Evento tem dois dias de atividades - Arte: Divulgação
Inicia na tarde desta quarta-feira, 26, o webinar internacional "As amputações e a pandemia de Covid-19: repercussões na mobilidade funcional devido ao isolamento físico e social", promovido pelo projeto de extensão
Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A programação do evento inclui dois dias de atividades, das 13h30 às 15h30, com transmissão pelo
Canal da Udesc Cefid no YouTube.
Nesta quarta-feira, 26, o webinar terá uma mesa-redonda com dez profissionais de saúde dos três países, abordando o tema geral do evento, dentre elas a professora
Soraia Cristina Tonon da Luz, que é coordenadora do Ramp e do encontro.
Acesse a transmissão.
Na quinta-feira, 27 de maio, o evento virtual terá depoimentos de pessoas com amputações ou malformações congênitas sobre os impactos da pandemia na mobilidade física e funcional e na qualidade de vida, além de abordar a implementação da telefisioterapia e seus resultados.
Acesse a transmissão.
As apresentações ocorrerão em espanhol e são voltadas a docentes, estudantes e profissionais de saúde, além de pessoas com amputações.
Pesquisa de pós-doutorado
O webinar visa compartilhar informações e experiências entre Brasil, Argentina e Espanha sobre a reabilitação e a recuperação de pessoas amputadas durante a pandemia, além dos desafios frente ao confinamento físico e social de pacientes e profissionais.
O tema do evento está relacionado à pesquisa de pós-doutorado da professora Soraia Tonon da Luz.
Depoimentos
Os participantes das apresentações de quinta-feira são vinculados à Associação de Amputados da Espanha (Andade) e à Associação Civil sem Fins Lucrativos de Amputados sem Fronteiras (Asif), da Argentina.
As apresentações serão moderadas pelo psicólogo Cristian Marín, da Andade, pela professora e fisioterapeuta Soraia Tonon da Luz, da Udesc Cefid, e pela terapeuta ocupacional Sheila Gómez de Castro, da Universidade de Granada, na Espanha.
O webinar é promovido pelo Ramp, da Udesc Cefid, e pela Universidade de Valladolid, com apoio da Andade, Asif, Universidade de Granada, Universidade Nacional de la Matanza, da Argentina, Clínica Educa a Dor, Serafina Marketing e Brands, Fundação OHB e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
Sobre o Ramp
Vinculado ao programa de extensão
Reabilitar e Integrar, o projeto Ramp desenvolve atividades no Hospital Regional de São José, no Instituto de Cardiologia de SC e em dois locais da Udesc Cefid: o
Laboratório de Biomecânica e a
Clínica Escola de Fisioterapia.
No ano passado, o projeto lançou um
site com conteúdos e serviços voltados a pessoas com amputações e a profissionais que atuam junto a esse público, incluindo a telefisioterapia.
Mais informações podem ser obtidas no
site e no
Instagram do Ramp.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010