científica quanto das tendências de mercado. Destaca-se ainda que, dentro do CCT da UDESC, os demais cursos oferecidos também promovem eventos anuais similares para seus estudantes, enfatizando a tradição da Universidade em fortalecer este tipo de atividade de extensão. O histórico da Semana da Computação pode ser encontrado no link da internet que é atualmente o endereço virtual oficial do evento: HTTP://www.joinville.udesc.br/semana-cc. Além disso, a Semana da Computação da UDESC propicia um momento ímpar de enriquecimento curricular, especialmente para estudantes dos cursos de Ciência da Computação e de Sistema de Informação, sendo também reconhecido deste modo em outras instituições de ensino superior, bem como entre profissionais da área em Joinville e região.
Projetos vinculados: Palestras da Semana da Computação; Mini-cursos da Semana da Computação; Atividades Complementares da Semana da Computação.
CPA: 030/06 DAEX
Programa: “IV Semana da Engenharia de Produção e Sistemas”
Coordenador: Nilson Campos
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Tecnologia/Produção
Público Alvo: 700 – Interno: Corpo discente e docente do CCT. Externo: Profissionais que atuem na área de engenharia.
Resumo: Observando a velocidade com que a área de Engenharia de Produção se desenvolve, e buscando incluir dentro desta área os acadêmicos e professores da UDESC nas experiências a nível estadual e nacional, sentindo a necessidades de oferecer este complemento curricular aos acadêmicos de Engenharia Habilitação: Produção e Sistemas, dentro destas semanas de Integração Universidade/Empresa realizadas em outras universidades como: I Semana de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF; I Semana de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar; II Semana de Engenharia de Produção da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP; Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP; Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO. Desta forma, percebe-se a necessidades da UDESC realizar um projeto de mesmas proporções dos citados acima. Além disso, como estamos objetivando realizar pela terceira vez o evento da SEPS, pode-se dizer que a semana anterior foi marcada por uma forte procura aos eventos planejados (palestras e visitas técnicas). A SEPS 2005 movimentou alunos, professores, pessoas ligadas a áreas afins, além de universidade (UDESC, UNIVILLE e UFSC) e diversas empresas. Sendo assim, pode-se afirmar que este projeto terá todas as possibilidades para ser mais um evento de sucesso dentro da UDESC, divulgando os trabalhos da mesma comunidade.
Projetos vinculados: Ciclo de Palestras da Semana de Engenharia de Produção e Sistema; Mini-curso de Balanced Scorecard; Mini-curso de Ergonomia; Mini-curso de Ferramentas Estatísticas e Mini-curso de Lean Manufacturing – A Produção Enxuta.
CPA: 031/06 DAEX
Programa: "Programa Integrado de Atendimento á Jovens e Adolescentes, Esporte, Lazer e Saúde no CCT/UDESC – Joinville”
Coordenador: Paulo César Pandolfo
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Cultura, Educação e Saúde.
Público Alvo: 2910 – Interno: Estudantes e Professores. Externo: Acadêmicos e Professores de outras instituições com participação restrita.
Resumo: O presente programa é uma iniciativa que busca unificar duas experiências bem sucedidas de extensão universitária da UDESC (Torneio Interpanelão e Gincana dos Calouros – Calouriadas), além de interagir com um novo projeto de extensão (Atividade Esportivas da Associação Atlética Acadêmica do CCT – Udesc/Joinville) com a finalidade de desenvolver ações de socialização no centro de Joinville, despertando o interesse do acadêmico para a prática esportiva, conscientizando-o para um estilo de vida saudável e oportunizando o aparecimento de talentos esportivos. De acordo com dados de pesquisa realizados pelo núcleo de pesquisa em Educação Física – NPEF-UFSC, coordenado pelo professor Dr. Macus Nahas, um dos ícones nas pesquisas brasileiras sobre atividade física, mostram que apesar de todas as evidências científicas, a maioria dos jovens adultos que deixam a Universidade Brasileira parece ser desinformada ou mal informada sobre os efeitos a médio prazo de atividades físicas regulares, nutrição adequada, bons relacionamentos e controle do estresse. Este é um programa piloto onde tem a finalidade de organizar o programa atual das atividades realizadas nos projetos citados anteriormente, planejando os processos de forma a buscar uma valorização humana e uma cidadania plena.
