Museu

 



Localizada no alto de uma pequena colina e marcada pelo estilo neoclássico com colunas gregas ornamentais, sua monumentalidade é ainda mais realçada pelo porão alto, que a eleva ao nível da rua e justifica a escadaria de acesso localizada de forma centralizada na fachada.

A parte frontal da edificação tem suas extremidades marcadas com módulos em ressalto, os quais se destacam do conjunto do prédio devido aos frontões e platibandas mais elevadas, além das colunas duplas com capitéis trabalhados. As fachadas da edificação apresentam ainda um embasamento bastante alto, demarcado por bossagens abertas em vergas retas com sobrevergas trabalhadas e em arco abatido, um friso dividido em dois pavimentos, além de ornamentação em estuque.

O espaço interno da edificação é belíssimo. Toda a circulação se dá em torno a um átrio central aberto e iluminado por claraboia. É um desenho que foi muito utilizado em instituições de ensino e mercados. Toda a sua estrutura interna é de ferro, tanto as colunas e vigas, quanto a guarda corpo da escada e circulação superior, esta última toda trabalhada com desenhos de influência art déco.


 



A edificação tem um alto valor para a paisagem urbana, por se localizar no eixo visual da Rua Saldanha Marinho, via existente desde 1819, além de sua importância histórica para a cidade de Florianópolis, por estar inserida no coração do seu centro histórico, rodeada de diversas construções também antigas, desde o período de sua colonização.

Nos documentos a seguir é possível conferir o quadro evolutivo dos espaços do Museu, que recebeu uma série de melhorias em sua estrutura física em 2013 para sediar a 12ª edição da Mostra Casa Nova. A ação fez parte de dois projetos do Plano de Gestão 2012-2016 da UDESC: o Projeto Museu Vivo, que tem como objetivo a conclusão do restauro/recuperação do museu para ampliação de suas atividades ao público em geral, e o Projeto de Parceria Público-Privada, que busca recursos para melhoria da infraestrutura da instituição. A Mostra buscou valorizar a rota cultural no Centro da Capital e contribuir para a preservação do patrimônio histórico, contando com a colaboração de expositores e empresas parceiras.


Quadro-evolutivo-MOSTRA_CASA NOVA 2013.PDF


Outros documentos e registros podem ser encontrados em:
Biblioteca e Acervo Virtual>Documentos

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC