Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/04/2017-18h57

Professora de Educação Física da Udesc ganha prêmio da Acif para mulheres que fazem diferença

Maria Helena foi premiada por trabalho com programa de extensão de ginástica rítmica - Foto: Divulgação
A professora Maria Helena Kraeski, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), venceu o Prêmio Acif Mulheres que Fazem a Diferença, na categoria "Cultura e Esporte", em cerimônia realizada na última quinta-feira, 30, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.

Docente do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Maria Helena foi premiada pelo seu trabalho com o Núcleo de Estudos da Ginástica, programa de extensão que oferece treinamento em ginástica rítmica a mais de 300 meninas da Grande Florianópolis e já formou atletas da seleção brasileira, como Bianca Mendonça e Luísa Matsuo.

A professora diz que a conquista foi "muito emocionante" e comentou a abrangência da premiação. "A visibilidade que nosso projeto teve extrapolou os horizontes da área da Educação Física. Pessoas que realizam ações de grande relevância em outras áreas puderam reconhecer o trabalho que fazemos", destaca.

Ao todo, 47 candidatas concorreram na premiação, que busca valorizar e destacar as mulheres e suas trajetórias de vida que fazem a diferença para a cidade e para a comunidade nas áreas de negócios, educação, cultura e esporte e terceiro setor. Confira a lista completa das vencedoras.

Trajetória no esporte

Maria Helena, que treina as equipes de ginástica rítmica adulta e juvenil da Udesc Cefid, já recebeu os prêmios Troféu Gustavo Kuerten de Excelência Esportiva de melhor técnica, nas edições de 2011 e 2015, e foi escolhida pela Federação de Ginástica de Santa Catarina (FGSC) como a melhor técnica de ginástica rítmica de 2015.

Em fevereiro, participou do curso de arbitragem da Federação Búlgara de Ginástica Rítmica, realizado a cada quatro anos por conta da mudança nas regras que ocorrem após cada ciclo olímpico. Agora, ela poderá arbitrar eventos internacionais da modalidade

"Isso, para mim, representa um crescimento muito grande dentro da minha carreira. Era um sonho que eu vinha buscando e agora, depois de muito tempo de trabalho na área, consegui realizar e concretizar", diz.

Como técnica, Maria Helena participou de campeonatos da FGSC e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e de campeonatos brasileiros, além de ter atuado nos Jogos Sul-Americanos de Ginástica.

Durante a carreira, também representou a seleção brasileira de ginástica rítmica duas vezes: em 2008, nas Olimpíadas Escolares, no Catar, e em 2015, na Universíade, maior competição poliesportiva do mundo depois das Olimpíadas, na Coreia do Sul.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h