EIXO ESTRATÉGICO: INSTITUCIONAL
Fragalli e Clerilei têm como pauta central a defesa da Autonomia Universitária da UDESC, prevista no Artigo 169 da Constituição Estadual de Santa Catarina. Atuaremos para consolidar a articulação e o diálogo com o Governo do Estado e com a Assembleia Legislativa para tirar a Autonomia Universitária da UDESC do papel por meio da aprovação da Lei Orgânica.
Pautaremos a gestão no fortalecimento da representação institucional, embasada em fundamentos jurídicos e técnicos, demonstrando aos legisladores a importância da autonomia para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Santa Catarina.
Nossa Lei Orgânica, aprovada no CONSUNI em 2006 e novamente em 2016, reflete o desejo da comunidade acadêmica por uma gestão democrática que exerça a autonomia de forma efetiva. A aprovação da Lei Orgânica garantirá à universidade a independência para definir sobre a aplicação de recursos e o uso deles para melhorias como infraestrutura e reajustes salariais.
Nossa candidatura se pauta na valorização dos trabalhadores e temos como principal proposta acabar com a defasagem salarial dos servidores da UDESC.
Vamos proporcionar uma remuneração condizente com o custo de vida em Santa Catarina, e assim, recuperar o orgulho e a honra de trabalhar na UDESC e atrair novos servidores.
Trabalharemos com seriedade e comprometimento para garantir a reposição anual do Valor Referencial de Vencimentos (VRV), e assim, recompor o salário. Atualmente, a defasagem salarial ultrapassa 25%. Precisamos avançar para que, a reposição da inflação seja garantida, ano a ano, por meio da definição da data base para a discussão dos reajustes.
Fragalli e Clerilei promoverão a mudança de postura na gestão da UDESC em defesa da reposição salarial, interna e externamente, buscando apoios políticos e sociais e articulando mobilizações. Este tema não será tratado como uma disputa de egos, nem em negociatas de bastidores e gabinetes, e sim com a união de todas as lideranças da UDESC, com dedicação e com transparência para a comunidade.
A candidatura Fragalli e Clerilei está comprometida em trabalhar com seriedade para a retomada do orgulho de se trabalhar na UDESC, por meio da aprovação de um Plano de Carreiras que valorize todos os servidores e servidoras da UDESC, docentes, técnicas e técnicos.
Vamos propor uma nova tabela de remuneração, que elevará os vencimentos de todos os servidores da UDESC. Faremos uma revisão e um ajuste nas atividades para a carreira dos Técnicos de Execução e Serviços, com o objetivo de corrigir distorções e adequar as carreiras às necessidades e realidades da UDESC, planejando o futuro.
Seremos uma gestão transparente, que manterá diálogo constante com as entidades representativas, para garantir os direitos dos servidores e defender a todos diante do Governo do Estado e Assembleia Legislativa.
Nossa candidatura tem a experiência necessária para conduzir essa transformação. O professor Fragalli é um profundo conhecedor do Plano de Cargos e Salários, tendo contribuído ativamente na Estatuinte para aprovação do plano, além de compreender a importância de adaptações contínuas. A professora Clerilei, com sua formação em Direito do Trabalho, reforça a experiência e traz solidez para enfrentar esse desafio.
Nossa gestão dará prioridade à reposição das vagas de técnicos e docentes na UDESC. Reconhecemos a falta de servidores e a necessidade urgente de suprir essas vagas para garantir o funcionamento eficiente da instituição.
Faremos o mapeamento das demandas de pessoal nas áreas técnicas e docente em todos os centros de ensino e na reitoria. Identificaremos as lacunas levando em conta as aposentadorias, as licenças e demais saídas que impactam no quantitativo de pessoal.
Elaboraremos novos editais de Concurso Público para preenchimento das vagas na UDESC, garantindo a reposição necessária para o bom funcionamento da instituição.