Projetos vinculados: Calouríadas, XXIII Gincana Cultural dos Calouros; Atividades Esportivas da Associação Atlética Acadêmica do CCT e Torneio Interpanelão (VII Edição).
CPA:032/06 DAEX
Programa: “Envolva-se”
Coordenadora: Jurema Iara Reis Belli
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Cultura. Direitos Humanos/Justiça. Educação. Saúde.
Público Alvo: 304.400 – Interno: Acadêmicos, professores e funcionários. Externo: Comunidade.
Resumo: Com a convivência no meio universitário, percebemos que grande parte das atitudes e comportamentos dos acadêmicos são influenciados pela dificuldade de adaptação ao novo meio, pois, muitos desse se deslocam de sua cidade de origem deixando sua família, seus amigos, e em alguns casos, abandonam ainda seus valores e a própria história. A busca da liberdade e de novas experiências faz com que muitos acabem se envolvendo com drogas, amizades e atividades não sadias, e o que era liberdade por estar longe de casa, virou prisão. Prisão esta dos falsos valores, da depressão, e da pior de todas, a da frustração. O projeto Envolva-se, deixam claro e aberto a participação voluntária de todas as pessoas do CCT e comunidade que desejam se comprometer e contribuir para a formação da pessoa humana, através de uma seqüência de eventos que visam orientar os alunos, procurando atender as suas necessidades físicas e psicológicas, enquanto acadêmico de nosso centro. O programa busca contribuir para o resgate da valorização e da dignidade humana, quanto ao indivíduo, e a valores que despertem a sensibilidade humana, bem como o espírito solidário.
Projetos vinculados: Revitalização do Atendimento ao Acadêmico do CCT; Humanização do CCT e Projeto e Construção da Capela Ecumênica do CCT.
CPA: 033/06 DAEX
Programa: “Ciclo de Mini-cursos e Semana da Engenharia Civil 2006”
Coordenadora: Sandra Denise Kruger Alves
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Meio Ambiente e Tecnologia/Produção.
Público Alvo: 600 – Interno: Acadêmicos do CCT, notadamente do curso de engenharia civil. Externo: Profissionais da área de construção civil.
Resumo: A proposta de se realizar um programa de extensão englobando diversos mini-cursos e a Semana da Engenharia Civil surge da idéia de se oferecer aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Udesc, uma oportunidade de se inteirar das questões referentes ao desenvolvimento tecnológico, aumento do conhecimento em áreas específicas e de interagir com a comunidade. Como é de conhecimento geral, nos dias de hoje é muito importante que se tenha dinâmica em torno de novas realizações, o que nem sempre é viável diante do currículo dos cursos superiores. Desta forma, este programa visa também buscar uma dinâmica constante de novos conhecimentos, inclusive na utilização de softwares.
Projetos vinculados: Semana da Engenharia Civil – SEC 2006; Mini-curso: “Regularização de Imóveis Urbanos para Fins de Averbação; Mini-curso:“ Utilização de Softwares: Eberick V5, Hidros 2006 e Lumine”; Mini-curso: “Dimensionamento e Especificações de Motobombas e Mini-curso:“Instalações Prediais de Água Fria/Quente e de Esgoto – Tigre".
CPA: 034/06 DAEX
Projeto: “Informática para Comunidades Carentes”
Coordenador: Luiz Gonzaga Martins
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Educação; Tecnologia/Produção
Público Alvo: 41 – Interno: Aluno Bolsista. Externo: Estudantes carentes atendidos pelo Centro Dom Bosco.
