Obra é parceria entre ações de extensão
da Udesc e da Ufsc - Imagem: Reprod.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou o livro
“Aventuras de uma Pipa Prevenindo Queimaduras”, que traz, em 60 páginas, tirinhas educativas sobre o tema.
Acesse o livro em formato digital.
O lançamento do e-book nesta segunda-feira, 6, marca o Dia Nacional da Luta Contra as Queimaduras, campanha liderada pela
Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), chamada Junho Laranja.
A obra é resultado da ação conjunta entre programas e projetos de extensão universitária desenvolvidos na própria Udesc e na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
Parcerias
Na Udesc, a iniciativa teve participação do programa
Restaura: Fisioterapia Dermatofuncional em Queimaduras, coordenado por Juliano Tibola no Centro de Ciências da Saúde e do esporte (Cefid); do programa
Esag Kids, coordenado por Eduardo Janicsek Jara no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag); e do projeto “Livros do Programa Esag Kids em Cestas Básicas e nas Escolas”, proposto pelo professor Jara e contemplado no Edital Campus de Cultura Udesc.
Na Ufsc, a ação mobilizou o projeto Prevenção de acidentes e estratégias para o cuidado e auto-cuidado no processo de reabilitação pós-queimaduras, coordenado pela professora Maria Elena Echevarría Guanilo.
Os organizadores da obra destacam a parceria entre as duas maiores instituições públicas de ensino superior de Santa Catarina, uma estadual e a outra federal, para realização do projeto.
Nova personagem
Segundo os autores, há alguns anos as ações de extensão coordenadas por Tibola e Maria Elena realizam atividades de prevenção em queimaduras e capacitação da comunidade. Neste ano, em contato com o professor Jara, resolveram somar esforços para disseminar informações a respeito da prevenção das queimaduras em escolas de nível fundamental de Santa Catarina, com a criação de um livro específico para prevenção de queimaduras com uma nova personagem: a Pipa Queimanada.
Uma versão impressa também será lançada no próximo mês. A obra integra uma série de livros de tirinhas educativas lançadas pelo programa Esag Kids e parceiros, abordando temas como primeiros socorros, desastres ambientais e vacinas, dentre outros.
Um milhão de acidentes no Brasil
A SBQ estima que ocorram cerca de um milhão de acidentes com queimaduras no Brasil a cada ano, sendo que 200 mil são atendidos em serviços de emergência e 40 mil demandam hospitalização, enquanto outros 2,5 mil acabam falecendo direta ou indiretamente em decorrência das lesões. Desses acidentes, dois terços acontecem com crianças e adolescentes.
Ainda segundo a organização, no Brasil, o trauma contribui com 57% do total de mortalidade na faixa de 0 a 19 anos. A maior incidência de queimaduras ocorre no ambiente domiciliar, entre as crianças, e teve importante agravo durante a pandemia da Covid-19, em função do uso corriqueiro do álcool líquido 70%. "Cerca de 90% dos acidentes por queimaduras poderiam ser evitados por meio de ações de educação em saúde e de políticas públicas", destacam os pesquisadores responsáveis pela obra.
"A distribuição de um livro de histórias e atividades infantis poderá contribuir para com a comunidade na prevenção e tratamento das queimaduras, junto ao público infantil, e assim também tornar esse público difusor de informações junto ao seu ciclo social", afirmam os autores.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009