Aulas são realizadas em grupo e ministradas por
profissionais habilitadas - Arte: Divulgação
O projeto de extensão
Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está oferecendo aulas online gratuitas de ioga adaptado para pessoas com amputações. As inscrições podem ser feitas no
formulário online.
As práticas são realizadas em grupo e ministradas por duas profissionais habilitadas que integram a equipe do Ramp: Marcella Fortino, que é instrutora de ioga e estudante de Fisioterapia; e Thais de Oliveira, que é fisioterapeuta, praticante de ioga e tem amputação em uma das pernas.
Conforme explica a coordenadora do Ramp, Soraia Cristina Tonon da Luz, "além de trazer vários benefícios físicos, como maior força, estabilidade, mobilidade, e alongamento, a ioga também trabalha o equilíbrio emocional e mental de quem o pratica".
Sobre o projeto
Vinculado ao programa de extensão Reabilitar e Integrar, o projeto Ramp desenvolve atividades no Hospital Regional de São José, no Instituto de Cardiologia de SC e no Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid.
O
site do projeto foi desenvolvido no período de suspensão dos atendimentos presenciais durante a pandemia de Covid-19, para viabilizar a realização das atividades a distância, além de servir de apoio à fisioterapia presencial, após a retomada.
A plataforma oferece diversos
conteúdos e serviços, incluindo telefisioterapia, para pessoas com amputações e profissionais que atuam junto a esse público.
Mais informações
O Ramp também divulga conteúdos pelo
Instagram. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
rampudesc@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010