Resumo: Este projeto visa atender alunos carentes sem acesso ás tecnologias da informação, visando à inclusão digital e futura empregabilidade.
CPA: 035/06 DAEX
Projeto: "Divulgação do Ambiente R para a Estatística”
Coordenadora: Elisa Henning
Edital: PROEX – 01/2005
Área Temática Principal: Educação
Público Alvo: 8500 – Interno: Estudantes dos cursos de graduação da UDESC. Externo: Profissionais de pequenas e médias empresas da região.
Resumo: Este projeto prevê a criação de um portal internet para divulgação de algumas aplicações do ambiente R. Dentro desta perspectiva pretende-se dividir: Estatística Básica, Controle Estatístico de Qualidade, Bioestatística e Interface com o editor EMACS. Além da confecção da página, será feita uma divulgação da mesma junto aos centros da UDESC e entidades representativas de pequenas e médias empresas da região.
CPA: 034/05 DAEX
Projeto: "Necessidade de Educação Continuada para os Professores de Matemática da Rede Pública Estadual do Município de Joinville"
Coordenadora: Elisa Henning
Edital: PROEX – 01/2005
Área Temática Principal: Educação
Público Alvo: 200 – Interno: Não informado. Externo: Professores de Matemática no Ensino Médio da Rede Pública Estadual.
Resumo: Este projeto prevê a investigação e identificação das necessidades de educação continuada dos professores de matemática do ensino médio público estadual com objetivo de detectar área de interesse dos docentes que possam ser contempladas por cursos de capacitação e/ou especialização a serem oferecidos pelo Departamento de Matemática do CCT/UDESC. Serão elaborados questionários e distribuídos a todos os professores de matemática do ensino médio público em Joinville. Estes questionários vão formar um perfil dos professores e relacionar dificuldades que estes tenham nas atividades do ensino da Matemática. Através da análise destes dados serão identificadas as principais deficiências enfrentadas pelos professores na docência e anseios dos mesmos á capacitação. Com base nesta análise poderão ser elaborados e oferecidos á GEREI cursos de capacitação e/ou especialização que atendam as reais necessidades dos professores da área de matemática.
CPA: 035/05 DAEX
Programa: "Mini-Compp: Mini-competições de programação do DCC”
Coordenador: Roberto Silvio Ubertino Rosso Jr.
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Tecnologia/Produção
Público Alvo: Indefinida – Interna: Comunidade universitária (alunos e professores). Externa: Comunidade universitária de outras instituições.
Resumo: Fomentar uma política de participação, principalmente dos acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Sistema de Informação, em atividades relacionadas á lógica de programação de computadores e resolução de problemas computacionais. Divulgação da Instituição junta ás sedes das competições, tanto regionais quanto eventualmente em outros níveis. Objetivo Geral: Treinamento acadêmico para participação da maratona de programação da ACM/SBC.
Projetos vinculados: Rally Anual de Programação UDESC/DCC; Maratona da Programação UDESC/DCC; Mini-Compp – Mini-competições de Programação do DCC.
CPA: 037/05 DAEX
Projeto: "Jornal sobre Mercado de Trabalho e Cursos Superiores - Futuro Universitário”
Coordenador: Valdésio Benevenutti
Edital: PROEX – 01/2006
Área Temática Principal: Trabalho
Público Alvo: 4000- Interno: Não informado. Externo: Estudantes do Ensino médio de Escolas Estaduais da Micro-região de Joinville.
Resumo: O projeto de extensão tem como objetivo proporcionar informações sobre o mercado de trabalhos e cursos superiores aos alunos do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino da micro-região de Joinville. Para alcançar estes objetivos será elaborado um jornal com 4 edições durante o ano de 2007. Espera-se obter como resultado atingir 4.000 estudantes e que as informações auxiliem os mesmos a definir seu projeto de vida profissional.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.