Seminário multiprofissional sobre reabilitação de
amputados marcou a data especial - Fotos: Div.
O projeto de extensão
Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou um evento na última quarta-feira, 19, para marcar seu aniversário de dez anos.
O Seminário Multiprofissional de Reabilitação da Pessoa Amputada: vivências e experiências compartilhadas teve atividades pela manhã e à tarde, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis. A programação incluiu três rodas de conversa e uma palestra.
"O seminário foi incrível, agregando e polinizando novas ideias, com pessoas unidas por um propósito em comum: acolher e reabilitar a pessoa que sofreu uma amputação, para ajudar no processo de protetização e na reinserção social", destaca a coordenadora do Ramp, Soraia Tonon da Luz.
A equipe multiprofissional presente reuniu fisioterapeutas, profissionais de educação física, do serviço social, terapeutas ocupacionais, protéticos, psicólogas, enfermeiras, acadêmicas e residentes.
O evento contou com representantes de diversas instituições: além de docentes e estudantes da Udesc Cefid, participaram alunas da residência multiprofissional da Secretaria de Saúde de Florianópolis, profissionais das áreas de atenção básica à saúde e da alta complexidade, servidores municipais, estaduais e federais, integrantes do Centro Catarinense de Reabilitação, do Hospital Universitário (HU), de instituições privadas e do terceiro setor, incluindo o Instituto Alke e Otto Bock Brasil.
Uma das participantes foi a fisioterapeuta Juliana Barcellos de Souza, egressa da graduação e do mestrado em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid, que lançou neste ano o livro "Estratégias terapêuticas para o tratamento da dor".
Sobre o projeto
Vinculado ao programa permanente de extensão Reabilitar e Integrar, o Ramp visa reabilitar e integrar a pessoa amputada de forma multidisciplinar, desenvolvendo atividades no Hospital Regional de São José, no Instituto de Cardiologia de SC e no Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid.
Durante a pandemia, o projeto criou um
site com diversos conteúdos e serviços para pessoas com amputações e profissionais que atuam junto a esse público, dentre elas a telefisioterapia.
Com o retorno integral das atividades presenciais do programa, inclusive nas atividades físicas adaptadas, a telefisioterapia foi incorporada definitivamente ao projeto e segue prestando serviço a pessoas amputadas para além do Estado.
O Ramp tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, do Instituto Alke, do Otto Bock Brasil e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
rampudesc@gmail.com e no
Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010