Equipe do programa Restaura participou de congresso
brasileiro em novembro - Fotos: Divulgação
Um programa desenvolvido há quatro anos no
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem atuando com ações de extensão, pesquisa e ensino voltadas ao tratamento e à prevenção de lesões provocadas por queimaduras.
O programa de extensão
Restaura: fisioterapia dermatofuncional em queimaduras, coordenado pelo fisioterapeuta Juliano Tibola, tem como objetivo "oferecer tratamento das sequelas de queimaduras em pacientes queimados, capacitar acadêmicos e profissionais que atuam nessa área e prevenir as lesões por meio de campanhas educativas voltadas ao público infantil".
Tibola conta que, desde sua implementação, em 2020, o programa foi contemplado em todas as edições dos programas de Apoio à Extensão Universitária (Paex) e de Incentivo à Creditação da Extensão Universitária (Proceu).
Na chamada deste ano, o Restaura foi um dos oito programas contemplados com a nota máxima, classificação que garante o fomento de R$ 30 mil e três bolsas de extensão para o desenvolvimento de em 2024 e 2025.
Pesquisas
Uma das áreas de atuação do Restaura é a participação em eventos científicos. Em novembro, pesquisadores ligados ao programa estiveram no
6º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional, promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (Abrafidef) em Curitiba. Com o tema "Autonomia, ciência e evolução", o evento reuniu cerca de 700 participantes do Brasil e do exterior.
Pelo Restaura, estiveram presentes o coordenador, seis graduandas e uma mestranda em Fisioterapia.
A equipe apresentou o trabalho "Análise das cicatrizes de queimaduras pela Escala de Vancouver em pacientes do programa Restaura" na sessão “Discuta seu caso com o expert” , na área de Queimados.
O estudo é de autoria de Juliano Tibola, Ana Clara Bernardo da Cunha, Mirela Schmoeller Nienkoetter, Natália Aguiar, Nathália Rodrigues Trindade Oyamburo e Rayane da Cunha de Sousa.
Palestras
Tibola também participou como palestrante de uma mesa-redonda da área de Fisioterapia em Queimados, com o tema "Tratamento das queimaduras pós-alta hospitalar: desafios e perspectivas fisioterapêuticas".
Em setembro, o Restaura também esteve presente no 13 Congresso Brasileiro de Queimaduras, em Salvador, e no 15 Congresso Latinoamericano de Queimaduras, em Punta del Este, no Uruguai.
No âmbito regional, o programa é um dos organizadores do Encontro Catarinense Multiprofissional em Queimaduras, que já teve quatro edições, e é promovido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), por meio dos projetos Prevenção de acidentes e estratégias para o cuidado-autocuidado no processo de reabilitação pós queimaduras e Grupo de Enfermagem Dermatológica em Condições Crônicas de Saúde (EDCCS).
Livro educativo
Outra iniciativa feita em parceria pelo Restaura foi a produção do livro “Aventuras de uma Pipa Prevenindo Queimaduras”, que traz, em 60 páginas, tirinhas educativas sobre o tema.
Acesse o livro em formato digital.
A obra foi feita com a parceria do programa
Esag Kids, coordenado por Eduardo Janicsek Jara no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), e na Ufsc, da professora Maria Elena Echevarría Guanilo.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
juliano.tibola@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009