Hospital Infantil é referência em atendimento a
pessoas com queimaduras - Foto: Divulgação
Diversas entidades relacionadas à área de saúde participaram de uma reunião nesta terça-feira, 15, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, para discutir avanços no atendimento a pacientes com queimaduras em SC.
Além da universidade estadual, participaram da reunião representantes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, da Secretaria de Estado da Saúde e da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), além de profissionais da área e de instituições engajadas na causa.
O encontro ocorreu na sede do Campus I da Udesc, no Bairro Itacorubi, e foi intermediado pela organização Salah Shriners, que atua alavancando recursos para facilitar e dar suporte ao tratamento de crianças e jovens de zero a 18 anos na área da saúde. Também participa da iniciativa a Hacking Health Brasil.
Programa Restaura
Pela Udesc, o encontro teve participação do técnico Juliano Tibola, que atua no
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e é o coordenador de Cultura da universidade, vinculado à
Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).
Tibola preside a Regional Santa Catarina da SBQ e coordena, na Udesc Cefid, o programa de extensão
Restaura, que é voltado ao atendimento dos pacientes queimados e à prevenção de queimaduras.
Melhorias
A reunião desta terça foi a primeira de uma série que busca estruturar melhor e padronizar o atendimento a queimaduras. O objetivo principal dos encontros é planejar ações para um processo de melhorias que sejam pensadas coletivamente entre as instituições.
Uma das propostas é assegurar a aplicação das melhores técnicas para o transporte das crianças queimadas a Florianópolis, levando em consideração os desafios regionais.
Hospital Infantil
Em 2022, a Ala de Queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão foi reaberta, após cinco anos fechada para reforma. A
Salah Shriners atuou para viabilizar a reabertura.
Atualmente, a ala conta com seis leitos de enfermaria e mais dois de isolamento, em um espaço que atende também pacientes que sofrem queimaduras de grande extensão.
O tratamento de queimados é feito desde a inauguração do hospital, em 1979, e recebe pacientes de todo o Estado.
Mais informações
O programa
Restaura: Fisioterapia dermatofuncional em queimaduras, da Udesc Cefid, atua no tratamento das sequelas de queimaduras em pacientes queimados provenientes de Santa Catarina, na capacitação de acadêmicos e profissionais que atuam nessa área no estado e na prevenção de lesões por meio de campanhas educativas voltadas ao público infantil.
Dentre outras ações, o programa foi parceiro na elaboração e lançamento do livro “
Aventuras de uma Pipa Prevenindo Queimaduras”, em 2022, e anualmente promove o Encontro Catarinense Multiprofissional em Queimaduras, que terá sua quarta edição nesta semana.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
juliano.tibola@udesc.br e no Instagram do programa
Restaura.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009