EIXO ESTRATÉGICO: ENSINO DE GRADUAÇÃO
A UDESC precisa ser uma universidade à frente de seu tempo. É necessário revisar nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nosso Projeto Pedagógico Institucional (PPI), de modo a revisitar concepções basilares para uma política de ensino para a graduação e pós-graduação. Esta revisão deve considerar concepções e modos de organização dos currículos, do ensino presencial e da educação a distância, a posição da universidade com relação ao ensino híbrido, à formação continuada e a uma política de educação inclusiva, dentre outras temáticas estruturais e estruturantes para o ensino superior na contemporaneidade.
Estabeleceremos uma diretriz abrangente sobre Educação Inclusiva na UDESC, envolvendo toda a comunidade universitária. Essa diretriz assegurará que a universidade esteja comprometida com a valorização e reconhecimento das diferenças e da diversidade, garantindo o acolhimento de todos os estudantes, docentes e técnicos. Com essa finalidade, ampliaremos as ações do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), de forma a oferecer, além do Atendimento Educacional Especializado (AEE), apoio pedagógico e estudantil a docentes e discentes, tanto na graduação como na pós-graduação.
Nossa visão para a Pró-Reitoria de Ensino da UDESC é promover uma educação de qualidade e transformadora, centrada no professor e no estudante, atenta aos desafios da atualidade em prol de uma formação acadêmica e profissional com solidez teórico-prática.
O fortalecimento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) passa pela qualificação, valorização, avaliação e acompanhamento das atividades do ensino de graduação em conjunto com os segmentos envolvidos no processo pedagógico, tanto no âmbito interno quanto externo.
Nosso compromisso para a Pró-Reitoria de Ensino da UDESC é criar um ambiente acadêmico dinâmico e flexível que possibilite aprimorar a qualidade do ensino, o desenvolvimento de currículos integrados e inovadores, na busca de uma formação cidadã. Para este fim nos comprometemos com:
a) ampliação do corpo docente;
b) implantação de currículos flexíveis e integrados;
c) implantação de Grupos PET UDESC (Programa de Educação Tutorial) em todos os centros de ensino;
d) fortalecimento da mobilidade/intercambio com a ampliação dos convênios nacionais e internacionais;
e) criação de espaços junto aos veículos de comunicação para implantação do “Bate papo sobre a graduação” para divulgação dos cursos de graduação da UDESC;
f) revisão e atualização dos critérios utilizados para expansão dos cursos de graduação;
g) implantação da recepção institucional de calouros e calouras (planejamento integrado e coletivo com os Centros);
h) criação de revista/caderno para divulgação contínua das práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas nos cursos de graduação;
i) fortalecimento das ações do PIBID, Residência Pedagógica e PET, com ampliação de bolsas, recursos, encontros anuais para divulgação das ações e suporte pedagógico aos coordenadores e bolsistas;
j) estabelecimento de parcerias com SECOM, investindo na divulgação das atividades de ensino, dando mais visibilidade para as ações dos Centros;
k) retomada da centralidade do Parque das Profissões pela PROEN, com o fortalecimento e consolidação das relações com as redes públicas e privadas de ensino, com a criação de equipe responsável para divulgação os cursos da UDESC nas escolas de Ensino Médio;
l) construção de planejamento integrado com PROEX e PROEN com foco na curricularização de extensão (bolsas, ofertas educativas, suporte, logística e financiamento para o envolvimento de docentes e estudantes nas ações de ensino e extensão);
m) criação de Grupo de Estudo para discussão dos currículos de graduação e pós-graduação (Integração entre Ensino e Pesquisa);
n) ampliação de bolsas e Programas de Ensino, com editais bianuais.
Nosso compromisso com a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da UDESC é assegurar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, a formação docente continuada, revisão da Resolução 029/2009 - CONSUNI, dos critérios de vagas para concurso público (Resolução nº 010/2020 – CEG), além da criação de espaços colaborativos para incentivar a troca de experiências docentes.
Nosso compromisso com a Pró-Reitoria de Ensino é promover a excelência no ensino superior, garantindo a formação continuada. Por meio de um Programa de Formação Continuada planejado de forma integrada entre diferentes áreas da universidade, buscaremos elevar a qualidade da experiência educativa oferecida aos estudantes.
Esse Programa será planejado de forma integrada entre a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (PROEX), Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), permitindo uma abordagem em contexto e alinhada às necessidades da comunidade acadêmica.
O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular estruturante em todos os cursos de graduação, na medida em que é o tempo espaço de iniciação à profissão. A UDESC carece de uma política robusta de estágio, capitaneada pela PROEN. Nesse sentido, em nossa gestão vamos investir em:
a) revisão/substituição da plataforma de estágio obrigatório e não obrigatório;
b) ampliação e qualificação dos convênios com instituições públicas, não governamentais e privadas para oferta de estágios curriculares supervisionados nos cursos de graduação;
c) criação do Fórum Permanente de Estágios para as Licenciaturas e Bacharelados (encontros anuais);
d) criação de coordenação geral de estágios no âmbito da PROEN, visto que o estágio é uma política institucional, garantidas as especificidades das áreas de conhecimento/cursos.
