Plataforma on-line de avaliação de consciência fonológica
Este projeto dá sequência a pesquisas desenvolvidas anteriormente por esta pesquisadora em relação a contribuição da consciência fonológica para o processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica para a aprendizagem do sistema alfabético de escrita é claramente demonstrada no campo da Ciência da Leitura e tem sido alvo de inúmeras pesquisas brasileiras nas últimas décadas. Entretanto, tem sido constatada a carência de instrumentos - fidedignos e confiáveis, para avaliar o conjunto de habilidades de consciência fonológica. Tal fato tem gerado, consequentemente, resultados duvidosos para a pesquisa nacional e impedido comparações mais vigorosas entre os resultados já encontrados, como também tem retardado a concepção e implantação de políticas e programas educacionais que tenham como foco a estimulação dessas habilidades no período pré-escolar e/ou durante o processo inicial de alfabetização.
Com vistas a dar continuidade ao processo, já iniciado em projetos anteriores, de validação de uma bateria de avaliação das habilidades de consciência fonológica, esta pesquisa propõe a construção de uma plataforma online, com acesso para pesquisadores e profissionais da clínica e da educação, em que estariam disponíveis para utilização sete subtestes de avaliação dessas habilidades, de autoria desta pesquisadora. Em razão da escassez de recursos financeiros a que está sujeito atualmente o pesquisador brasileiro, e considerando a necessidade de tal instrumento para a continuidade das pesquisas na área, a plataforma on-line permitiria, ao longo do tempo de uso, registrar e acumular dados que representativos da população para as análises estatísticas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (T.R.I.), que na atualidade é a mais robusta para a validação de instrumentos de medição de habilidades cognitivas. Este projeto configura-se como a etapa inicial (Etapa 1). Estão previstas mais duas etapas, após a coleta representativa dos dados. Espera-se com isso contribuir para o aprimoramento da avaliação da leitura e fortalecimento de pesquisas no campo da aprendizagem da leitura e da escrita.
Palavras-chave: Consciência fonológica; Instrumentos de Avaliação de Leitura; Validação.
Participantes: Marco César Kruger da Silva e Nakita Ani Guckert Marquez, Grazielle Franciosi, Daiani Burtuli da Cruz (bolsista de I.C.)
Programa para o ensino da compreensão leitora - uma parceria Brasil-Portugal
Considerando a complexidade dos processos cognitivos envolvidos na atividade de leitura e a tarefa da escola em formar leitores competentes, este projeto tem por objetivo investigar o processo de compreensão leitora e desenvolver materiais e instrumentos para o ensino e avaliação da compreensão leitora. Para tal propõe-se a adaptar ao português brasileiro o Programa de Ensino da Compreensão de Viana et al.(2010) por meio de parceria interinstitucional, interdepartamental e internacional com, respectivamente, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, os Programas de Pós-Graduação em Educação e em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina e o Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM). Neste projeto reúnem-se diferentes formas de investigar o mesmo objeto: o processo de compreensão leitora, por meio de projetos de pesquisadores das instituições coligadas que têm como finalidade última, adaptar o programa de ensino ora referido. Neste momento em que este projeto é apreciado institucionalmente, informa-se que o mesmo já foi iniciado, desde outubro de 2016, e algumas etapas já foram percorridas, o que envolveu o desenvolvimento das pesquisas agregadas a este projeto. O programa de ensino fundamenta-se em uma metodologia para desenvolver, através do ensino explícito, estratégias cognitivas e metacognitivas para a compreensão de leitura em estudantes do ensino fundamental.
A metodologia do programa aplica-se por meio da leitura, ao longo do período letivo, de diferentes tipos de texto em que são desenvolvidas atividades de compreensão mediadas pelo professor em sala de aula, dirigidas a estudantes de 3º a 6º ano. A metodologia para adaptação do programa inclui busca e seleção de textos, construção e aplicação das atividades, e do programa, de ensino, verificação da efetividade do programa, compreensão de diversos e diferentes aspectos determinantes da compreensão leitora (foco dos projetos de pesquisa agregados a este) e o desenvolvimento de material educacional e instrumentos de avaliação da leitura que contemplem tais aspectos envolvidos no processo de compreensão. Para a apresentação de tais conteúdos, no desenvolvimento dos materiais adaptados, serão empregados métodos de design instrucional. Como resultado desta pesquisa, espera-se construir e disponibilizar material didático, e para a formação de professores, amparado em conhecimentos científicos sobre os processos de compreensão de leitura.
Palavras-chave: Compreensão de Leitura; Ensino da Compreensão; Material Didático; Formação de Professores; Instrumentos de Avaliação de Leitura.
Participantes:
UDESC – Prof. Dr. Murilo Scoz, mestranda Juliane Dutra da Rosa Silvano, Maria Eduarda Fernanda Fraga (bolsista de I.C.).
UFPR – ProfªDrª Sandra R. Kirchner Guimarães, mestranda Elaine Hellwig Braz
UM – Profª Drª Fernanda Leopoldina Viana
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.