A Estação Lixo Zero da UDESC surgiu da parceria firmada com a Embaixada da Nova Zelândia no Brasil em 2019. O projeto foi desenvolvido pela equipe de Engenharia da Udesc Lages, Comissão Udesc Lixo Zero e o Instituto Lixo Zero Brasil e e teve apoio financeiro da embaixada no valor de R$ 50.556,72,00.
A estação, intalada na Udesc Lages, pretende servir como residuário modelo às demais unidades para manejo de resíduos gerados localmente, e principalmente, formentar atividades de educação ambiental, através dos pilares institucionais de ensino, pesquisa e extensão universitária. O professor Germano Guttler, do departamento de Agronomia da UDESC Lages, será o coordenador local.
Foram utilizados dois contêineres customizados e posicionados em formato "L", sendo que um deles servirá como escritório e showroom e o outro para armazenamento dos recicláveis. A área central externa abrigará diversos sistemas de compostagem, incluindo o Método Lages de Composgem e suas derivações. A proposta também prevê a instalação de um orquidário anexo.
A equipe UDESC Lixo Zero agradece à Embaixada da Nova Zelândia no Brasil pelo apoio financeiro e por fomentar atividades de impacto social.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.