Pesquisadores apresentaram trabalhos, lançaram livro
e ministraram minicurso no evento - Fotos: Divulg.
Docentes, estudantes e uma técnica do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do
10º Congresso Nacional de Educação (Conedu), realizado entre 19 e 21 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Além de acompanhar a programação, a comitiva da Udesc Cead apresentou trabalhos, na modalidade oral e poster, ministrou minicurso e lançou livro durante o evento, que é considerado o maior da área no Brasil e teve como tema "Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio".
A lista de docentes presentes ou que teve trabalhos apresentados no evento incluiu Amauri Bogo, Ana Flávia Garcez, Cléia Demétrio Pereira, Geisa Letícia Kempfer Böck, Rafael Gué Martini, Rose Clér Estivalete Beche e Solange Cristina da Silva.
A técnica Débora Marques Gomes, que integra o Laboratório de Educação Inclusiva (Ledi) e o Núcleo de Acessibilidade (NAC), da Udesc Cead, também participou das atividades.
Educação inclusiva
Dentre os estudantes, integrantes de diferentes turmas do
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) apresentaram trabalhos no congresso (confira a lista abaixo).
Nas sessões de lançamentos de livros, uma das obras em destaque foi "Mulheres defiças: histórias de enfrentamento ao capacitismo no ensino superior", de autoria da professora Rose Beche.
Trabalhos de autoria de pesquisadores da Udesc Cead apresentados no Conedu:
-
"Ética do cuidado e o autismo no período da infância". Autoras: Raquel Steffens, Solange Cristina da Silva e Geisa Leticia Kempfer Bock.
-
"O ensino de libras para estudantes ouvintes na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem: Uma análise sobre a eliminação de barreiras comunicacionais". Autoras: Deyse Cristina Barbosa e Geisa Leticia Kempfer Bock.
-
"Tecnologia na educação inclusiva: contribuições, desafios e oportunidades". Autoras: Ana Paula de Aquino Barros, Deyse Cristina Barbosa, Geisa Leticia Kempfer Bock, Juliana Paixão de Jesus e Solange Cristina da Silva.
-
"O uso de tecnologias assistivas para crianças autistas como um facilitador da inclusão no processo de escolarização e na realização das atividades de vida diária". Autoras: Ana Flávia Garcez, Darlene Rocha Farias Calistro e Estela Simone da Rosa.
-
"As possibilidades de trabalho na escola inclusiva e o desenho universal para aprendizagem". Autoras: Raquel Schappo e Geisa Letícia Kempfer Bock.
-
"A parceria dos Núcleos de Acessibilidade no combate ao capacitismo". Autoras: Débora Marques Gomes e Rose Clér Estivalete Beche.
-
"Quais contextos sociais que influenciam as concepções de deficiência dos profissionais da educação básica?". Autoras: Geisa Leticia Kempfer Bock, Solange Cristina da Silva, Rose Clér Estivalete Beche e Taiana Renata Martins da Silva.
-
"O capacitismo na produção científica sobre as mulheres com deficiência no ensino superior". Autora: Rose Clér Estivalete Beche.
-
"Contribuição das redes sociais para o tema da deficiência". Autoras: Taiana Renata Martins Da Silva, Rose Clér Estivalete Beche e Geisa Leticia Kempfer Bock.
-
"Mulheres na educação de jovens e adultos (eja): caminhos e perspectivas para uma qualificação profissional no campo de atuação". Autores: Heitor Pereira de Carvalho, Antonia Geiciane Vieira Lima de Carvalho, Ana Maria Sampaio dos Santos, Francisco Evaristo de Matos, Cléia Demétrio Pereira e Amauri Bogo.
-
"O brincar e a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)". Autores: Rogério Dutra Porto Alegre e Giane Regina de Oliveira.
-
"Um olhar sobre as políticas municipais: existe consonância com as diretrizes superiores?". Autoras: Shayan Desdewalle, Gabriela Maria Dutra de Carvalho e Cléia Demétrio Pereira.
-
"Educom.Cine: Cultivando ecossistemas educomunicativos na escola". Autores: Rafael Gué Martini, Luísa Cury Gomes, Eduardo Lopes Fagundes, Clara Rovaris Bettiol e Luciana Menezes.
-
“A arte de contar histórias como estratégia de inclusão escolar". Autoras: Cléia Demétrio Pereira e Nathália Cristina Custódio.
-
“A base nacional comum curricular e formação ética na relação professor-aluno na educação básica”. Autores: Heitor Pereira de Carvalho, Antonia Geiciane Vieira Lima de Carvalho, Ana Maria Sampaio dos Santos, Rosangela Garcia Pessoa, Cléia Demétrio Pereira e Amauri Bogo.
-
“Empreendedorismo feminino para mulheres em situação de violência doméstica e familiar”. Autores: Camila de Oliveira Soares Dias, Luiz Alan Soares Dias e Cléia Demétrio Pereira.
Minicurso
O mestrando Rogério Dutra Porto Alegre, do Profei, ministrou ainda o minicurso "Brincadeiras sensório sociais para crianças pequenas com transtorno do espectro autista (TEA)", junto com a pesquisadora Giane de Oliveira.
O congresso também teve participação de pesquisadores de outros centros da Udesc, como o
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).
Na modalidade pôsteres, por exemplo, foi apresentado o trabalho "Núcleo de Apoio Pedagógico, Ensino Superior e Políticas de Inclusão: Ações reflexivas do Núcleo de Apoio Pedagógico da Udesc Faed", de autoria de Valenttina Schmidt Bilhar, Márcia De Souza Lehmkuhl, Raquel Frohlich.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454