EIXO ESTRATÉGICO: ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
Nossa candidatura, pautada nos lemas de trabalho, seriedade e valorização dos servidores, tem como objetivo a efetiva implementação do teletrabalho na UDESC. A regulamentação já foi aprovada no CONSUNI, e o nosso compromisso é garantir agilidade na publicação da Instrução Normativa para que o teletrabalho tenha efeito logo após a posse do reitor Fragalli e da vice-reitora Clerilei, em abril de 2024.
Trabalharemos para assegurar a infraestrutura necessária para a plena realização das atribuições executadas remotamente, assegurando que os servidores tenham todas as condições para desempenhar suas funções de forma eficiente e produtiva no trabalho remoto.
Vamos implementar o Auxílio Creche, que há mais de uma década já deveria estar vigente na UDESC. O Auxílio Creche, no valor equivalente a 2,5 VRV, seria hoje de R$1.074,00 por dependente, foi aprovado em 2013 na Resolução 50/2013 do Consuni, mas nunca priorizado por outras gestões.
Esse auxílio garantirá condições de atendimento adequado aos dependentes dos servidores da universidade, permitindo um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Fragalli e Clerilei reconhecem e valorizam o trabalho realizado pelos Técnicos Universitários de Execução (TUE) na UDESC, atualmente o segmento que mais sofre com as perdas salariais. Buscaremos corrigir as distorções salariais, promovendo a revisão do Plano de Carreiras, de forma participativa e dialógica com a categoria.
Por meio de um ajuste nas remunerações nas tabelas anexas à Lei Complementar 345/2006 - Plano de Cargos e Salários, iremos adequar os vencimentos iniciais e finais das carreiras de técnicos, nivelando para cima e adequando o vencimento com a atividade desempenhada pelos TUE.
Este nivelamento para cima na tabela de vencimentos também será implementado nas carreiras de Técnicos Universitários de Desenvolvimento (TUD) e Técnicos Universitários de Suporte (TUS). Estaremos empenhados em valorizar todas as categorias, implementando um aumento nas remunerações para todos os servidores da UDESC.
Criaremos Comissão Permanente composta por representantes técnicos universitários e da administração da UDESC, para manter o Plano de Carreiras atualizado, evitando distorções das atividades exercidas e na remuneração - que será garantida pela atualização do VRV.
Valorizaremos a qualificação de todos técnicos, garantindo incentivos para o aprimoramento profissional e acadêmico.
Nossa candidatura tem como objetivo promover a valorização dos Conselhos e Câmaras da universidade, garantindo o bom andamento da UDESC por meio de uma revisão geral de normativas, priorizando resultados e não apenas o cumprimento de ações burocráticas. Queremos uma política institucional mais direta, clara, objetiva e inclusiva, ouvindo e envolvendo a comunidade acadêmica antes da tomada de decisões colegiadas.
Propomos a revogação de instruções normativas que estejam impedindo o bom andamento da universidade ou que restrinjam direitos dos servidores.
Faremos uma análise criteriosa das normativas em vigor, identificando aquelas que são contraditórias, antigas e que não se aplicam mais à realidade da UDESC.
Vamos estabelecer diretrizes claras para o uso responsável e transparente do "Ad Referendum" no âmbito do CONSUNI da UDESC. Implementaremos regras específicas para este tópico, a fim de evitar abusos e garantir a integridade do processo decisório.
A proposta da nossa gestão é: (1) Uso Excepcional: O "Ad Referendum" deve ser empregado em situações verdadeiramente excepcionais, quando a urgência e a necessidade de uma decisão imediata forem inquestionáveis, e (2) Justificativa e Transparência: Toda decisão tomada por "Ad Referendum" deve ser prontamente comunicada aos membros do CONSUNI e à comunidade acadêmica, acompanhada de uma justificativa clara e fundamentada para a escolha dessa abordagem em vez do processo de deliberação normal.