Criaremos um Programa de Desenvolvimento Institucional voltado para os Centros da UDESC criados a partir dos anos 2000, com o objetivo de fortalecer a estrutura acadêmica e administrativa com investimentos financeiros e recursos humanos, a fim de ampliar a infraestrutura, modernizar laboratórios e bibliotecas, e garantir a oferta de cursos atualizados e alinhados às demandas regionais.
Nossa gestão promoverá o incentivo à pesquisa e à extensão nestes centros, com programas de fomento e bolsas para estudantes e docentes engajados em projetos de relevância para a comunidade local, permitindo que os centros se destaquem em suas áreas e contribuam para o desenvolvimento científico e social das regiões.
Nossa candidatura tem como pauta central a aproximação e o fortalecimento dos Centros de ensino da UDESC por meio da Reitoria Presente.
Promoveremos a cultura de comunicação aberta, participativa, transparente, integrada e unida, que aproximará a gestão da universidade dos centros, compartilhando informações, ouvindo demandas e propondo soluções conjuntas.
Realizaremos visitas regulares às unidades acadêmicas, participando de reuniões de Conselhos de Centro e ouvindo atentamente as demandas de direções, docentes, técnicos e estudantes.
Nossa candidatura tem como pauta central o fortalecimento da UDESC perante o Legislativo e Executivo, bem como a criação de uma articulação política institucional efetiva.
Criaremos um Grupo Político Estratégico que reunirá todos os segmentos da universidade, com habilidades de articulação política e boa representatividade, para dar visibilidade à UDESC e defender os interesses institucionais junto aos órgãos governamentais.
Buscaremos a união de todos os membros, independentemente de posições políticas, em prol do interesse comum de fortalecer a UDESC e sua relevância para a sociedade catarinense.
O objetivo é consolidar a UDESC como uma instituição de referência, com participação ativa e efetiva em fóruns, audiências públicas, debates e decisões que impactam a educação superior e a ciência em Santa Catarina.
O Projeto de Comunicação Estratégica "Divulga Udesc" pretende dar à UDESC o protagonismo que ela merece entre os órgãos governamentais e entre a população catarinense.
Vamos fomentar o orgulho de quem faz a UDESC e divulgar amplamente a sua importância, enquanto universidade pública, gratuita e de excelência, para o desenvolvimento do Estado.
Uma das metas desse projeto será destinar parte da receita da UDESC, no mínimo 1%, no investimento em ações estratégicas de comunicação e marketing.
Serão planejadas ações de comunicação e publicidade que destacam as principais atividades desenvolvidas na UDESC: projetos, pesquisas, atividades de extensão e ensino e tantas outras contribuições que a UDESC proporciona em todos os Campi, para a sociedade catarinense.
Serão desenvolvidas campanhas e materiais para diferentes mídias: televisão, rádio, veículos de comunicação impressos e digitais, assim como o para as diferentes plataformas existentes, como as que porventura surgirão, planejando a comunicação institucional para o presente e para o futuro.
Ampliaremos a visibilidade das publicações que a universidade já realiza com competência, como por exemplo, as revistas científicas, catálogos e produções locais, de centros, para diferentes mídias e segmentos.
Incentivaremos a participação ativa da comunidade acadêmica da UDESC na divulgação das ações da universidade. Criaremos campanhas internas para engajar os colaboradores a compartilhar as conquistas da instituição em redes sociais e de contatos, multiplicando o alcance das mensagens.
A gestão Fragalli e Clerilei proporá o desenvolvimento e a implementação de um novo Projeto Educativo para a Rádio Udesc FM. A proposta visa ampliar e fortalecer a missão educativa e cultural da rádio, expandindo a capacidade de transmissão de conteúdos educativos, que promovam a divulgação do conhecimento científico, artístico e cultural, reforçando a presença da UDESC no Estado.
Estamos comprometidos em revitalizar as emissoras UDESC FM com novos programas que disseminem o que é produzido na universidade abordando especialmente questões relevantes à sociedade catarinense.
