Processamento fonológico e domínio da ortografia de 1º a 5º ano
Este projeto teve por objetivo identificar e compreender a relação entre as habilidades de memória, consciência fonológica e nomeação rápida, denominadas habilidades de processamento fonológico e a aquisição da ortografia, ao longo dos primeiros cinco anos escolares. Buscou ainda observar qual a taxa de crescimento para o domínio de categorias ortográficas ao longo desse período. Para tal foi realizado o tratamento e a análise de um banco de dados em que constam os desempenhos obtidos pela avaliação de 176 crianças de 1º a 5º ano do ensino fundamental em tarefas de consciência fonêmica, nomeação rápida de letras e dígitos, memória para dígitos, ordem direta e inversa e, ditado de palavras.
A análise estatística versou sobre as correlações entre variáveis independentes e critério, bem como análises de regressão para determinar qual fator é mais importante para explicar os desempenhos em ditado por ano de escolarização e ao longo do período. As taxas de desenvolvimento da aquisição ortográfica, em cada ano e ao longo do período, serão analisadas por ANOVA e respectivos testes post hoc. A análise qualitativa discorrerá sobre os tipos de erro em ditado de forma complementar à análise das taxas de crescimento de aquisição. A hipótese inicial é a de que a consciência fonológica seja o mais forte fator explicativo das variações em escrita de palavras e que a aquisição da ortografia espelhe o domínio crescente das correspondências fonológico-grafêmicas.
Palavras-chave: Consciência Fonológica, Nomeação Rápida, Memória, Ditado de Palavras.
Acadêmicos participantes: Marco César Kruger da Silva e Márcia Martins dos Passos
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubí, Florianópolis / SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.