Lixo zero é uma meta que é ética, econômica, eficiente e visionária para orientar pessoas a mudar seus estilos de vida e práticas para emular ciclos naturais sustentáveis, onde cada material descartado seja projetado para tornar-se recurso para outros usos.
Lixo Zero significa desenhar e gerir produtos e processos para sistematicamente evitar e eliminar o volume e toxicidade de lixo e materiais, conservar e recuperar todos recursos naturais, e não os incinerar ou aterrar.
Implementar o conceito Lixo Zero irá eliminar todos os descartes na terra, nas águas ou na atmosfera que são nocivos para a saúde planetária, humana, animal e vegetal.
Zero Waste envolve o movimento de mudar a perspectiva linear da disposição final de lixo para a frente da gestão de recursos.Se um produto não puder ser reutilizado, reparado, reconstruído, restaurado, refinado, revendido, reciclado ou compostado, ele deve ser restrito, redesenhado ou removido da produção
A meta é atingir lixo zero de 90% de desvio dos resíduos sólidos do aterro e ou da incineração, gerando emprego, renda e garantindo a responsabilidade socioambiental da universidade.
Entenda o que significa cada um dos resíduos:
RECICLÁVEL – Resíduo que pode ter uma nova utilidade.
Recicláveis mais comuns na UDESC: papel limpo e plástico.
ORGÂNICO – Resíduo produzido a partir de origem vegetal ou animal. Pode ser compostado.
Orgânicos mais comuns na UDESC: restos de alimentos e guardanapos usados.
REJEITO – Resíduo que não pode ser reciclado ou compostado. Este é o verdadeiro lixo.
Rejeitos mais comuns da UDESC: Resíduos de banheiros.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.