Reforçaremos a identidade da Rádio Udesc como uma rádio educativa pioneira em Santa Catarina. Manteremos o compromisso de oferecer uma programação de qualidade, promovendo o diálogo entre a universidade e a comunidade.
Por meio de parcerias estratégicas, fortaleceremos a presença do sistema de radiodifusão educativa da UDESC nas três cidades onde já atua, e estudaremos junto aos profissionais que atuam nas emissoras a possibilidade de estendera programação para outras regiões catarinenses. Além disso, queremos expandir a rádio para além das ondas sonoras. Buscaremos alternativas que promovam a inovação tecnológica das emissoras, com transmissões online, em tempo real de programas-chave que se tornarão referência nas plataformas streaming. Estudaremos se as criações de um aplicativo móvel para as emissoras e de um site interativo.
Promoveremos parcerias interdisciplinares entre diferentes áreas da universidade para enriquecer a programação da Rádio Udesc. Docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes de diversas áreas poderão contribuir com conteúdos, debates e entrevistas que enriqueçam o conteúdo educativo e cultural da rádio. Com essa iniciativa, a UDESC reafirma seu compromisso com a disseminação do conhecimento, a cultura e a educação em todo o Estado.
Comporemos uma comissão mista envolvendo a Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH) e a Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE) para estabelecer a Política Institucional de prevenção e combate a todas as formas de assédios nos espaços universitários.
O assédio no trabalho tem se constituído como um fator de adoecimento físico e psíquico das pessoas, afetando não somente a sua vida profissional como também pessoal. Pesquisas recentes apontam que uma em cada cinco trabalhadores já sofreram algum tipo de assédio no ambiente de trabalho (Organização Internacional do Trabalho, 2022) e acreditamos que as relações na universidade fazem parte, em menor ou maior medida, desta realidade.
Não podemos fechar os olhos para essas situações e entendemos que é necessário alinhar esforços e ratificar, por meio de uma política institucional séria e responsável, dentro a nossa universidade uma política de tolerância zero a esse tipo de comportamento que provoca incontáveis danos individual e coletivamente.
Assumimos, portanto, o compromisso de abrir o debate, na UDESC, para essa importante temática, com direcionamento de pontos como: atividades de prevenção, com proposta de planejamento de campanha educativa e formação às pessoas em função de chefia; acolhimento e apoio institucional às vítimas; agilidade no encaminhamento das denúncias e reparação às vítimas.
Nossa candidatura implantará um conjunto de ações para fortalecer e ampliar as políticas de acessibilidade e inclusão universitária em todas as suas dimensões: ensino, pesquisa, extensão, e no âmbito administrativo. O objetivo é assegurar que a UDESC seja um ambiente inclusivo e acessível para todos os membros da comunidade acadêmica.
Vincularemos o Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) ao Gabinete do Reitor, o que permitirá maior integração das ações de acessibilidade em todos os aspectos da vida universitária.
Ampliaremos os recursos destinados à acessibilidade, especialmente no âmbito das políticas de permanência estudantil, a exemplo o Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (PRAFE).
Lançaremos editais específicos para a contratação de profissionais como audiodescritores e intérpretes de LIBRAS, garantindo o atendimento adequado às necessidades dos estudantes com deficiência.
Criaremos um programa que ofereça apoio para mães e tutores de crianças com deficiência, garantindo que eles tenham condições adequadas para continuar seus estudos sem abrir mão de suas responsabilidades familiares.
Participe da Mudança!
Envie suas sugestões, ideias, comentários e propostas para, juntos com Fragalli e Clerilei, construirmos a MUDANÇA necessária para termos de fato uma nova UDESC: melhor, eficiente, participativa, voltada para a sociedade e para quem faz a UDESC de verdade!
Acesse aqui o nosso formulário e participe!
Em 18/10: VOTE 10!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.