Antônio Sutil defenderá pesquisa orientada por Karina
Marcon na próxima quinta - Arte: Divulgação
Na próxima quinta-feira, 26, às 14h, será realizada a banca de defesa do acadêmico
Antônio Ronaldo Sutil, do
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), ofertado em rede nacional pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento ocorrerá de forma online.
Acesse o link da transmissão na plataforma Teams.
A banca abrirá a série de defesas da segunda turma do Profei, que é formada por 22 mestrandos. O calendário com as bancas será divulgado no
site da Secretaria de Pós-Graduação da Udesc Cead.
Antônio Sutil defenderá a dissertação “Processos de inclusão digital na Rede Municipal de Ensino de Pinhal da Serra/RS”, que foi desenvolvida na linha de pesquia Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva, com orientação da professora Karina Marcon.
Além da orientadora, formam a banca as docentes Lidiane Goedert e Gabriela Maria Dutra de Carvalho, da Udesc Cead, Juliana Brandão Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e o professor Andreson Lopes de Lacerda, do Centro Integrado de Pesquisa e Tecnologia (Cintep).
Sobre o mestrando
Antônio Sutil é licenciado em História e em Pedagogia, com especializações em Educação Inclusiva, em Prática de Ensino de História e Geografia e em Gestão Escolar: Direção, Supervisão e Orientação.
Ele atua como docente efetivo nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul, junto à escola Professor Tadeu Silveira. Na Udesc Cead, também integra o
Laboratório de Cultura Digital (L@bCult).
Egressos e nova turma
O Profei conta atualmente com 63 mestrandos na Udesc Cead, em três turmas, com ingressos em 2022, 2023 e 2024.
A turma inaugural, que iniciou em 2020 e concluiu as defesas dois anos depois, formou 18 mestres. As dissertações e propostas pedagógicas dos egressos podem ser conferidas no
site.
Em outubro deste ano, será lançado o edital para seleção da quinta turma, com ingresso em 2025. O curso de ensino híbrido confere o título de Mestre em Educação Inclusiva e, para fazer, é preciso ter diploma em licenciatura e ser concursado como professor efetivo de educação básica na rede pública de ensino.
Coordenação
Com oferta simultânea em todas as instituições de ensino superior que integram a rede nacional, o Profei tem coordenação-geral da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Na Udesc Cead, o programa é coordenado pela professora Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, com a docente Susana Cristina Domenech como subcoordenadora.
Mais informações podem ser obtidas no
site e pelo e-mail
profei.cead@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454