Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2017-15h54

Seminário da USP premia estudantes de Educação Física da Udesc e homenageia professora

Seis trabalhos do Cefid foram premiados - Foto: Divulg.
Estudantes e professores da Licenciatura em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, participaram do 14º Seminário de Educação Física Escolar.

Ligados ao Grupo de Estudos em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Geprapef), os participantes da Udesc apresentaram 12 trabalhos em pôster e cinco trabalhos na modalidade oral no evento, promovido pela Universidade de São Paulo (USP) na primeira quinzena de novembro.

Os trabalhos tratam das experiências com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e com projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Geprapef, voltados à prática pedagógica na escola e à formação e ao desenvolvimento profissional de professores.

Dos estudos apresentados, seis receberam prêmio-destaque no seminário:

  • "A satisfação profissional e sua relação com as preocupações de professores de Educação Física de Balneário Camboriú" - Renato Daniel Trusz, Fernanda Torres Kossmann Trusz, Gelcemar Oliveira Farias e Andreia Fernanda Moletta;
  • "Competências adquiridas no Pibid Educação Física" - Amanda Rodrigues Alves de Oliveira, Luiz Gustavo de Medeiros Manchein, Laise Cristina Costa, Diego Amaral, Milliane Rachadel, Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Adriana Werner e Gelcemar Oliveira Farias;
  • "Escola de tempo integral: os jogos cooperativos como atividade extracurricular" - Juliana Regina Silva Guimarães, Franciane Maria Araldi e Alzira Isabel da Rosa;
  • "Relato de experiência na Educação Física Escolar: xadrez na prática pedagógica" - Cynthia Luiza Ribeiro do Amaral, Plínio Martinez Reche Junior, Ingrid Ilga Amaral de Medeiros, Tamara Botelho Pavanatti, Adriana Werner e Gelcemar Oliveira Farias;
  • "Relato de experiência sobre uma oficina de lutas para a educação infantil: ensino por meio do jogo" - Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Luiz Gustavo de Medeiros Manchein, Fabrício João Mila e Gelcemar Oliveira Farias;
  • "Yoga na escola" - Mônica Bredun da Veiga e Gelcemar Oliveira Farias.

Reconhecimento do trabalho

A professora Gelcemar Oliveira Farias, que coordena o Geprapef, foi homenageada durante o seminário e recebeu uma medalha. A homenagem foi um reconhecimento pelo trabalho da docente ao longo da sua trajetória acadêmica, focada principalmente no estudo da Licenciatura em Educação Física e no apoio dado ao seminário, considerado um dos mais tradicionais do País na área.

Nascida em Pelotas e formada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Gelcemar chegou à Udesc Cefid em 2011, como professora efetiva. A docente tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e é especializada em Educação Física Escolar.

Ao entregar a medalha, o presidente do seminário, professor Walter Roberto Correia, fez questão de agradecer os estudos de Gelcemar na área de licenciatura, além do comprometimento ao levar uma grande delegação de SC. "É um reconhecimento merecido para uma longa e vitoriosa trajetória acadêmica", destacou Correia.

Muito emocionada, a docente compartilhou a conquista com a professora Alexandra Folle, sua colega na Udesc Cefid e no Geprapef: "Esta não é apenas uma conquista minha. A professora Alexandra, a Udesc Cefid, os alunos e todo o meio da Licenciatura em Educação Física também têm todos os méritos por esta medalha".

Formação e valorização docente

O 14º Seminário de Educação Física Escolar da USP debateu as imagens e os valores que podem servir de suporte simbólico para o exercício da docência em Educação Física Escolar.

Na atual conjuntura educacional brasileira, segundo a organização do evento, as questões da formação e da valorização docente são necessárias para a efetivação de ações educativas de qualidade.

A premissa é de que, na cultura escolar e não escolar, estão dispostas simbologias que podem auxiliar o desenvolvimento da subjetividade e da identidade profissional docente no contexto da escolarização.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h