Dissertação de Heitor Pereira de Carvalho aborda o
software Luz do Saber - Foto: Arquivo Pessoal
Na próxima segunda-feira, 30, às 16h, será realizada a banca de defesa do acadêmico
Heitor Pereira de Carvalho, do
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), ofertado em rede nacional pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento ocorrerá de forma online, com transmissão pela plataforma Teams.
Acesse o link da transmissão.
Carvalho defenderá a dissertação “O Software Luz do Saber na prática docente de estudantes da educação especial”, que foi desenvolvida na linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com orientação do professor Amauri Bogo e e coorientação da professora Cléia Demétrio Pereira.
Além dos orientadores, formam a banca examinadora as professoras Graziela Raupp Pereira, da Udesc Cead, e Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e o professor Eduardo Jara, da Udesc Esag.
Sobre o mestrando
Carvalho é licenciado em História, em Pedagogia e Letras-Português, e tem especializações em Teoria e Metodologia da História, em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Libras e Educação Especial, em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação, e em Gestão de Bibliotecas Públicas e Escolares.
Ele é professor efetivo da rede pública municipal de Paraipaba, no Ceará, e tem experiência docente desde 2012, na rede pública estadual de ensino médio do mesmo Estado. Integra o Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (Gepe DHCD), da Udesc Cead.
O software abordado em sua pesquisa, o Luz do Saber, é um recurso didático no formato de aplicativo web criado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará para apoiar a alfabetização de crianças.
Defesas da segunda turma
Os 22 mestrandos da segunda turma do Profei concluirão suas defesas até o final do semestre. O calendário com as bancas já agendadas pode ser conferido no
site da Secretaria de Pós-Graduação da Udesc Cead.
A primeira banca ocorreu na última quinta-feira, 26: o mestrando Antônio Ronaldo Sutil defendeu a dissertação “Processos de inclusão digital na Rede Municipal de Ensino de Pinhal da Serra/RS”.
O Profei conta atualmente com 63 mestrandos na Udesc Cead, em três turmas, com ingressos em 2022, 2023 e 2024.
A turma inaugural, que iniciou em 2020 e concluiu as defesas dois anos depois, formou 18 mestres. As dissertações e propostas pedagógicas dos egressos podem ser conferidas no
site.
Nova turma em 2025
O edital para seleção da quinta turma, com ingresso em 2025, será lançado em outubro deste ano. O curso de ensino híbrido confere o título de Mestre em Educação Inclusiva e, para fazer, é preciso ter diploma em licenciatura e ser concursado como professor efetivo de educação básica na rede pública de ensino.
Com oferta simultânea em todas as instituições de ensino superior que integram a rede nacional, o Profei tem coordenação-geral da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Na Udesc Cead, o programa é coordenado pela professora Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, com a docente Susana Cristina Domenech como subcoordenadora.
Mais informações podem ser obtidas no
site e pelo e-mail
profei.cead@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454
*Atualizada às 14H50 de 30 de setembro para correção do horário da banca.