Livro feito em parceria por ações de extensão da
Udesc e Ufsc foi distribuído - Fotos: Divulgação
Pesquisadores do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do
13º Congresso Brasileiro de Queimaduras, realizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), no Centro de Convenções de Salvador, entre 27 e 29 de setembro. O evento abordou o tema "Interdisciplinaridade e Inovação em Queimaduras".
O coordenador do programa de extensão
Restaura: Fisioterapia Dermatofuncional em Queimaduras, o técnico Juliano Tibola, e a acadêmica de fisioterapia Rayane da Cunha de Sousa tiveram atividades no encontro. Rayane participa do programa Restaura.
O congresso teve a divulgação do livro
Aventuras de uma pipa prevenindo queimaduras, elaborado pelo programa Restaura e parceiros (veja abaixo), com a distribuição de 200 exemplares. Lançada em 2022, no Dia Nacional da Luta Contra as Queimaduras, a obra teve apoio institucional da SBQ.
Um trabalho relacionado ao livro - Programa Restaura e Esag Kids: Aventuras de uma pipa prevenindo queimaduras - relato de experiência em ambiente escolar" - também foi apresentado no congresso na modalidade Pôster.
E Tibola ministrou uma palestra na mesa-redonda "Peculiaridades no tratamento à criança queimada", com o tema "Fisioterapia e perspectivas ambulatoriais no atendimento à criança queimada".
Sobre o livro
O livro Aventuras de uma pipa prevenindo queimaduras, disponível em
e-book, é resultado da ação conjunta entre programas e projetos de extensão universitária desenvolvidos na Udesc e na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
Na universidade estadual, a iniciativa teve participação dos programas Restaura, coordenado por Juliano Tibola, no Centro de Ciências da Saúde e do esporte (Cefid), e
Esag Kids, coordenado por Eduardo Janicsek Jara, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag); além do do projeto “Livros do Programa Esag Kids em Cestas Básicas e nas Escolas”, proposto pelo professor Jara e contemplado no Edital Campus de Cultura Udesc.
Na Ufsc, a ação mobilizou o projeto Prevenção de acidentes e estratégias para o cuidado e auto-cuidado no processo de reabilitação pós-queimaduras, coordenado pela professora Maria Elena Echevarría Guanilo. A docente também participou do congresso.
Versão em espanhol
Segundo Juliano, uma versão em espanhol da obra será lançada em um congresso latinoamericano da área no Uruguai.
O programa Restaura visa realizar o tratamento das sequelas de queimaduras em pacientes queimados provenientes de Santa Catarina, capacitar acadêmicos e profissionais que atuam na área e prevenir lesões por meio de campanhas educativas voltadas ao público infantil.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009