Temos como objetivo otimizar a utilização dos recursos de custeio, investindo de forma efetiva no fortalecimento e desenvolvimento dos centros de ensino da UDESC. Propomos uma rodada de discussão e divisão desses recursos, conforme critérios técnicos e democráticos, buscando garantir a autonomia dos centros para a execução de gastos de forma mais estratégica e eficiente.
Trabalharemos para realizar rodadas periódicas e suplementares de discussão e reanálise da divisão dos recursos de custeio entre os centros de ensino da UDESC. Essas rodadas ocorrerão de forma transparente e considerando a disponibilidade orçamentária, com o objetivo de garantir a justa distribuição dos recursos e o atendimento das necessidades específicas de cada centro. Almejamos possibilitar uma maior flexibilidade para os centros gerirem os recursos, investindo em manutenção, apoio aos servidores, capacitação e outras demandas prioritárias.
Simplificaremos e padronizaremos os os processos de trabalho, eliminando procedimentos desnecessárias que limitam a eficiência e a agilidade na utilização do orçamento destinado a cada Centro de Ensino.
Atuaremos para efetivar a implementação de um Sistema de Gestão Integrado, com o objetivo de aprimorar a eficiência administrativa e promover a colaboração entre diferentes setores da universidade. Esse sistema unificado permitirá a integração de atividades que atualmente são realizadas manualmente em programas distintos, proporcionando uma gestão mais eficaz e alinhada às melhores práticas de instituições de ensino superior em todo o mundo.
O Sistema Integrado de Gestão Universitária deverá possibilitar a unificação de atividades administrativas e processos em um único ambiente. Essa solução permitirá a integração de informações, otimizando a gestão e promovendo a colaboração entre docentes, estudantes e servidores.
Exploraremos a adoção de sistemas renomados de gestão empresarial, já utilizados em outras instituições de ensino superior, que oferecem módulos integrados para diversas áreas, desde finanças e recursos humanos até logística e acadêmico, possibilitando visão integrada da instituição.
Implementaremos ações voltadas para a melhoria da infraestrutura e aprimoramento da gestão de obras em todos os campi da universidade.
Com a regionalização e com agilidade aumentaremos a Presença e Atuação da Coordenação de Obras e Engenharia da UDESC em cada campus, buscando descentralizar a gestão das obras e manutenções. Cada centro terá um canal direto de comunicação e uma equipe dedicada para planejar, executar e acompanhar as demandas de infraestrutura.
Priorizaremos o planejamento das demandas de obras cada centro, permitindo que as equipes saibam com antecedência as intervenções previstas. Dessa forma, otimizaremos os recursos, evitando retrabalho e garantindo que os recursos sejam alocados de maneira eficiente.
Envolveremos a CEPO não apenas na execução, mas também na fase de Planejamento de Obras, reconhecendo sua expertise técnica e seu papel crucial na tomada de decisões técnicas.
Realizaremos visitas regulares aos setores envolvidos, promovendo um diálogo direto com os técnicos e entendendo as necessidades reais de cada local.
Nossa candidatura tem o compromisso de fortalecer a SETIC (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação) da UDESC por meio de medidas que modernizem e valorizem o setor. Implementaremos práticas de trabalho que promovam a eficiência, valorização dos servidores de TI e flexibilidade, contribuindo para um ambiente de excelência tecnológica na UDESC.
Normatizaremos escalas de plantão, expediente administrativo e regime de sobreaviso na TI (SETIC e CINFs), alinhando-se a boas práticas adotadas em outros órgãos do estado. Isso permitirá uma melhor organização do trabalho, atendimento ágil a demandas e maior previsibilidade para o dia a dia dos servidores.
Participe da Mudança!
Envie suas sugestões, ideias, comentários e propostas para, juntos com Fragalli e Clerilei, construirmos a MUDANÇA necessária para termos de fato uma nova UDESC: melhor, eficiente, participativa, voltada para a sociedade e para quem faz a UDESC de verdade!
Acesse aqui o nosso formulário e participe!
Em 18/10: VOTE 10!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.