A Pró-Reitoria de Ensino assume o compromisso de promover a modernização e democratização do ensino superior por meio da Educação a Distância (EaD). Com o Centro de Educação a Distância (CEAD) como parceiro, buscaremos expandir o alcance dos cursos da UDESC, interiorizando vagas e assegurando acesso ao ensino superior em todo o Estado de Santa Catarina.
Proporemos a institucionalização da EaD, com foco na parceria com o Centro de Educação a Distância (CEAD), no desenvolvimento de cursos nessa modalidade. Isso permitirá a construção de uma base sólida para a expansão da EaD na UDESC, em diálogo sistemático e orgânico com os demais Centros de Ensino da instituição.
Nossa visão para a Pró-Reitoria de Ensino é proporcionar um ambiente acadêmico dinâmico e efetivo, onde o ensino, a pesquisa e a extensão sejam desenvolvidas de forma integrada, respeitando as particularidades de cada curso/centro de ensino.
Nossa proposta é redimensionar o fluxo do PTI na Universidade, criando agilidade e oferecendo autonomia aos Centros/Departamentos na alocação da carga horária docente, de modo a atender melhor às necessidades de trabalho do coletivo de profissionais de cada curso. Para tanto, criaremos amplo debate com a comunidade acadêmica para construir de forma coletiva os fluxos necessários para que o PTI assuma de fato o caráter de plano de trabalho, sem fechar-se em si mesmo como um instrumento burocrático de controle administrativo.
Reconhecemos a importância da infraestrutura educacional no processo de ensino-aprendizagem. Propomos um cuidado especial com a qualificação da infraestrutura, incluindo: investimento em bibliotecas; ampliação de laboratórios e ambientes interativos de aprendizagem; incorporação das novas tecnologias digitais da informação e comunicação voltadas para a educação; integração de plataformas digitais.
A qualificação da infraestrutura para o ensino visa promover ambiente acadêmico enriquecedor, onde o desenvolvimento profissional dos docentes e a modernização das instalações educacionais sejam prioridades, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com valores éticos, políticos e estéticos.
Com relação à infraestrutura implementaremos na graduação e pós-graduação um sistema acadêmico adequado às especificidades da UDESC, integrado às demais plataformas, reduzindo o retrabalho das secretarias de ensino de graduação, coordenações de estágios, chefias departamentais e docentes.
Ampliaremos o quantitativo do corpo técnico necessário para realizar as atividades correlatas, reduzindo a sobrecarga de trabalho e adoecimento físico e mental que a atual situação propicia.
Também investiremos em amplo debate a fim de readequar o modelo/formas de ingresso de estudantes na universidade, em razão do atual cenário, onde temos cursos com baixíssimo índice de matrículas.
A nova gestão da Pró-Reitoria de Ensino investirá na aquisição e desenvolvimento de novas plataformas e softwares pedagógicos que potencializem as atividades de ensino, pesquisa e extensão na modalidade de Educação a Distância e também presencial.
Isso permitirá um ambiente virtual de aprendizagem eficiente e interativo. Para tanto, capacitaremos e estruturaremos a SETIC para que construa condições técnicas para oferecer suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão na utilização de plataformas digitais voltadas para a educação.
Também criaremos o Núcleo de Tecnologias Educacionais como suporte para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Na universidade, planejamento e avaliação são ações interdependentes. Ao reconhecer a importância e necessidade um planejamento orgânico entre o PDI, o PPI, os PPCs e os dados gerados pela avaliação institucional e as avaliações externas, nos propomos a:
a) investir na COAI, CPA e CSAs, de modo que tenhamos sistema de avaliação robusto que nos permita avaliar e replanejar os cursos permanente e sistematicamente;
b) planejamento integrado entre as pró-reitorias, com vistas a articular e unir as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
c) utilização do BI - Business Intelligence (painel com indicadores acadêmicos em tempo real) para subsidiar as decisões das chefias de departamentos, diretores de ensino, diretores gerais, Proen, Proex, Proppg, entre outros;
d) definição de políticas e de plataforma tecnológica para acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação em conjunto com as Chefias de Departamentos, Direções de Ensino e Proen/Proex/Proppg;
e) planejar ações estratégicas de combate à evasão escolar, revendo estrutura e lógica de ação dos processos seletivos para ingresso na universidade, criando aportes para a permanência estudantil;
f) criação de grupo de estudo permanente com chefias de departamento, secretarias de ensino, direções de ensino e PROEN para acompanhamento das atividades e normativas institucionais (com fins de avaliação e replanejamento).
Participe da Mudança!
Envie suas sugestões, ideias, comentários e propostas para, juntos com Fragalli e Clerilei, construirmos a MUDANÇA necessária para termos de fato uma nova UDESC: melhor, eficiente, participativa, voltada para a sociedade e para quem faz a UDESC de verdade!
Acesse aqui o nosso formulário e participe!
Em 18/10: VOTE 10!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.