No dia 27 de fevereiro de 2018, foi assinado o Protocolo Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero, protagonizado pela UDESC, juntamente com UFSC, IFSC e Instituto Lixo Zero. O referido documento estabelecou as seguintes metas iniciais do programa em cada instituição a ser alcançada até 2022:
OBJETIVO 2º - IMPLEMENTAR E OU EXPANDIR A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM SEPARAÇÃO MÍNIMA EM 3 FRAÇÕES - RECICLÁVEIS, REJEITOS, E ORGÂNICOS - E DAR A CORRETA DESTINAÇÃO DOS MESMOS;
OBJETIVO 3º - ELIMINAR O USO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS NAS INSTITUIÇÕES;
Resultante da parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina, com o Instituto Lixo Zero Brasil, a iniciativa surgiu durante a abertura da Semana Lixo Zero UDESC - 2017, na 1º Palestra Internacional Universidades Lixo Zero.
Plano de ação para alcançar os objetivos acima:
Objetivo 1
Salas administrativas: Implementar o ação Selo Setor Lixo Zero. Os requisitos do selo contemplam todos os objetivos.
Áreas externas: Retirar todas as lixeiras individuais e/ou agrupá-las formando residuários de 3 frações - reciclável, rejeito e orgânico. Lixeiras isoladas fomentam a não separação dos residuos na fonte, prejudicando todo o processo para correta destinação dos resíduos.
Os residuários já instalados com 4 lixeiras de recicláveis poderão ser reaproveitados, sendo necessário retirar 1 delas (amarela) e renomear para as 3 frações - reciclável (verde), rejeito (vermelho) e orgânico (azul).
As novas licitações deverão seguir o padrão de cores do CONAMA: Reciclável: verde / Rejeito: cinza / Orgânico: marrom
Objetivo 2
Tendo alcançado o objetivo 1, fica fácil realizar a correta destinação dos resíduos. Entretanto, este objetivo pode ser feito de forma concomitante ao 1. Instrua os funcionários que realizarão a coleta para que mantenham os resíduos separados até a ponta do processo. Os recicláveis deverão ser armazenados e entregues à entidades que poderão beneficiá-lo. O orgânico deverá ser compostado. A pequena fração de rejeito deverá ser recolhido pela empresa responsável para destinação ambientalmente correta.
Objetivo 3
O processo de eliminação de uso de copos descartáveis vem ocorrendo há anos na UDESC, através de ações de conscientização. Entretanto, em abril de 2018, a UDESC decidiu não mais licitar copos descartáveis plásticos. Uma pequena quantidade de copos biodegradáveis será licitada para uso restrito.
A forma mais eficiente de ser Lixo Zero é não gerar o resíduo.
Mãos à obra!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.