Na próxima quinta-feira, 17, às 9h30, será realizada a banca de defesa da acadêmica Kelly Cristina de Oliveira Andrade, do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), ofertado em rede nacional pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento ocorrerá no Laboratório de Informática na Udesc Cead e terá transmissão online. Acesse a transmissão.
Kelly defenderá a dissertação “O estudante autista do ensino médio e o acesso ao conhecimento: desafios e possibilidades para planejar com o Desenho Universal para a Aprendizagem”, que foi desenvolvida na linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com orientação da professora Geisa Letícia Kempfer Böck e coorientação da professora Solange Cristina da Silva.
Além das orientadoras, formam a banca examinadora as professoras Gisele Maciel Pereira e Rose Cler Estivalete Beche, da Udesc Cead, Simone de Mamann Ferreira e Eloísa Barcellos de Lima, da Ufsc.
Sobre a mestranda
Kelly é graduada em Comunicação Social - Jornalismo e em Letras - Língua Portuguesa, com três especializações: Gestão Empreendedora da Educação, Psicopedagogia e Transtorno do Espectro Autista.
Ela é professora de Português da rede pública de Silva Jardim, no Rio de Janeiro, e também atua como coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes), da rede estadual do RJ.
Sua dissertação aborda a dimensão da formação continuada em educação, com base no campo teórico dos Estudos de Deficiência na Educação, para a atuação junto às pessoas com deficiência nos contextos educacionais.
O objetivo do estudo é analisar como essas formações contribuem para a mudança na percepção da deficiência.
Defesas da segunda turma
Duas das 22 bancas de defesa da segunda turma do Profei já foram realizadas em setembro. As pesquisas apresentadas abordaram questões relacionadas à inclusão digital e foram desenvolvidas por docentes que atuam nas redes de ensino do Rio Grande do Sul e do Ceará.
Na primeira, Antônio Ronaldo Sutil defendeu a dissertação “Processos de inclusão digital na Rede Municipal de Ensino de Pinhal da Serra/RS", desenvolvida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva, com orientação da professora Karina Marcon.
Sutil atua como docente efetivo na Escola Professor Tadeu Silveira, no município gaúcho, e com turmas dos anos iniciais e dos anos finais do ensino fundamental. Na Udesc Cead, também integra o Laboratório de Cultura Digital (L@bCult).
Na segunda banca, Heitor Pereira do Carvalho defendeu a dissertação "O Software Luz do Saber na prática docente de estudantes da educação especial ", desenvolvida na linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com orientação do professor Amauri Bogo e coorientação da professora Cléia Demétrio Pereira.
Carvalho atua como professor efetivo da rede pública municipal de Paraipaba, no Ceará. Ele também integra o Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (Gepe DHCD), da Udesc Cead.
O calendário com as bancas já agendadas pode ser conferido no site da Secretaria de Pós-Graduação da Udesc Cead.
Nova turma em 2025
O edital para seleção da quinta turma da pós-graduação, com ingresso em 2025, será lançado no final deste mês.
O curso de ensino híbrido confere o título de Mestre em Educação Inclusiva e, para fazer, é preciso ter diploma em licenciatura e ser concursado como professor efetivo de educação básica na rede pública de ensino.
Mais informações podem ser obtidas no site pelo e-mail profei.cead@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454
Texto escrito pela estagiária de Jornalismo Maria Eduarda de Toledo Vieira, sob orientação do jornalista Gustavo Cabral Vaz